Fotografias de longa exposição com o uso de drones
Olá leitor do Fotografia-DG.
No artigo de hoje, vou explicar como fazer fotografias de longa exposição com o uso de drones. Além disso vou também dar várias dicas que vão te ajudar muito na hora de se preparar para fazer fotos assim.
Mas como fazer fotografia de longa exposição com um drone? E o vento? E a estabilização? Será que é mesmo possível fazer uma foto em longa exposição sem que saiam tremidas? Qual é o segredo?
Como eu tenho comentado em artigos anteriores, a fotografia de longa exposição é um dos meus gêneros favoritos que gosto de utilizar em meu trabalho tanto pelo efeito surreal ou mesmo quando tenho a intenção de trabalhar com o elemento temporal nas imagens.
É preciso paciência e tempo e em se tratando de uso em drones é necessário bastante prática e preparação, pois quando se está voando com o drone a duração da bateria normalmente fica entre 20 e 30 minutos e é pouco tempo para você subir com o drone, encontrar uma composição que te agrade e ajustar os parâmetros de ISO e velocidade quando se está fotografando em longa exposição.
Assim como as fotografias feitas durante a luz do dia com câmeras DSLR em longa exposição são utilizados filtros de densidade neutra para poder reduzir a intensidade da luz e consequentemente a velocidade do obturador ou o tempo de exposição para níveis que consideramos os efeitos da longa exposição perceptíveis.
Durante a noite, devido a luminosidade vale o mesmo conceito que as fotos feitas durante o dia, porém sem a necessidade dos filtros de densidade neutra.
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Equipamentos necessários e procedimentos
Você vai precisar de um drone que tenha a configuração manual e que consiga pelo menos controlar a velocidade do obturador no mínimo para 2 segundos. Existem drones que conseguem até 8 segundos (Caso do drone da marca DJI – Mavic Pro, Phantom 4 Pro e DJI Inspire). No momento não conheço drones que consigam mais de 8 segundos, mas nada impede de fazer um empilhamento de fotos (fotos sequenciais de vários segundos caso queira um tempo maior). Se alguém souber posta nos comentários!
Certifique-se de que a velocidade do vento não esteja muito alta. Ideal que esteja abaixo de 15km/h, caso contrário, é mais uma variável que pode afetar sua imagem final, fazendo com que ela saia tremida.
Eu costumo utilizar um programa para verificar as condições do voo, chamado UAV Forecast, é bem simples de utilizar e gratuito. (Disponível para Android e iOS)
Observe que a tela já te dá as condições atualizadas em função do local onde você está ou você pode selecionar o local também:
Observe que mesmo que ele esteja verde para o vento a 25km/h o ideal é que esteja abaixo de 15km/h para fotografias em longa exposição. Estes dados foram obtidos em testes que eu fiz com o drone Mavic Pro. Cada drone pode ter uma condição diferente, esta é só uma base para que se tenha uma idéia.
Como recomendação procure utilizar tempos de exposição até 2 segundos e não mais que isso. As chances de perder a foto são maiores devido a instabilidade no ar, mesmo com o Gimbal calibrado e perfeitamente estável, uma rajada de vento e ele vai tentar autocompensar, produzindo um tremor em sua foto.
Utilize o modo Tripod (Tripé) se o seu drone tiver este modo de ajuste. No modo tripé (Tripod Mode) o seu drone vai ficar muito mais estável (e mais lento também), pois tanto a velocidade e reação e os ganhos de sensibilidade do controlador PID ficarão mais lentos (é o que queremos – simular um tripé mesmo quando estiver no ar).
Procure fotografar em modo RAW (DNG) ou RAW+JPEG no caso de alguns drones da DJI, pois é possível trabalhar melhor com a foto em pós-processamento e edição da imagem para conseguir os efeitos que você quer.
Procure também utilizar o histograma do seu drone.
Espere o drone se estabilizar antes de fazer a foto. Assim que o drone chegar na posição e você girar para ajustar sua composição, espere ainda alguns segundos antes de clicar para fazer a foto, pois o sistema de autocompensação do gimbal pode ainda estar corrigindo a posição e a foto pode sair tremida.
Sempre utilize o ISO o menor possível (ISO100 no caso do MavicPro), pois mesmo em ISO 320 já é perceptível o ruído devido ao pequeno tamanho do sensor e em seguida ajuste a velocidade.
Outra recomendação é ter pelo menos 3 baterias para seu drone completamente carregadas, as vezes você pode estar fotografando com um filtro de densidade neutra de 2 stops e a condição de luz muda e fica mais forte e você percebe que não consegue mais fazer a foto a não ser que troque por um filtro mais escuro. Você terá que descer o drone, substituir o filtro de densidade neutra e subi-lo novamente. Tudo isso vai fazendo com que a duração da sua bateria vá diminuindo, portanto não é má idéia ter baterias reservas.
Quando for fotografar durante a luz do dia, utilize filtros de densidade neutra específicos para drones. No meu caso optei pelos filtros da Polar Pro (não sou patrocinado) pois pelas resenhas que li de pessoas que já utilizaram estes filtros me pareceram ser os melhores, pois eles não afetam a calibração do gimbal ao inicializar o drone, têm um peso muito baixo e cumprem muito bem a função.
Existem diversos tipos de filtros de densidade neutra para drones. Existem os da série cinema – Vivid Collection que além de serem densidade neutra também são polarizadores no mesmo filtro, o que melhora mais ainda o contraste de suas imagens e também remove reflexos indesejados (por exemplo superfícies com água). A sugestão é ter um kit (partindo desde ND4 até ND64), pois assim você estará coberto para as mais diversas situações de luz (sol a pino, por do sol, dia nublado, etc…). Não são filtros baratos, mas eu prefiro investir em um elemento de qualidade que vou colocar na frente da câmera do meu drone, que já sofre por não ter a mesma resolução/tamanho do sensor/alcance dinâmico que uma DSLR, do que colocar qualquer porcaria que vai arruinar ainda mais as fotos, principalmente por causa do meu uso que é também para vídeo.
Agora vem a pergunta, como eu giro o filtro polarizador quando o drone está no céu?
Se você optar por um filtro polarizador como estes da Polar Pro, não tem como você girar eles quando já estiverem colocados na frente da lente do drone. Sendo assim, utilize seus próprios olhos para fazer isso. O que eu fiz foi o seguinte: Para a máxima polarização do filtro (onde ele escurece bem o céu e remove mais intensamente os reflexos) eu fiz uma marcação com uma caneta no filtro, na parte superior, olhando através do filtro. Assim quando eu colocar o filtro no drone e quiser colocar na posição mais polarizada é só colocar a marcação para cima.
Se você não viu este outro artigo que fiz, sugiro que dê uma olhada: 7 dicas para fazer fotografias incríveis de longa exposição, onde eu menciono:
- 2 pontos de luz = 22 = 2 x 2 = 4 = ND4
- 3 pontos de luz = 23 = 2 x 2 x 2 = 8 = ND8
- 4 pontos de luz = 24 = 2 x 2 x 2 x 2 = 16 = ND16
- 6 pontos de luz = 26 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64 = ND64
Pelos testes que fiz, acredito que ND64 já é suficiente para conseguir longas exposições até 8 segundos durante as horas mágicas (nascer e por do sol) dependendo do ângulo que se está fotografando. Caso deseje um tempo menor (entre 1 e 2 segundos) logo antes do nascer do sol, ou após o por do sol ao fotografar uma paisagem por exemplo você pode utilizar um ND16 ou até um ND8, é questão de testar, não tem uma regra. Experimente diferentes tempos de exposição para conseguir o efeito que deseja. Para fotografar cachoeiras por exemplo, utilize entre 1 e 4 segundos no máximo, dependendo do local da cachoeira um filtro ND4 já é suficiente. Para fotografar as ondas do mar batendo nas pedras por exemplo, dependendo da altitude 1 segundo já é bastante tempo.
Sempre tenha em mente que o ideal é já ter uma idéia do que você pretende fotografar ao voar com seu drone, além disso primeiramente sobrevoe a região que você visualizou a composição e faça medições com o drone antes de colocar o filtro se possível, para ter uma idéia de quantos pontos de luz ou f-stops serão necessários serem reduzidos. Com o tempo e prática você já vai saber qual filtro utilizar.
Um outro ponto a se lembrar é quando você for fazer fotos com vista estilo bird’s eye (ou olho de pássaro) aquelas em que você vê diretamente paralelo ao chão, com a câmera do drone totalmente virada para baixo, é que quanto maior a altitude, menor a probabilidade de sua foto sair tremida. Sim, parece óbvio, mas é importante lembrar que se sua foto está saindo um pouco tremida, veja se dá para subir um pouco em altitude e com isso minimizar a chance de tremer a foto, pois a percepção de um objeto mais distante estar tremido é menor do que um objeto próximo.
Já na próxima foto:
Tela do aplicativo da DJI (DJI GO 4) no momento da captura desta outra foto abaixo:
E para finalizar, lembre-se sempre de fazer o Check-list da sua aeronave e checar as condições climáticas antes de voar com seu drone, verifique a legislação local, cuidado com a altitude máxima permitida pela lei e tenha certeza de ter toda a documentação necessária (Registro na ANAC, ANATEL, Autorização de voo, seguro RETA, etc…) principalmente se o seu uso for profissional.
As fotografias de longa exposição com o uso de drones abrem novas possibilidades para fotos na cidade, na praia ou no campo, agora é sair e ir fotografar.
Se tiverem mais sugestões e quiserem comentar suas experiências com seus drones, fiquem à vontade.
Abraços a todos e até a próxima! [/mepr-show]
Tag:drone, drones, Longa exposição