
Você realmente tira as fotos que quer tirar?
Hoje estou dando uma passadinha rápida no Fotografia-DG, para bater um papo sério com você, que ama fotografia mas ainda não consegue tirar as fotos que realmente quer tirar. Mas antes de entrarmos na parte suculenta desse artigo, pense na resposta dessas duas perguntas:
- Quem REALMENTE está no comando das suas fotos: você ou sua câmera?
- Você gosta apenas de 2 ou 3 fotos sortudas que tira a cada 100 clicks que dá?
Se você pensou “sim” para a última pergunta e “minha câmera” na primeira, CUIDADO… você pode estar sofrendo de uma “doença” muito comum entre os fotógrafos: Eu-Só-Sei-Tirar-Foto-No-AUTO, hehe :-)
Pense que toda vez que você optar pelo modo AUTO, sua câmera assume a direção e tira a foto do jeito que bem entender. Se você for sortudo(a), pode ser que ela faça algo próximo daquilo que você esperava. Ou não! Me diga, vale a pena correr esse risco? Você bem sabe que na maior parte das vezes não se tem chance de voltar e tirar outra foto melhor, já que os MOMENTOS acontecem apenas uma vez!
Mas veja, é natural usar o modo AUTO no começo quando tudo parece um tanto quanto confuso, porém a transição para os modos manuais PRECISA acontecer! A verdadeira arte da fotografia começa quando você assume o controle total dos pilares da fotografia, que tanto falamos no nosso curso online CaraDaFoto:
- Sensibilidade do ISO
- Velocidade do Obturador
- Abertura do Diafragma
Numa foto noturna, por exemplo, sua câmera pode configurar automaticamente o ISO no máximo sem antes tentar balancear a abertura do diafragma e a velocidade do obturador: o resultado pode ser uma foto tremida e com pouco ruído, ou uma foto nítida com muito ruído. Numa foto que você tira de baixo de sol direto, o céu pode ficar super estourado (claro demais) enquanto o resto da foto parece estar OK para você – a câmera não sabe o que é Exposure Compensation. Ou ainda, você quer tirar AQUELA foto da cachoeira para se gabar, fazendo o efeito de véu com a água… mas a câmera não tira. As fotos saem sempre congeladas – a sua câmera não entende que você quer deixar o obturador aberto por mais tempo.
Esses são exemplos que nós recebemos TODOS OS DIAS via email. Situações corriqueiras que muitos fotógrafos apanham para fazer um bom trabalho. Sei que essa questão de pilares da fotografia pode parecer grego ou extremamente técnico para você, mas te garanto… NÃO É! Pelo menos, não mais.
Esta é a mensagem rápida que queria deixar pra você hoje, já que tanto a sua quanto a minha vida são corridas, não é verdade? Espero que tenha sido útil! Saia do modo AUTO e comece a se aventurar nos modos mais manuais, comece a testar configurações diferentes e cometer a maior quantidade de erros possíveis o quanto antes. Resultado disso é que logo você estará mais confortável com tudo e podendo capturar o melhor de cada cena que você presencia!
Você precisa tomar controle da sua câmera para tirar as fotos que VOCÊ realmente quer tirar e nunca mais contar com a sorte ou boa vontade da câmera. Foque em aprender e dominar os 3 pilares. Sente do lado do motorista e controle os pilares da fotografia para cada situação! Não desperdice os momentos únicos da vida com fotos ruins que não retratam como você gostaria.
Se este tipo de coisa é algo que você tem interesse em aprender de forma tranquila e fácil, nós gravamos o famoso curso oficial em vídeo de Introdução à Fotografia Digital do Cara Da Foto – 100% em vídeo, na prática e com exemplos. Te levamos pela mão por tudo aquilo que você REALMENTE precisa saber para tirar fotos sensacionais e que você realmente quer! Dá uma olhadinha para ver todos os detalhes do curso e como fazer parte também dessa comunidade de fotógrafos felizes! Dê AGORA o único passo necessário para assumir o controle das suas fotos!
Um grande abraço.
Fotografia de www.shutterstock.com