Qual câmera devo comprar
Olá, tudo bem com você?
A partir de agora estaremos trabalhando artigos que possam ajudar a pessoas que estão no início de sua caminhada na fotografia e como em tudo, existe um processo de início, meio e fim, só que na fotografia este “Fim” é desconhecido, depois que entramos neste universo, temos que estar a todo o momento nos atualizando.
Em nosso 1º artigo desta série, estaremos abordando um dos assuntos de maior dúvida que é sobre “Qual Câmera devo Comprar”.
À muito tempo contamos com várias categorias e marcas cada uma delas com um propósito e público e nossa ideia é ajudar a tirar algumas duvidas, para você não acabar comprando gato por lebre, coisa que acontece muito.
Muitas pessoas me procuram para eu dar dicas sobre qual melhor modelo deverá comprar e eu sempre digo que, qualquer modelo de câmera hoje no mercado realiza boas fotos, mas, tudo depende do que o consumidor pensa em fazer, pois algumas são limitadas e outras mais completas para o uso profissional.
Os modelos das câmeras são divididos nas seguintes categorias:
- Câmeras Compactas
- Câmeras Superzoom
- Câmeras Mirrorless
- DSLR ou Câmeras Semi-Profissionais
- Câmeras Profissionais
- Câmeras de Médio Formato (Esta Categoria estaremos abordando em um artigo voltado só para ela)
Vamos então dividir cada uma destas categorias e explica-las de forma detalhada com seus prós e contras para que não fique dúvidas sobre qual o melhor equipamento para o que você pretende.
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
Câmeras Compactas
Estes modelos entraram fortemente no mercado a partir de 2000, são câmeras digitais que chegaram juntamente com as DSLR (Digital Single Lens Reflex), para substituir as antigas câmeras analógicas (de filme) SLR (Single Lens Reflex).
Com a chegada das câmeras compactas uma parcela maior de pessoas passaram a ter acesso a este tipo de equipamento, aquecendo o mercado da fotografia e dando a oportunidade para as pessoas terem mais fotos de seus melhores momentos e também lhe dando a agilidade de ter o resultado da captura no momento em que ela é realizada e caso algo não estivesse de acordo, poder refazer esta fotografia quantas vezes quiser.
Hoje o limite de uma câmera digital é a capacidade de arquivamento do cartão de memória e duração das pilhas ou baterias, diferentemente das câmeras analógicas que possuíam 24 ou 36 poses em um filme, limitando a quantidade de fotos e também com um custo um pouco alto, tanto para compra do filme quanto para revelação. Outro ponto que fez o digital assumir a ponta das vendas foi a questão de o resultado só poder ser visto após a revelação do filme e por muitas vezes pela falta de conhecimento de quem manuseava este equipamento, grande parcela das fotos eram perdidas, pois algumas sessões do filme acabava queimando devido a entrada de luz excessiva no filme.
Hoje câmeras compactas podem ser encontradas com valores a partir de $ 88.00 dólares e com uma variedade de marcas e modelos.
Nas câmeras compactas, todo o processo para registrar uma imagem é automático, não exigindo muito conhecimento técnico de quem a manuseia, como informações sobre “Obturador, Diafragma e ISO” as três funções principais para o registro de uma fotografia.
Para quem são estes modelos e qual os prós e contras?
As câmeras compactas são destinadas às pessoas que não possuem tanto conhecimento sobre fotografia, mais que querem registrar seus momentos, viagens, reuniões de família, reuniões de amigos, para iniciantes que querem aperfeiçoar e praticar melhores formas de enquadramento e composição fotográfica.
Prós
- Como o nome já diz, é uma câmera compacta, que não ocupa muito espaço, cabe em qualquer lugar, leve, realiza ótimas fotos em ambientes bem iluminados e os preços são acessíveis para qualquer um.
- Alguns modelos possuem um zoom ótico com um Range que vai de uma grande angular a uma tele, podendo ser equivalente a uma objetiva 17-200mm.
Contras
- São modelos que atuam praticamente no automático, não dando muita opção para quem a opera realizar algum ajuste especifico para determinado assunto que queira fotografar.
- Em períodos de pouca luz, as câmeras geram muito Ruído ou Granulação (Pontos Brancos) na imagem por possuírem sensores muito pequenos e de qualidade limitada.
Câmeras Superzoom
Estes modelos de câmeras nada mais são do que câmeras compactas, mas que lhes oferece algumas funções básicas de ajustes em (Diafragma, Obturador, ISO) e também possuem um corpo mais robusto, com uma melhor empunhadura para as mãos.
Muitas pessoas compram estes modelos como se fossem câmeras semi-profissionais, mais deixo bem claro aqui que não são e existe uma grande diferença entre estas duas categorias.
Como Reconhecer uma Superzoom?
Esta categoria de câmera possui objetiva com um zoom ótico bem amplo podendo chegar a 21-2000mm nos modelos mais novos, mais mesmo esta objetiva obtendo um range tão grande ela é uma lente fixa (Objetiva fixada no corpo) o usuário não consegue trocar de objetiva.
Se você pensa em comprar uma câmera, ao chegar a uma loja e o vendedor lhe oferecer um modelo dizendo ser ela uma semi-profissional mais a lente é fixada ao corpo da câmera, este é um modelo superzoom, tudo bem?
Para quem são estes modelos e qual os prós e contras?
Estes modelos são para quem quer um pouco mais de qualidade de imagem ou já possui mais conhecimento na fotografia e já sabe lidar com os 3 principais meios de ajuste (Diafragma, Obturador, ISO) para realizar uma fotografia de acordo com seu objetivo principal e luz ambiente.
Estes modelos custam em média de $ 188.00 à $ 1200.00 (Dólares)
Prós
- Possui um processador maior e de melhor qualidade de imagem que as compactas.
- Objetiva zoom de grande alcance.
- Opção de ajuste Manual.
- Melhor empunhadura do equipamento.
- Alguns modelos possuem ajuste do visor LCD.
- Oferece a opção do visor ocular para visualização além do visor LCD.
- Várias marcas disputam por este seguimento, oferecendo um maior número de modelos.
Contras
- Como acontece nas compactas, em ambientes de menos luz, acaba gerando muito Ruído ou Granulação (Pontos Brancos) na imagem, já em ISO 400 dependendo do modelo.
- Sistema manual não é completo em modelos anteriores ao ano de 2015, restringindo o operador nos ajustes da câmera.
- Boa parte dos modelos utiliza pilhas e não baterias como as DSLR que oferecem maior duração, desta forma gerando menos cliques e com uso do flash pop-up menos ainda.
- Não tem suporte para uso de Flash externo.
Câmeras Mirrorless
As câmeras Mirrorless (Sem Espelho) são de uma categoria que vem sendo produzida desde 2010, esta é uma categoria que atende tanto a fotógrafos domésticos quanto a profissionais que precisam realizar seus trabalhos com qualidade e não querem carregar um equipamento maior como as DSLR.
Os modelos Mirrorless, são equipamentos que tem o corpo de tamanho um pouco maior que as compactas, mas trás uma qualidade e ajustes comparados e às vezes superiores a alguns modelos de maior porte como as DSLR. Os últimos lançamentos mirrorless já oferecem sensores full frame com 42 MP como o modelo Sony Alpha a7R II X-T2. Estes modelos também oferecem a opção para o usuário poder usar objetivas intercambiáveis.
O que faz este modelo de câmera ser compacto e com uma alta qualidade é a extinção do espelho que fica à frente do obturador nas câmeras DSLR como mostra a imagem abaixo, espelho este que é utilizado para enviar informação para o visor ocular.
Esta categoria de câmera pode ser encontrada com valores de $ 450.00 à $4.000.00 (Dólares).
Prós
- Modelo compacto e leve.
- Oferece sensores de altíssima qualidade.
- Modo Manual completo.
- Objetivas intercambiáveis.
Este é um modelo que indico tanto para quem esta começando na fotografia quanto para quem já está no mercado fotográfico, aliás muitos profissionais estão aderindo ao uso de modelos mirrorless para trabalhos devido ao conjunto de qualidades que a mesma oferece, eu também estou me programando para compra de um modelo para poder levar comigo a qualquer lugar.
DSLR ou Câmeras Semi-Profissionais
As câmeras semi-profissionais também conhecidas como DSLR (Digital Single Lens Reflex) são equipamentos que possuem um espelho que transmite as informações captadas pela objetiva diretamente no Visor Ocular.
Nestes modelos de câmeras, são encontrados os sensores APS-C (Cropped-Sensor-“ Sensor Cropado”), em geral são sensores com a medida de 23mmx15mm e esta é uma das diferenças entre uma semi-profissional de uma profissional que usam sensores Full Frame 36mmx24mm, mais conhecidos como sensores de 35mm por terem praticamente o mesmo tamanho do filme no sistema analógico, mas este é um assunto para um próximo artigo.
O Sensor APS-C foi desenvolvido para baratear os custos finais destes equipamentos, porque um dos itens mais caros em uma DSLR é justamente o sensor.
Nos modelos Canon este fator de corte é de 1.6x menor que um full frame e na Nikon é de 1.5, na prática uma câmera Nikon em 18mm de ângulo de visão ao lado de uma Canon também nos 18mm de ângulo de visão, a Nikon sempre entregara uma imagem levemente mais ampla que o modelo Canon.
Esta é a categoria de entrada das DSLR e recomendadas para todos que querem se profissionalizar e entrar para o mercado de trabalho por serem equipamentos mais completos e que entregue além da qualidade de imagem, opção de trocas de objetivas dependendo da necessidade, o sistema manual é completo, deixando o operador livre para realizar os ajustes que quiser.
Muitos profissionais que estão no mercado usam câmeras semi-profissionais, para realizar seus trabalhos, primeiro pelo custo beneficio e segundo por estas câmeras realizarem praticamente o mesmo trabalho que uma profissional.
Para quem são estes modelos e qual os prós e contras?
Estes são modelos destinados para quem pensa em trabalhar na área de fotografia, pois é um equipamento um pouco mais caro que os anteriores e produzido para realizar trabalhos mais pesados e de longa duração. Um equipamento deste ficando muito tempo parado, pode acabar se deteriorando e travando com mais facilidade. Não é uma câmera indicada para fotógrafos que realizam fotos esporadicamente.
Para manusear um equipamento como este, é preciso ter um conhecimento maior, sobre o equipamento e também sobre o que o mesmo pode oferecer ao fotógrafo, entender muito bem sobre as funções manuais (Diafragma, Obturador, ISO) que já citei por algumas vezes aqui.
Esta câmera traz várias configurações pré ajustadas chamadas de Modos Criativos, mais praticamente não são usadas, pois o sistema manual lhe da uma liberdade completa para realizar o ajuste que for necessário para se ter uma fotografia bem exposta ou mesmo fotografias subexpostas como as (Low key) e as superexpostas (Hi key), estes também são assuntos que trataremos de forma mais abrangente em outros artigos.
Nesta categoria é possível encontrar dos formatos de modelos, os de entrada e os finais, e as marcas pioneiras neste mercado são Canon e Nikon, também encontra-se modelos como Sony, Olympus, Sansung, Fujifilm, Pentax, etc.
Na Canon os modelos mais vendidos são: T5 e T6 (Modelos de Entrada) T5i, T6i e na categoria lançamento esta sendo comercializada também a T6s (Modelos de Final) em quanto na Nikon as mais vendidas são, D3300 (Entrada) D5300 e o lançamento que é a D5500 (Final), isso nos dias de hoje, onde estamos em julho/2016.
Para estes modelos existem uma infinidade de modelos de objetivas que são classificadas entre:
- Grande angular
- Normais
- tele-objetivas
- Super Tele
Podem ser:
Fixas (Objetivas com uma única milimetragem e com qualidade superior as demais, ex: 24mm, 35mm, 50mm, 85mm, 100mm, etc)
- Zoom (Objetivas com ângulos de visão variáveis em um mesmo corpo, ex: 18-55mm, 18-135mm, 24-70mm, etc)
Ainda contamos com modelos especiais como as objetivas:
- Fisheye
- Tilti-Shift
- Macro e Micro
Uma câmera semi-profissional pode ser encontrada aqui com valores entre $ 399.00 à $ 800.00 dependendo do tipo de objetiva que vem no kit.
Prós
- Possui um processador Digic 5 e os últimos modelos da Canon atualizados para o Digic 6
- Além do Flash Pop-up (flash embutido da câmera), os modelos também vêm com sapata para uso de flash speed-light externo.
- Maior velocidade nos cliques, podendo registrar até 4 fotos por segundo
- Usam bateria de maior duração ao invés de pilhas
- Usam lentes intercambiáveis, que oferecem mais qualidade de imagem e detalhes.
- Sistema manual completo.
- Visor Ocular e LCD
- Opção de ajuste de posição do ponto de foco.
- Corpo vedado e protegido contra poeira e água.
- Aceita salvar arquivos em JPGE e RAW
- Em alguns modelos semi-profissionais, dependendo do tipo de fotografia que se queira realizar o fotógrafo pode se beneficiar do uso de ISO mais elevado sem obter muito Ruído ou Granulação (Pontos brancos na foto).
Contras
- Menos discreta devido ao tamanho.
- Pesada, dependendo do modelo e a objetiva acoplada ao corpo, mais flash, pode chegar a mais de 3 kg
- Precisa ser usada constantemente se ficar muito tempo parada corre o risco de travamento do mecanismo.
- Possui vida útil, na maioria dos modelos é em média 100.000 cliques, mas tudo depende da forma em que a mesma é usada, existem equipamentos com mais de 200 mil
- Sensores não são Full-Frame.
Câmeras Profissionais
Quanto às câmeras profissionais, não se tem muito que falar como o nome já diz é para um uso profissional e as diferenças entre esta categoria e as semi-profissionais são os seguintes:
- Possui Sensor APS-C e o Full-Frame (o Ângulo de visão apresentado na imagem real e a mesma que a lente esta capturando).
- Velocidade de clique superior, podendo capturar até 12 imagens em um único segundo.
- Sensibilidade de sensor maior, ampliando o sistema para realizar fotos em ambientes com menos luz e com menos ruído ou granulação.
- Alguns modelos já vêm com o Grip (compartimento para mais de uma bateria, comandos de ajuste e botão disparador) embutido na câmera.
- Nova linha de objetivas.
- Até 61 pontos de foco.
- Nesta categoria não é mais utilizado o flash pop-up, tendo somente a sapata para conexão de flash externo e rádio flash.
- Corpo da câmera é maior, montado em Liga de Magnésio, completamente selado e também mais pesado.
O valor de uma câmera profissional é bem variável e tem como inicio a partir dos $ 1500.00 e o preço final pode chegar a $ 7000.00 dólares.
Devido a estes valores tão altos, como já escrevi anteriormente, muitos profissionais acabam optando por usar um modelo de câmera semi-profissional onde os preços são mais acessíveis e acabam investindo mais em Objetivas de categoria Prime que oferecem melhor nitidez e tonalidades de cores.
Abaixo estou deixando dois links do Wikipedia com a tabela completa dos modelos Semi-Profissionais e Profissionais das marcas Canon e Nikon da atualidade.
- Listagem Canon
- Listagem Nikon
Gostaria de esclarecer aqui, para não se apegarem a esta questão de marcas, hoje existe uma briga acirrada em blogs, grupos, sobre qual marca é melhor, os exemplos que demos aqui são extremamente ilustrativos e não estamos aqui para propagar ou indicar marcas, pois não ganhamos nada para divulgar as marcas, claro que é fato , quando se entra para a categoria das DSLR, as marcas que melhor atendem os profissionais são Canon e Nikon e não nesta ordem, outras marcas como Fujifilm e Sony estão brigando fortemente por uma fatia do mercado nos últimos tempos também, mas escolha o equipamento que melhor se encaixe no valor que pense em investir e caiba em seu orçamento, pesquise, teste na pratica e não caia nesta onda de propagar marcas porque quem só tem a ganhar são elas e não você.
Espero que este artigo possa ter lhe ajudado e esclarecer muitas duvidas e lhe ajude na escolha do seu novo equipamento ou mesmo na compra de seu primeiro.
No próximo artigo estaremos dando continuidade entrando a fundo na questão sobre sensores.
Grande Abraço, muita luz nesta sua caminhada.[/mepr-show]
Tag:amador, camera fotografica