Qual a melhor máquina fotográfica?
Essa talvez seja a pergunta que mais escuto depois da frase: Adoro fotografar!
Vou responder dentro da minha experiência como fotógrafa profissional, mas principalmente nas dúvidas que recebo dos meus alunos.
Começo com outra pergunta. Qual seria o melhor carro pra mim? E aí você pensa:
- Quanto tenho de dinheiro?
- Dirijo muito ou pouco?
- Vou usar o carro para viajar?
- Vou usá-lo profissionalmente? Fórmula 1, por exemplo.
- Vou ganhar dinheiro com ele? Táxi?
E você rapidamente poderá responder que carro compraria, com a câmera não é tão diferente assim se você possui essa dúvida. Vou partir do princípio que você não é um profissional, e aí o que vai determinar a sua máquina são os dois pontos fundamentais que determina TUDO que você compra: Quanto eu tenho (dinheiro) e pra quê eu quero (uso).
Pra ajudar no segundo ponto, vou descrever os 4 parâmetros que eu considero mais relevante em uma máquina digital, lembrando que temos basicamente 3 tipos de câmeras fotográficas:
Ultra compactas e compactas: A diferença é basicamente o tamanho.
Bridge: Sensor superior e características mais avançadas, mais pesadas e volumosas por terem uma lente mais versátil com um zoom potente, ainda que não permitam a troca da objectiva.
Reflex ou SLR: Ainda maiores e mais pesadas, mais avançadas e permitindo usar diferentes lentes macro, telefoto ou zoom, wide ou grande angular,…
Reflex ou SLR profissionais: para quem faz da fotografia o seu trabalho.
O primeiro parâmetro é a RESOLUÇÃO:
Que é a quantidade de pixel que sua máquina é capaz de captar, mas o que é isso afinal?
Pixel é uma medida como outra qualquer: metro, litro, kg, etc. Para ajudar a entender vou dar um exemplo:
Assumindo que pixel é um ponto (.) e eu tiver 3 pontos pra representar a letra A, não teria como .. . mas com 6 já seria possível e com 50 pixels, os pontos estariam tão próximos que formaria uma linha contínua A, mas se eu quisesse poderia representar esse mesmo “a” com 500 pixels, mas não veria diferença porque nossa visão não seria capaz de perceber.
É exatamente isso o que acontece com a fotografia, você precisa de uma quantidade mínima de pixels para representar sua foto, mas não pode deixar de levar em consideração qual uso fará dessa fotografia, porque se for para postar nas redes sociais (facebook, twitter, etc), 1 MP já é suficiente e para impressão 20x30cm, não precisará mais de 5 MP, ah, mas a sua câmera tem 11 MP? Bom, o número extra de pixels poderá, no entanto, ser útil para reenquadrar a sua foto. Ou seja, se o zoom óptico não tiver sido suficiente para aproximar o motivo ou se captou algo mais do que queria, poderá cortar a imagem (no computador) de acordo com as suas preferências e, mesmo assim, manter a resolução num nível suficiente.
Mas quantidade gigantescas de pixels não pode ser determinantes para compra de uma máquina.
O segundo parâmetro é o ISO:
Que é a medida que indica a sensibilidade em relação a quantidade de luz.
Hoje em dia as máquinas fotográficas estão com iso cada vez mais elevados, como muitas vezes é ele que irá te ajudar a compensar a falta de luz para sua foto é importante que ele tenha um bom alcance, na minha experiência, 1.800 resolve bastante coisa, mas já existem várias máquinas com 3.200 possibilitando você fotografar em boas condições sem o flash (mas é preciso firmeza não mão, ou tripé).
O terceiro parâmetro é a Lente:
Toda lente vem dizendo quantos milímetros ela possui, representadas pelos números inscritos nela mesma. Quanto menor for o mm da sua lente, maior área ele fotografa (angular), e quanto maior, mais zoom (telefotos), por exemplo uma lente 18-135mm, é uma lente que vai da grande angular a zoom, mas existem várias lentes que são fixas, a famosa 50mm, por exemplo. O importante aqui é que se você é amador, o idela é ter um range grande (Range = intervalo de variação da distância focal que se pode aplicar à lente zoom. Vai do valor mais baixo ao mais alto), que te dará maiores possibilidades de enquadramentos e composições.
É importante lembrar que a resolução apresentada é a máxima. Todas as máquinas digitais têm resoluções intermédias, que permitem poupar espaço em cartão e facilitar o envio de arquivos menores por email.
O quarto parâmetro é o Zoom:
Existem dois tipos de zoom: Ótico (que já rima com ótimo), e digital. Quanto mais zoom ótico sua máquina tiver, maior será a qualidade da sua foto aproximada.
O zoom digital na verdade é um recorte da foto que já foi feita, o que a máquina faz é aproximar isso do seu visor, o que também poderá ser feito através de programas no computador, por isso não é um parâmetro fundamental e sim um artifício, quando comprar sua máquina dê preferência sempre ao zoom ótico e acima de 3x tá valendo, mas aqui também quanto mais zoom usar, como no caso do iso, mais estabilizada deverá estar sua imagem.
Existem muitos mais parâmetros em uma máquina fotográfica que discutirei mais tarde, mas esse 4 podem ajudá-lo a decidir qual a melhor máquina para você, porque o mais importante é:
“O Melhor fotógrafo não é aquele que possui a melhor câmera e sim aquele que domina melhor a câmera que tem”