Guia de utilização de filtros graduados de densidade neutra
Olá leitor Premium do Fotografia-DG.
Mais um artigo este mês e desta vez vamos explicar mais sobre os filtros de densidade neutra graduados.
Filtro de densidade neutra graduado circular Filtro de densidade neutra graduado retangularOs filtros de densidade neutra graduados (GND ou DNG) são diferentes dos filtros de densidade neutra pelo fato de não apresentarem o escurecimento em toda sua extensão. Eles podem ser circulares como na figura da esquerda ou retangulares e podem ter diferentes intensidades de redução de pontos de luz. (EV, f/stops). Além disso eles podem ser “suaves” (soft) ou mais “duros” (hard) com a linha bem dividida como mostrado abaixo:
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
Os filtros com bordas suaves fazem com que ao fotografar por exemplo uma paisagem a graduação será mais suave não se distinguindo claramente a região onde começa o efeito e termina. Já os filtros de borda dura esta graduação ocorre de maneira abrupta e marcante.
Exemplos
Estas fotos acima foram realizadas com filtros de densidade neutra graduados retangulares. Na última foto podemos ver a principal vantagem de utilizar os filtros retangulares, pois os filtros circulares são rosqueados na frente da lente e não é mais possível alterar a linha, uma vez que você tenha feita a composição. Já os retangulares possibilitam você ajustar para cima, para baixo e até para os lados onde você quer que o efeito seja mais realçado.
Lembre-se também que é possível visualizar os resultados pelo liveview, colocando o filtro e vendo os resultados de maneira instantânea.
Os filtros de densidade neutra graduados duros são mais utilizados em cenas por exemplo como a imagem acima do Pier, pois tem uma linha divisória bem clara entre o céu e o mar. Em cenas onde a linha do horizonte não é tão bem definida, ou tem outros elementos na frente, você pode utilizar os filtros de densidade neutra graduados suaves.
Alguns estão se perguntando se é possível utilizar este mesmo “efeito dos filtros” no Lightroom ou Photoshop. Sim, é perfeitamente possível realizar estes efeitos em pós-produção, porém em muitas situações onde o contraste é muito alto (um céu ensolarado e uma região no primeiro plano em sombras) onde devido ao grande alcance dinâmico presente na cena, você terá que fazer uma escolha em termos de exposição. Ou você expõe corretamente para a área das sombras para mostrar os detalhes e consequentemente o céu ficará estourado, ou você faz a fotometria no céu e tenta recuperar os detalhes da região mais escura em pós-processamento, ou ainda faz 2 ou 3 fotos e faz uma mesclagem em HDR (High Dynamic Range ou Alto Alcance Dinâmico). Muitas vezes se torna muito trabalhoso, e a vantagem dos filtros é já sair com a fotografia praticamente pronta.
Vamos a mais um exemplo para ilustrar esse conceito acima:
Como podemos observar, ao utilizarmos o filtro de densidade neutra, equilibramos a luz na cena e ainda conseguimos um pequeno efeito de movimento na água.
Lembrando que temos várias graduações para os filtros, desde 0.3 (1 ponto de luz, EV ou f/stop) até mais de 1.2 (4 pontos de luz!) e inclusive é possível empilhá-los para escurecer ainda mais a área clara.
Quer saber mais informações sobre filtros de densidade neutra graduados, com muito mais detalhes, mais imagens, passo a passo? Agora você já pode adquirir o mais completo livro digital de fotografia de longa exposição disponível no mercado brasileiro, é só clicar aqui.
Se tiverem mais sugestões e quiserem comentar suas experiências, fiquem à vontade.
Abraços a todos e até a próxima! [/mepr-show]
Tag:Densidade Neutra, Filtros, graduados