Vendendo seu carro na internet? Confira dicas de como fotografá-lo!
Ninguém precisa ser um profissional da fotografia para colocar sua paixão por imagens a serviço de uma finalidade específica. Existem diversas situações do nosso dia a dia que, com um olhar apurado e um clique cuidadoso, podem trazer benefícios para os amantes da fotografia.
É o caso de quem precisa colocar um carro à venda na internet: além de uma grande oportunidade para produzir fotos que ajudam a valorizar o veículo, de quebra você ainda pode fazer belas imagens para incrementar seu portfólio e mostrar toda a evolução do seu trabalho com as câmeras e lentes. Afinal, clicar carros, mesmo de forma amadora, não é uma tarefa tão fácil assim, e aprender alguns segredos das fotos de automóveis é dar um passo à frente no mundo da fotografia.
Com alguns cuidados e atenção aos detalhes, é possível criar imagens que enchem os olhos e conquistam quem está do outro lado da tela do computador – sejam interessados em comprar veículos ou simplesmente alguém que curte ver fotos bem executadas.
Nesse artigo separamos algumas dicas simples, mas valiosas, para você entender mais sobre o assunto. Vamos lá?
Capriche na limpeza
Sujeira passa uma ideia de desleixo e falta de cuidado, e não há pós-produção que elimine esse efeito. Antes de clicar o veículo, vale a pena investir em uma boa higienização. As fotos ficarão muito mais bonitas, e você transmitirá a imagem de alguém que cuida bem do que é seu.
Escolha a hora certa
Planejar o horário do clique é crucial em qualquer tipo de fotografia, e com as fotos de carros não seria diferente.
Prefira horários do dia em que a luz dá um toque de suavidade à lataria, criando uma sensação agradável aos olhos. Uma dica é fotografar próximo ao pôr-do-sol ou do nascer do sol. A utilização de um tripé para fazer as fotos deixa o resultado ainda melhor, claro.
Alguém anotou a placa?
Clonagem de placas é mais comum do que se imagina, e muitos oportunistas se aproveitam de fotos de anúncios de veículos na internet para cometer esse tipo de crime. O resultado são multas indevidas e até outros problemas com a lei, já que carros com placa clonada são utilizados em assaltos e outras contravenções.
Por isso, tenha muito cuidado: o ideal é esconder a placa do carro nas fotos, seja na hora do clique ou na pós-produção – especialmente se for uma placa do modelo antigo. A nova placa Mercosul é mais segura nesse sentido, mas o risco sempre existe – e já existem muitos casos de clonagem sendo relatados.
Valorize o enquadramento
Escolher os melhores cenários e caprichar nos ângulos, posicionando a câmera de forma correta na hora de fotografar, faz toda a diferença no resultado. Isso evita, por exemplo, ter uma ótima imagem em primeiro plano e algum elemento no fundo desviando a atenção do assunto principal: seu carro.
O ângulo certo também pode destacar impressões específicas sobre o veículo, como seu design mais arrojado ou sua esportividade.
Especialistas em vendas podem ajudar
>Você pode ser ótimo em fotografia, mas talvez não seja craque em vendas, certo? A verdade é que existem detalhes dos veículos que podem atrair mais a atenção dos compradores, e quem é especialista no ramo de negócios sempre pode ajudar com essas orientações.
Algumas plataformas de compra e venda de veículos na web até oferecem dicas de quais partes do carro devem ser clicadas para aumentar as chances de venda, mas uma delas – a CARUPI – vai além: a autotech envia um fotógrafo profissional até sua casa para produzir um ensaio do seu veículo. Já imaginou?
Segundo a startup de tecnologia, seu serviço inovador permite vender ou comprar carros sem precisar sair de casa: todo o processo – que inclui as fotos, avaliação, test-drive, cartório e pagamento – é gerenciado pela empresa, que cobra uma taxa fixa do cliente apenas se a venda for bem-sucedida.
Tag:carro