A psicologia por trás de um ensaio fotográfico
Por mais que você não seja a pessoa mais carismática do mundo, temos que admitir que quanto melhor a relação entre o fotógrafo e seu retratado, maior a probabilidade de se fazer fotos maravilhosas.
Muitas vezes, apontar uma câmera fotográfica para alguém pode ser bastante intimidador, principalmente se esta pessoa não for familiarizada com o ato de ser fotografada. Então o que fazer para ganhar a confiança do seu retratado de forma que o deixe confortável e dê o melhor de si?
Listei alguns pontos que acho importante ter em mente antes de um ensaio fotográfico. Vamos lá…
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
- Converse com o seu retratado e tente descobrir quais suas paixões. Ex: um time de futebol, uma dança, um esporte, uma filosofia. Quando conversamos com alguém sobre o que realmente importa para aquela pessoa, conseguimos tirar dela o famoso “brilho no olhar. Desta forma você ganha um pouco da confiança da pessoa, intimidade e empatia. Não estou falando que o fotógrafo deve ser falso e fingir gostar do que o seu cliente gosta, mas sim, criar uma atmosfera de confiança com a pessoa.
- Depois que você descobre as paixões dessa pessoa, fica muito mais fácil buscar a profundidade no seu olhar na hora do clique. Então, durante o ensaio você poderá eventualmente citar algo que desperte a felicidade do seu retratado, e com certeza um melhor desempenho.
- Observe as qualidades físicas da pessoa e sempre que possível as descreva. Por exemplo: se você esta fotografando uma mulher com o cabelo bonito, elogie o seu cabelo. Diga como ficou bonito em determinada pose e explore isso nela.
- Lembre-se que você é o responsável em despertar a auto-estima do seu retratado naquele momento. Então, quando uma foto ficar boa, diga para ela o quanto esta linda! Deixe a pessoa se veja no visor da câmera, e elogie os pontos positivos. Algumas pessoas têm sérios problemas de auto-estima e se julgam feias, tente reverter isso ao máximo, sem parecer falso!
- Tente arrancar uma gargalhada sincera e quando o fizer, faça o clique! Sei que não é tão simples fazer alguém rir de algo verdadeiramente, mas se você conseguir arrancar um sorriso sincero da pessoa que esta fotografando, o resultado será muito melhor do que apenas falar: “sorria”. Outra dica é sempre pedir para a pessoa desfazer o sorriso, o olhar, a pose, e então refazer novamente para que saia com mais naturalidade. Quando mantemos uma pose ou expressão por muito tempo a tendência é ficarmos meio “robóticos”, então o ideal é sempre que possível estar em movimento.
[/mepr-show]
Tag:ensaio