Vem aí a Primavera – 11 Dicas quentes para Fotografia Externa
Obter fotografia de flores em um ambiente externo é bem mais desafiador, use estas dicas para aproveitar o melhor da próxima estação.
Vento, chuva, terra e insetos podem complicar bastante. O básico primeiro, lembre-se que vamos usar o ambiente como a base principal da criação, portanto vale uma consulta a previsão de tempo para que possamos estar bem preparados.
1 – Um dia nublado
Ao contrário do que se possa pensar, um dia nublado representa uma boa opção pois o céu vai funcionar como um imenso softbox que ajudará a capturar as melhores nuances de cor nas flores, e neste ambiente, sempre é possível combinar a luz de um flash portátil com a luz natural. De fato as imagens mais impactantes externas aplicam esta técnica. Em resumo, a fotometria é medida pensando na paisagem como um todo, um flash portátil externo é disparado no início da exposição com carga tal que destaca uma modelo em primeiro plano ou um trecho de imagem de forma a causar um ¨brilho¨ sem contudo ¨estourar¨ os brancos (de 1 a 1/2 f/stop acima). Uma variação pode ser aplicar a iluminação em contraluz quero dizer usar o flash externo em contraluz..
2 – Um dia com previsão de neblina
Neste caso precisaremos ¨cair da cama¨ e procurar um site mais montanhoso, em ponto de vista alto. Como resultado teremos as nuvens em plano mais baixo pela manhã e as montanhas ou flores irão despontar na neblina. O resultado via de regra é de tirar o folego.
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
3 – Um dia ensolarado com sol a pino
Via de regra nos percebemos fotografando em dia sem nuvens e com luz direta do sol, bem ¨dura¨ por volta do meio do dia. Esta luz causa uma vibrante presença de cores e um grande contraste com sombras bem marcadas. As opções para aproveitar este tipo de luz é usar um rebatedor com a função translucida e obter uma luz mais difusa. Pode ser realizado um contraluz ou mesmo usar um filtro de densidade neutra, vendido em diferentes graduações, que vai reduzir bastante a necessidade de fechar o diafragma e portanto proporciona mais liberdade no uso da profundidade de campo e na composição com velocidades mais lentas, como deixar uma cascata com aquele véu mais difuso e bonito. Recomendo.
4 – Dias com vento e poeira ou chuva
Evite, mas depois da chuva temos as interessantes gotinhas que são muito bacanas em qualquer tipo de foto que desejar fazer, em especial, na foto macro ficam especialmente lindas em botões de flores ou mesmo em uma teia de aranha. Não deixe de usar as poças de agua, mesmo as pequenas, pois são os espelhos naturais e rendem fotos ótimas da natureza.
5 – Horas mágicas (horas Golden e Blue)
São horas que rendem fotos incríveis e devem ser exploradas em fotos externas. A ¨Blue hour¨ é a hora da manhã onde o céu tem domínio da luz mais azul e que precede a hora Golden e ao anoitecer mas na ordem contrária. A ¨Golden hour¨ é a hora onde o predomínio de cor no céu é o alaranjado, um pouco antes do por do sol ou depois da blue hour pela manhã.
!——noite—-!–hora Blue–!–hora Golden!———–Dia———–!–hora Golden-!-hora Blue–!—!——Noite———–!
Um site onde podemos descobrir estes horários pode ser consultado aqui.
Você precisa colocar as coordenadas, escolher gráfico Golden+ blue hour e a data que deseja consultar as horas pois estas mudam diariamente. Em azul escuro está a Blue hour e em laranja a Golden hour.
Na tabela do link acima
Manhã
Twilight starts = início da hora ¨Blue hour¨ exemplo 5:50h
Sunrise = início da hora ¨Golden hour¨ exemplo 6:20h
Golden hour ends = fim da ¨Golden hour¨ exemplo 6:50h
Dia Nasceu
Tarde
Golden hour starts = início da ¨Golden hour¨ exemplo 17:30h
Sunset = pôr do sol e inicio da ¨Blue Hour¨ exemplo 18:03h
Twilight ends = fim da hora ¨Blue hour¨ exemplo 18:25h
Noite plena
6 – Distância
Um lugar mais afastado com abundante vegetação via de regra tem abundância de insetos, lembre-se de levar o repelente. Material fotográfico é bem pesado e se considerar um flash, fotômetro, tripé, câmera e algumas lentes uma caminhada leve passa a ser estafante. Uma dica preciosa é: planeje com cuidado e não leve material demais, certamente você não vai usar todo o conjunto de lentes e acessórios.
7 – Faça algumas imagens com um fundo mais escuro
Tente um fundo escuro para destacar mais drama e impacto a imagem. Na falta de um você pode fotografar uma flor com flash, usando uma abertura bem fechada (acima de f/11), esta técnica de flash escurece facilmente um fundo sem graça.
8 – Mude o ponto de vista
Faça algumas fotos deitado ou na altura das flores. Mudar o ponto de vista é uma técnica que sempre desperta interesse e impacto nas imagens.
9 – Atenção a faixa dinâmica
Algumas câmeras permitem o alarme de altas luzes ¨highlight warning ¨ portanto se puder ligue o alarme. Com sol intenso é bem simples encontrar pontos muito luminosos ¨glare¨ (brilho excessivo em ponto branco ou reflexivo) ou ¨flare¨ (vazamento de luz direta na lente) que podem prejudicar bastante a qualidade da imagem. Sempre e sempre: use parasol.
10 – Suba o nível do horizonte
Céu limpo e sem nuvens é monótono e um tanto desinteressante. Neste caso experimente subir a linha do horizonte dando maior importância aos demais elementos da cena. Lembre-se de não deixar de nivelar o horizonte pois não existe nada pior do que uma imagem com o horizonte torto.
11 – Atente para o registro da dimensão
Um registro algumas vezes precisa de um elemento extra na imagem para que possamos dar a informação de dimensão, uma flor sobre um caderno nos dá uma dica do tamanho pois sabemos o que um caderno significa. Portanto se precisar inclua algo que passe a informação de dimensão. Sempre.
Boas fotos!
Estas foram algumas dicas. Espero que tenham gostado!!
[/mepr-show]