Vida de Fotógrafo – Parte 1
A fotografia foi durante muito tempo a minha segunda profissão, fato comum a grande parte de fotógrafos que estão atualmente no mercado. A cada dia o número de profissionais e interessados cresce: são publicitários, engenheiros, professores, administradores, biólogos, arquitetos, dentistas, dentre outros que migram por completo ou parcialmente para a “Vida de Fotógrafo”.
Junto com a mudança nos processos produção e pós-produção, a fotografia vive também uma modificação na maneira de encarar o mercado. Aquele fotógrafo tradicional que se especializava apenas na qualidade da formação de imagens sem se preocupar tanto com fatores como atendimento, vendas, comunicação, marketing, administração, dentre outros, é coisa do passado. Hoje o fotógrafo profissional precisa também ser um bom empreendedor e gestor de negócios. Ou seja, precisa unir a produção fotográfica e o ato de fotografar com uma postura e visão empresarial.
Baseada nos pedidos de dicas, avaliações e soluções de novos profissionais sobre como atuar nesse mercado: Por onde começar? O que é preciso para olhar o lado “negócio” da “Vida de Fotógrafo”? Como encontrar soluções criativas e econômicas para questões de organização e comunicação do próprio negócio? Irei desenvolver uma série de artigos na Fotografia DG para de alguma forma contribua para um início de caminho para essa nova turma.
Parte 1: Por onde começar?
Essa é a primeira pergunta que a grande maioria dos interessados se faz antes de ingressar no apaixonante “mundo fotográfico” profissionalmente. A resposta muitas vezes é encontrada na seguinte composição de perguntas: Por que e para quem você quer fotografar? E aonde você quer chegar com a fotografia? Acredite que essas respostas irão fazer com que compreenda qual direção seguir, ou pelo menos “por onde começar”. Encontrará o seu propósito e objetivo, afinal, o ponto de partida está localizado nos seus próprios anseios e vontades.
Detalhando melhor, ficará mais fácil localizar: qual especialidade da fotografia quer atuar, quais os equipamentos necessários para iniciar, o que estudar e se especializar, qual o seu mercado atuar, qual o público-alvo/consumidor a atingir, e daí por diante.
Quero fotografar pessoas, animais? Quero unir minha paixão por música e me especializar na fotografia de shows e promocionais de cantores e bandas? Quero fotografar notícias? Trabalho com arquitetura e gostaria de aproveitar esse conhecimento para atuar neste mesmo segmento porém com fotografia? Estudei biologia e quero me especializar em registros nessa área? Quero fotografar festas e casamentos? Fotografo primeiramente porque gosto de me expressar? Antes de fotografar para o outro fotografo para mim? O que quero afinal com essa tal de fotografia?
São essas algumas das muitas perguntas que irão começar a desvendar quais serão os seus caminhos. Então se questione! Comece encontrar as suas respostas. Em breve seguiremos com esse exercício de encontrar nossas direções e respostas para experimentar essa “Vida de Fotógrafo”.
Autora Bruna Prado
Site: www.brunaprado.com.br
Blog com dicas e artigos: www.brunaprado.com.br/blog
E-mail: contato@brunaprado.com.br
Twitter: www.twitter.com/brunaprado