Fotografias de longa exposição sem o uso de filtros
Hoje vou explicar como fazer fotografias de longa exposição durante o dia sem o uso de filtros de densidade neutra :)
Olá leitores do Fotografia-DG.
Gostaria de presenteá-los com essa dica nova para fazer fotografias utilizando a técnica de longa exposição e do software Photoshop.
Como tenho dito nos artigos anteriores, a fotografia de longa exposição é um dos meus gêneros favoritos que gosto de utilizar em meu trabalho. Seja pelo efeito surreal, seja por ser parte de uma filosofia pessoal de vida, à qual busco introduzir o elemento tempo nas imagens.
É preciso paciência para este tipo de fotografia e um certo investimento em filtros de densidade neutra, mas nesse artigo eu vou mostrar como você pode fazer fotografias em longa exposição sem utilizar nenhum filtro, mesmo durante o dia e com o tempo de exposição que você quiser. Duvida? Então continue lendo.
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
É possível fazer fotos em longa exposição mesmo durante o dia sem filtros de densidade neutra com uma técnica parecida com a técnica de rastro de estrelas (star-trail), onde você irá fazer várias fotos sequenciais (sem intervalo de tempo entre elas) e depois processá-las no Photoshop.
Mesmo sem o filtro de densidade neutra, você ainda irá precisar de um tripé, ou algum elemento que não deixe sua câmera se mover, mas em um próximo artigo vou ensinar uma dica para você fazer fotos em longa exposição sem tripé :) (surpresa… aguardem).
E com relação ao filtro de densidade neutra graduado? Será que você também precisa de um? A resposta é não. Hoje em dia, com os alcances dinâmicos das câmeras cada vez se expandindo mais e com recursos de filtro graduado em softwares de pós-processamento, o investimento nestes filtros se torna opcional.
O único filtro que você realmente vai precisar e cujo efeito não é possível ser simulado em softwares de edição é o filtro polarizador.
Você deve estar se perguntando: Mas se nenhum destes filtros são necessários, então porque você investiu em todos estes filtros? A resposta é simples: Tudo o que eu puder evitar ficar na frente do computador eu evito. Eu prefiro investir e ganhar mais tempo fazendo aquilo que eu gosto, que é estar nas paisagens fotografando do que estar sentado em frente de um computador. Não existe certo ou errado aqui, apenas uma escolha entre ter ou não ter os filtros. Mas como existe essa possibilidade resolvi detalhar melhor aqui como pode ser feito.
Como fazer?
Como comentei anteriormente, primeiramente, faça a sua composição já imaginando o efeito que a longa exposição vai ter sobre a foto (seja o movimento das nuvens, seja o efeito névoa na água, ou pessoas desaparecendo, etc…), em seguida verifique qual o tempo de exposição que você pretende deixar para ter o efeito desejado. Vamos supor neste exemplo 30 segundos.
Faça a fotometria, certifique-se de que o tripé esteja bem posicionado e a câmera estável. No resultado no caso do exemplo é ISO 200, f/8 e v= 0,8s. A partir desse ponto você sabe que terá que fazer uma conta: 30 dividido por 0,8 para saber o número de fotos. (Resulta em 37,5 fotos, ou seja, faça 38 fotos pelo menos). Essas fotos devem ser sequenciais, sem intervalos entre elas. Para isso, sugiro o uso no modo de disparo contínuo, ou se tiver um disparador, trave ele e conte as fotos.
Após feitas as fotos, importe para o Lightroom e em seguida abra o Photoshop e vá em arquivo> scripts>carregar arquivos na pilha
Uma caixa de diálogo se abrirá
Clique em Procurar…
E em seguida selecione todas as fotos que você fez daquela sequência, não esqueça de clicar nos dois checkboxes acima.
Você verá as camadas empilhadas e já alinhadas:
Em seguida clique em camada>objetos inteligentes>modo de pilha> Valor médio
Este processo irá renderizar as imagens na pilha em um objeto inteligente como uma única imagem como se fosse uma exposição de 30 segundos.
Veja o resultado abaixo:
Detalhe: A foto ainda está sem nenhuma edição e você pode inclusive importar arquivos raw para este processo, que irá gerar um novo arquivo tiff ou psd, por exemplo, ao qual você poderá fazer seu tratamento e edição se assim o desejar.
[/mepr-show]
Aqui um exemplo de edição básica feita no Lightroom:
Principais vantagens desse método:
- Você pode conseguir tempos de exposição maiores do que com uma única imagem.
- Pode escolher posteriormente o efeito que você quer (mais ou menos tempo de exposição)
- Reduz o nível de ruído e também os hot pixels (várias exposições curtas produzem muito menos ruído do que uma só exposição longa)
- Reduz o problema de vinheta, pois não está utilizando filtros de densidade neutra
E as desvantagens:
- Se você é um “purista” que gosta de captar em uma única fotografia, pode ser que você não goste desta técnica
- É necessário o conhecimento de Photoshop, apesar do passo a passo mencionado neste artigo
- Você vai ter que passar mais tempo em frente ao computador editando a foto
Esta técnica pode ser utilizada quando você quer valores bem altos de exposição, como eu comentei, de vários minutos, até horas e também é útil quando você quer aumentar a chance de não perder aquele momento exato quando as luzes estão mudando rapidamente (por exemplo ao entrar e sair nuvens, aparecer e desaparecer os raios de sol), se você fizer várias capturas com tempos mais curtos, você ainda pode salvar uma das imagens com um “momento decisivo” dentre as várias imagens feitas.
Você ainda pode utilizar esta técnica mesmo com filtros de densidade neutra de valores menores, por exemplo um filtro ND de 3 ou 6 pontos, pois apresentam menor vinheta que os de 10 ou 15 pontos por exemplo.
É possível fazer uma combinação de várias fotos de 2 minutos com os filtros ND e depois mesclá-las em uma única de 1 hora por exemplo e criar assim efeitos mais surreais. As possibilidades são infinitas
Se você quer saber mais sobre fotografia em longa exposição, é possível adquirir o meu e-book neste link.
Se você gosta do assunto e quer aprender mais sobre fotografia de paisagens e longa exposição, eu estarei ministrando um workshop na praia de Boiçucanga, litoral norte de São Paulo nos dias 6, 7 e 8 de outubro. Clique aqui para fazer sua inscrição. Neste momento só tenho mais 2 vagas para esta turma. Maiores informações podem ser encontradas aqui.
Se tiverem mais sugestões e quiserem comentar suas experiências, fiquem à vontade.
Abraços a todos e até a próxima!