
Tunando seu computador para Pós-Produção
Muito se fala sobre o melhor programa para diagramar álbuns, o mais rápido, o mais criativo, o melhor isso, o melhor aquilo… mas e o computador? Tá “rodando” bem os programas? Existe uma configuração ideal? Notebook (Laptop) ou Desktop? Mac ou PC?
Nem sempre ganhar tempo na diagramação está ligado ao programa X, Y ou Z que você utiliza… Lembre-se que qualquer um dos programas vai lidar com as mesmas imagens, tendo que abri-las, transformá-las, editá-las, exportá-las.
Você pode dobrar ou até mesmo triplicar a sua produção alterando apenas alguns componentes de seu computador ou até mesmo adquirindo um novo computador. (Inclusive é muito bom adquirir uns equipamentos novos) ;-) Pois os programas evoluem e exigem cada vez mais do equipamento. Quantas vezes você já atualizou seu Photoshop por exemplo depois da última vez que adquiriu seu computador?
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
Escuto muitos profissionais dizendo que não entende de tecnologia (como assim!?).
Atualmente fotografia e logicamente a diagramação de álbuns, estão cada vez mais ligadas à tecnologia, é preciso buscar informações e se atualizar, este papo de tecnologia tem de fazer parte dos conhecimentos e literatura do fotógrafo e diagramador.
Não podemos negar que o desempenho de seu trabalho será mais eficiente e rápido se você puder investir em equipamentos melhores e de qualidade, mas em tempos difíceis como fazer isso sem gastar muito?
Notebook (Laptop) ou Desktop?
O investimento em Desktops (computadores com torre e monitor separados) tem suas vantagens pois, costuma ser menor o investimento inicial, pode-se fazer um upgrade do equipamento com mais facilidade e pode-se ter telas maiores para trabalhar com as imagens. As telas de notebooks são pequenas e limitadas para um trabalho rápido e eficiente.
A grande vantagem do notebook (laptop), está na mobilidade do equipamento, que você poderá levar em suas locações para fazer downloads e avaliar imagens com mais conforto que na tela de sua câmera…
Caso queira utilizar um notebook, indico que ligue ao seu equipamento uma tela grande, IPS, para poder trabalhar com uma área de trabalho estendida e ganhar produtividade, inclusive é assim que trabalho na maior parte de meu tempo. :-)
Então… indico Desktop, assim você terá mais HD, mais memória, processamento por um custo menor e uma tela melhor para trabalhar.
Existe uma configuração ideal?
Existe sim uma configuração ideal mas custa bem caro e não é exatamente sobre isso que vou falar.
Quero dar algumas dicas de onde investir para tirar mais de seu atual computador.
Os programas que trabalham com imagem são “comedores” de memória RAM, portanto tenha pelo menos 8 Gigas em seu computador e pensando no ideal de 16 Gigas para trabalhar com folga nos seus projetos. Ah! Se puder colocar mais… vai fundo!
Outra dica é a utilização de Discos Rígidos chamados SSD (Solid-State Drives), unidade de Estado sólido. São extremamente rápidos e seu custo caiu bastante no último ano, vale a pena o investimento.
Caso não possa investir em um SSD procure HD de 7200 RPM ao invés de utilizar os de 5400 RPM que são mais comuns.
Uma boa placa de vídeo também é importante para seu computador pois a cada nova versão dos programas de imagens, eles buscam utilizar cada vez mais recursos dos processamentos das placas de vídeo.
Indico que entre no Google e busque pelas placas indicadas para utilização no Photoshop.
Dê preferência para um processador, no mínimo, um intel i5 de última geração e se puder um i7, será melhor ainda.
Caso invista em um Desktop, não esqueça que será preciso uma boa fonte interna de alimentação para aguentar o tranco… Fonte de pelo menos 450Watts Reais
Mac ou PC?
Está é uma pergunta que sempre aparece nos fóruns, conversas, etc… É como perguntar sobre Canon ou Nikon por exemplo, acredito que algumas vezes é uma questão mais de gosto do que do valor do equipamento.
Lembre-se que seu equipamento será tão bom quanto o valor que você puder investir nele… não existe milagre.
Os computadores da Apple são sim mais caros inicialmente mas você receberá um equipamento com uma engenharia muito bem feita e construção impecável. Acredite, você recebe algo de qualidade pelo que paga e são computadores com baixo grau de problemas de travamento.
Por outro lado se você buscar um PC a altura de um Mac vai gastar o mesmo valor ou mais na aquisição.
A partir da chegada dos Ultrabooks e o novo Windows 10 os Pcs ganharam mais respeito e menos travamento no trabalho do dia a dia dos fotógrafos.
Então qual escolher?
Bem… já trabalhei com os dois e ainda prefiro o PC, pela facilidade da mobilidade de arquivos entre plataformas, facilidade na aquisição de alguns programas e pelo meu costume com a plataforma do Windows.
Se optar por um PC, dê preferência por Dell e HP em primeira opção, busque sempre a linha profissional e não a linha amadora (doméstica), sim, existem grandes diferenças entre as linhas.
Se você utiliza Photoshop e Lightroom procure na internet sites e vídeos que dão dicas de como aproveitar ao máximo o seu computador com estes programas.
Algumas pequenas configurações em seu computador ou mesmo no programa pode deixá-lo mais leve e rápido.
Esta na hora de utilizar programas originais e evitar os piratas por alguns motivos:
- Seu programa estará sempre atualizado
- Você terá acesso ao suporte do programa
- Evita a instalação de vírus e trojans que são instalados com os programas piratas ou na eterna busca por eles
- Evita a formatação do computador onde se perde tempo e configurações
Muitas vezes você já tem o equipamento ideal e com apenas alguns ajustes você poderá produzir mais e melhor os seus trabalhos.
Se você quer ser considerado um profissional é preciso que tome as atitudes de um… chega de amadorismo ou desculpas para não se atualizar! [/mepr-show]