Você é meio-fotógrafo?
Como assim meio-fotógrafo?
Meio-fotógrafo é aquele que só entrega a metade do serviço para seus clientes.
O trabalho de um fotógrafo (pelo menos na área social) sempre foi fotografar, ampliar as fotos no papel, produzir um álbum e/ou quadros/retratos e entregar para seus clientes.
Foi assim com meus avós, com meus pais e comigo.
Dá para imaginar, no tempo que só existiam os filmes fotográficos, um fotógrafo propor entregar apenas os filmes revelados para o cliente e dizer: “a ampliação das fotos e a criação do álbum é por sua conta…”? Não dá não é?
Nenhum cliente aceitaria isso. Eles diriam que você só quer entregar a metade do serviço.
Então por que agora, muitos fotógrafos preferem entregar só os arquivos digitais e o resto é por conta do cliente?
Quando você imprime, seu cliente se beneficia de diversas formas, mas dessa vez não vou falar sobre isso. Vou citar cinco benefícios do ponto de vista do fotógrafo:
Você pode aumentar seu faturamento em até 10 vezes vendendo produtos impressos em vez de ganhar apenas com serviços.
Você controla a qualidade das impressões, não permitindo que seus clientes fiquem apenas com cópias de baixa qualidade (que muitos vão pensar que foi você que imprimiu).
É muito mais fácil julgar a qualidade de uma foto quando ela está impressa do que na tela de um computador que não está calibrado para exibir as cores corretas.
Você apoia a indústria fotográfica que por sua vez nos apoia criando novos produtos, oferecendo curso, palestras, patrocínios, feiras, etc.
Aumenta seu valor percebido como fotógrafo. Imagens para uma tela de computador, qualquer um faz. Já imagens para serem impressas como obra de arte é preciso conhecimento e técnica. Além de mostrar que você se preocupa com seus clientes.
Minhas fotografias valem muito mais do que um protetor de telas e as suas?
Quer se diferenciar da concorrência? Então seja um fotógrafo completo, que oferece a melhor experiência possível para seus clientes.