Qual a Função do Diafragma?
Olá, tudo bem com você? Depois de um tempo retornamos com força total ao nossos artigos, final de ano é bem corrido por aqui e acabou não dando tempo de elaborarmos nosso material com calma.
Antes de dar início a este artigo que trataremos sobre o funcionamento, função e objetivo do diafragma, assunto que muitos já devem ter lido, ouvido ou assistido em algum lugar, aqui mesmo no portal existem vários, nosso objetivo com este material é auxiliar quem esta começando agora e que ainda não tem conhecimento sobre o mesmo. A cada artigo que estamos escrevendo temos como objetivo dar um norte com início, meio e complementos, abordando temas mais avançados.
Como fotógrafo já passei por vários segmentos da fotografia e hoje meu foco principal esta na fotografia publicitária, moda e sensual, tudo que escrevo e compartilho com você, são conclusões que tirei na prática e também com muito estudo e não assuntos que ouvi falarem e estou repassando.
A Web surgiu para nos facilitar nas pesquisas e termos uma imensa fonte de busca e conhecimento, mas, da mesma forma que se encontra informações corretas, também encontramos muita informação errada. Desta forma se você já acha que entende tudo sobre o assunto lhe recomendo a buscar por outros artigos aqui mesmo no portal, que possa lhe ser útil, pois é um dos melhores e maiores portais que conheço e que abrange os mais variados temas, com certeza sempre existe algo a mais para aprendermos, pois aquele que acha saber de tudo, já esta 10 passos atrás de quem esta em constante busca de conhecimento.
Dou aulas a 5 anos e a cada pesquisa realizada e assessoria que realizo com profissionais com mais tempo de mercado que eu, vejo que ainda tenho muito a aprender e percebi que compartilhando o pouco do que sei também me ajuda e entender e compreender ainda mais os assuntos.
Desde que comecei a escrever para esta área premium optamos em seguir uma sequência de artigos onde abordamos nos anteriores os seguintes temas:
- Qual Câmera devo Comprar?
- O Mercado dos Sensores Full-Frame e APS-C
- Qual o tempo estimado de vida útil dos obturadores?
- Quais as Funções do Obturador?
Caso você não tenha lido estes artigos e queira saber mais, de uma pausa aqui e busque seguir a sequência, garanto que o entendimento será melhor.
Então bora lá ;-)
Dando inicio ao nosso atual artigo, O que é o Diafragma?
Resp. O diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura de um sistema óptico.
É composto por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da objetiva, e que permitem a regulação da intensidade de luz/iluminada que irá sair no material foto-sensível.
O valor do diafragma dá-se através de números, conhecidos como números f ou f-stop, e seguem um padrão numérico universal. Esta escala inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45, 64, etc. Sendo que, quanto menor for o número f, maior é a quantidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor a quantidade de luz que passará pelo diafragma. (Wikipédia)
Como descrito na resposta do Wikipédia o diafragma é um mecanismo que esta localizado dentro da objetiva (lente) e que controla a quantidade de luz que ira chegar ao sensor da câmera. Através destes ajustes no diafragma também temos o controle sobre a Profundidade de Campo em nosso retrato, podendo ser de maior desfoque ou menor.
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
O diafragma foi desenvolvido e baseado através de estudos sobre a pupila humana, ela quem controla de forma automática a quantidade de luz aceitável para que possamos ter uma visão nítida e também proteção de nossa retina. Quando estamos em um local de pouca luz e passamos para um local com mais luz, por frações de segundos nós perdemos o foco, mas, que de imediato retorna assim que nossa pupila se adéqua a abertura para aquela quantidade de luz, neste caso a pupila fecha-se para realizar este equilíbrio, agora quando o processo é o contrário, se estamos em um local muito iluminado e vamos para outro ambiente com menos luz, nossa pupila dilata, nestes ambientes percebemos que não temos uma nitidez de visão 100%.
O mesmo acontece com o diafragma, quanto Menor nosso número de (F) mais aberto (+ Luz) ira chegar ao sensor de nosso equipamento, mas teremos (- profundidade de campo) com isso gerando um retrato com (+ desfoque), do contrário quanto Maior nosso número de (F) mais fechado (- Luz) irá chegar ao sensor, desta forma gerando (+ profundidade de campo) e uma imagem com maior nitidez e percepção de informações dentro de determinado enquadramento.
Exemplo de profundidade de campo menor
Na resposta retirada do Wikipédia é apresentada uma escada de diafragma que vai de 1.0 a 64, esta é a escala completa das aberturas e apresentando somente os pontos cheios, entre um ponto e outro contamos com os terços de ponto como no exemplo:
2.0 – 2.2 -2.5 – 2.8 – 3.2 – 3.5 – 4.0
A grande maioria das objetivas não contam com esta escala completa e sim só as objetivas especiais conseguem chegar na sua escala maior ou menor.
Temos também que entender que quando se trata de objetivas temos as categorias denominadas:
Claras – Semi-Claras – Escuras
Objetivas Claras são as que possuem aberturas que vão de F 2.8 para baixo, desta forma obtendo aberturas maiores e dando vazão para entrada de mais luz até o sensor, existem modelo que conseguem manter a abertura maior em seus extremos como:
24-70mm 1:2.8, 70-200mm 1:2.8, 17-50mm 1:1.8
Exemplo: para este retrato usamos a objetiva 50mm STM 1.8 que é considerada Clara.
Objetivas Semi-Claras são as que possuem dois estágios de maiores aberturas dependendo do estágio dos extremos de zoom em que sua objetiva esta configurada exemplo:
Modelos como a 70-200mm possuem aberturas 1:2.8-4.0, esta informação esta querendo dizer o seguinte: Em um universo onde a maior abertura é 1.0 esta objetiva tem como maior abertura em 70mm F 2.8 e em 200mm F 4.0, desta forma esta objetiva é uma semi clara, pois só terá 2.8 e um único angulo de visão que neste caso é em 70mm, quando mudamos a objetiva para 200mm a mesma ira fechar automaticamente o diafragma em 1 Ponto ou 1 Fstop de luz, e na fotografia isso significa uma grande diferença de luz.
Objetivas Escuras são os modelos que possuem aberturas mais fechadas que 2.8, por exemplo as maioria das objetivas consideradas de kit que acompanham as câmeras, trabalham com abertura de 1:3.5-5.6 ou 1:4.0. Eu até hoje não entendi muito bem esta nomenclatura que costumam dar a estes modelo, porque são as primeiras objetivas que um aprendiz ou iniciante irá ter contato e as mesmas realizam excelentes imagens e para um bom retrato contamos com outras duas configurações primordiais que são Obturador e ISO, então mesmo que você inicialmente não tenha uma objetiva de maior luminosidade, não será este o motivo de você não capturar boas imagens ok.
Temos que ressaltar algo muito importante, muitos entusiastas da fotografia acabam comprando uma objetiva clara somente porque ela gera um desfoque ou Bokeh e acabam esquecendo qual o objetivo principal de se ter uma objetiva desta categoria é o ganho de luminosidade.
Exemplo: Nesta imagem estou usando uma abertura maior mas para ganhar luz e não perdendo profundidade de campo, isso ocorre devido a distância da objetiva para o ponto de foco ser maior que e a distância do ponto de foco para a composição, com isso conseguimos manter uma abertura maior mantendo a percepção de nitidez.
O desfoque gerado com as maiores aberturas de diafragma acontece devido a quantidade de luz que entra pela objetiva com isso gerando uma Refração, embaralhando a leitura das informações e mantendo somente o foco onde o operador indicou. “Eu (Paulo Roberto) costumo dizer que o desfoque não é um efeito e sim uma anomalia da objetiva ” que dependendo do que se quer apresentar no retrato acaba sendo bem vindo.
É preciso entender também que, não é porque sua objetiva oferece em sua maior abertura diafragmas como 1.2, 1.4, 2.0, 2.8 que temos que fotografar somente nestas aberturas, existe o outro lado que é a profundidade de campo maior e todas as objetivas independente de estar na linha profissional ou não, sempre irão oferecer sua melhor qualidade ótica em escalas que podem variar de F 8.0 a F16, mas para saber sobre isso só consultando manual da mesma, ou sites que realizam testes com objetivas como o Pixel Peeper.
Trabalhar com diafragmas mais fechados oferecendo uma profundidade de campo maior pode lhe auxiliar em compor seus objetivos com cenários atraentes que ajudam a contar uma história.
Exemplo uma imagem usando diafragma mais fechado dando uma percepção maio de informações.
Hoje vemos tantos fotógrafos que viajam horas as vezes saindo até do estado ou país para poder ter aquela composição X e chegando lá 99% de seus retratos estão com a maior parte do enquadramento desfocado.
Por estas e outras lhe indico a pesquisar mais fotografia de fotógrafos estrangeiros e verá que eles costumas usas a questão da profundidade de campo menor, mas também usam muito o cenário para compor suas imagens.
Exemplo: Neste retrato busquei trabalhar uma profundidade de campo maior para poder mostrar o ambiente onde se encontra o atleta.
DICA IMPORTANTE
Temos que tomar cuidado ao trabalhar com a abertura mais fechada nas objetiva para não correr o risco de gerar o fenômeno de Difração, que geram linhas ondulares de variadas intensidades quando a luz encontra um orifício que barra sua passagem e quanto menor o diafragma a percepção deste fenômeno será mais aparente, o recomendado é usar o diafragma sempre uns 2/3 mais abertos do que a menor.
Usando a maior abertura de diafragma ocasionamos outro fenômeno que é o da Refração que é mudança de velocidade da luz devido a mudança do meio de propagação e também o comprimento de onda.
Ex. A Luz atinge o meio (Conjunto Ótico) com determinada velocidade e ao atingir este meio a velocidade é reduzida desta forma modificando o eixo da luz, e isso pode acarretar em mudança nas cores e também a dificuldade na nitidez da imagem em seu todo, neste caso também é recomendado a trabalhar com o diafragma pelo menos 2/3 mais fechado que a maior abertura.
Os dois fenômenos que abordei por ultimo são informações que poucos costumam informar e que uma grande maioria não faz nem idéia de porque ocorrem algumas disfunções nas objetivas.
Espero que estas informações possam ter sido úteis para você, em breve estaremos falando sobre objetivas (lentes) e entraremos mais a fundo em diversos assuntos referentes a ótica, convergência, divergência, principais diferenças entre uma ótica zoom e ótica fixa entre outros.
Qualquer duvida que tenha surgido ao ler este nosso artigo deixe sua mensagem aqui no artigo mesmo, será um prazer poder estar lhe ajudando a resolver e entender.
Grande Abraço, muita luz e prosperidade em sua caminhada. [/mepr-show]
Tag:diafragma