Fotografias perfeitas e contos de fada
Mesmo sendo fotógrafa lifestyle “assumida”, muitas vezes me deparo com questionamentos dos clientes quando estamos nos organizando para um ensaio. Não querem fotografar em casa, porque está bagunçada. A varanda está com rachaduras, melhor não registrar. O cabelo não está impecável. A roupa não está passadinha. A criança está com machucadinho no rosto. Tudo isso sendo dito como impeditivos para as fotos, ou como coisinhas para arrumar no photoshop depois.
Algumas pessoas se recusam a fotografar em suas casas porque dizem que os apartamentos são pequenos, não são “casas de revista” como as que eu “geralmente fotografo”. Mal sabem elas é que as tais casas de revista que vêem no blog, na verdade são sim em apartamentos pequenos. Mal sabem que é possível fazer fotos incríveis em qualquer cantinho. E mais do que isso, que é possível fazer fotos VERDADEIRAS, no SEU próprio cantinho. E fica lindo!
Parei para refletir sobre o que as minhas fotografias realmente causavam nas pessoas quando eram vistas. Perguntei para algumas pessoas próximas e consegui palavras como espontâneas, vivas, alegres, amorosas… Fiquei feliz com o feed back, mas fiquei pensando: e será que a vida é sempre assim?
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
É claro que não precisamos fotografar momentos constrangedores ou tristes demais, mas podemos tentar capturar um pouco mais do dia-a-dia das famílias nas nossas fotografias.
Enxergar na rotina, o belo. O amor logo pela manhã no café com bom dia. Ou o beijo de boa noite com mamadeira e pijaminha. A vida não é um conto de fadas. E mesmo que fosse, tem muito mais no conto do que apenas colocar vestidos brilhantes e conhecer o príncipe, não é mesmo?
Sempre que consigo expor essa vontade aos clientes, acabo conseguindo fotos que, na minha opinião, terão muito mais significado daqui alguns anos.
A cada ensaio, olho para o conjunto de fotografias e penso: qual delas me faria chorar de emoção daqui há 20 anos?
Desde então, parei de me preocupar com cenários exagerados, roupas impecáveis, fotos de revista e famílias-margarina. Me sinto muito mais feliz com a minha fotografia hoje em dia, sabendo que ela tem um propósito maior.
Gostaria de deixar claro que de maneira alguma acho que as fotografias em estúdio, com cenários e adereços sejam menos importantes. Só digo que as mais simples me encantam mais. Vou seguir nesta missão enquanto eu puder.
Reuni para vocês alguns casos de fotos que me emocionam, pela sua simplicidade e pelo sentimento que eu imagino que terão lá na frente.
[/mepr-show]
Espero de alguma forma ter inspirado vocês a fotografar além dos sorrisos e roupas perfeitas! Fotografia é para ser vivida. E é para sempre!
Até o próximo artigo.
Tag:Lifestyle