Vantagens e desvantagens de migrar do Home Studio para um Estúdio Fotográfico
Atualmente existem 3 tipo de fotógrafos.
Aquele que trabalha em casa (home studio), os que investem no aluguel de um estúdio e os que trabalham com locação de estúdios de outros fotógrafos. Eu poderia citar também os que trabalham apenas em externas, mas isso foge um pouco do tema, então ficarei nesses 3 apenas.
Afinal, qual é o melhor investimento? O fato é que não existe resposta para esta pergunta e sim vantagens e desvantagens de cada cenário. A rotina de cada um, assim como, a área de atuação, vai indicar qual o melhor caminho a seguir.
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
Durante anos eu tive um home studio e atualmente aluguel uma sala para fazer de estúdio, então vou citar alguns pontos que pude observar na prática e vivência diária.
Ter um estúdio em casa, sem sombra de dúvida sai muito mais barato do que alugar um espaço para fotografar. Sobra mais dinheiro para investir em equipamentos, viagens, etc. Porém, você vai precisar de muito mais organização em todos os sentidos. Ter uma rotina de trabalho é importante pois é muito mais fácil você se distrair com outras coisas quando se esta no seu lar. Principalmente se você não mora sozinho.
Outro ponto relevante, é a forma com que você vai receber seus clientes quando se tem um home studio. É importante estar sempre com uma boa aparência e o ambiente com o mínimo de organização. Você corre o risco também de alguns clientes aparecerem na sua casa de surpresa”. (acredite, já aconteceu comigo). Com isso, você deve estar preparado e alerta para TUDO, e isso pode ser um pouco cansativo.
Por outro lado, ter um estúdio próprio te deixa mais confortável em diversos aspectos. As pessoas chegam até você com mais frequência e você acaba por ficar mais visível aos olhos dos clientes. Ter um estúdio abre muitas portas. Você pode usar o seu espaço para cursos, palestras, locação de outros fotógrafos.
No entanto, como tudo na vida tem dois lados, é provável que pelo menos nos primeiros meses você fique no aperto. O fotógrafo profissional sabe que já se gasta muito com equipamentos de todos os tipos e no universo fotográfico, nada é barato.
O conselho que eu daria para alguém que deseja sair do home studio e abrir um estúdio é, tenha um capital de giro antes de fechar o aluguel de um espaço, além disso, uma sociedade ou parceria nesses casos pode ser muito vantajoso, já que dificilmente o fotógrafo tem que fotografar todos os dias, com isso, dividir o seu espaço com um ou mais fotógrafos pode ser um boa forma de diminuir os custos.
Fazer locação de estúdio pode sair muito caro caso o seu orçamento seja pequeno, mas pode ser uma boa para que você possa ir se familiarizando com a dinâmica de um estúdio. Você pode tentar um acordo com dono do estúdio e trabalhar com pacotes que saem mais em conta também.
Independente de qual cenário você esteja no momento, é importante não se deixar levar pelo medo ou comodismo, quando colocamos as coisas em movimento a tendência é evoluir e atrair mais trabalhos e novos clientes!
Se você tem vontade de abrir um espaço para suas fotos mas esta com dúvidas, deixe seu comentário e faça sua pergunta, será um prazer ajudar! [/mepr-show]