Como utilizar longa exposição para fazer as pessoas desaparecerem da foto
Hoje gostaria de mostrar em mais detalhes para vocês algumas formas de eliminar pessoas de sua fotografia sem ter que recorrer ao Photoshop, utilizando para isso algumas técnicas de fotografia de longa exposição.
Muitas vezes acontece de estarmos viajando e pensamos em fazer uma foto de um lugar turístico e queremos a missão que parece impossível num primeiro instante de fotografar a paisagem ou a arquitetura da cidade, mas sem ninguém na foto; e ainda para piorar o lugar está tão cheio que não tem algumas pessoas na foto, mas centenas ou milhares! As vezes a situação se torna tão caótica que mesmo tentar removê-las em pós-produção com Photoshop ou qualquer outro software de edição de imagens, se torna uma tarefa extremamente penosa, extenuante e difícil.
Saiba que é possível utilizar de técnicas de fotografia de longa exposição para conseguir esse efeito desejado.
Vou descrever em forma de passo a passo para facilitar o leitor, mas o mais importante é que você aprenda a técnica e utilize-a da forma que achar mais conveniente para o seu tipo de fotografia.
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
1 – Encontre a composição adequada
O primeiro passo é encontrar o local ou a composição que lhe chamou a atenção ou o que você sentiu ou quis dizer com aquilo. Pode ser no caso do exemplo abaixo, um local conhecido em Nova York (proximidades do Flatiron Building) ou até na praça da Sé, na região central de São Paulo, ou ainda uma cachoeira com alguns visitantes.
Foto: Flatiron, Nova York – ©2015 Ale Rodrigues (Foto da esquerda: ISO 50, f/11, 30s – filtro ND de 6 pontos) (Foto da direita: ISO 50, f/11, 252s – filtro ND de 10 pontos)
A intenção aqui é fazer desaparecer as pessoas, portanto ao compor sua imagem, imagine ela sem a presença das pessoas. Esse processo de visualização é muito importante para que o resultado saia da maneira que você espera.
2 – Utilize um tripé, um disparador remoto e filtros ND
Em seguida é hora de fazer uma foto de teste, fotometrando normalmente a cena, COM a presença das pessoas indesejadas. Essa primeira foto, não é em longa exposição, mas sim em exposição normal da cena. Ela serve para você conferir se sua composição está de acordo com o que deseja e imaginando como seria sem as pessoas. Coloque a câmera no tripé e o disparador.
Foto: Pirâmide do Louvre ©2016 Ale Rodrigues (ISO 100, f/11, 1/30 s)
Se estiver um dia ensolarado, muito provavelmente será impossível realizar uma fotografia em longa exposição sem o uso de filtros de densidade neutra (Filtros ND). Para mais informações sobre dicas de fotografia de longa exposição diurna, recomendo a leitura deste artigo. Portanto é desejável que se tenha um filtro de densidade neutra caso tenha interesse em fazer este processo durante o dia e sob a luz do sol, dê preferência para filtros que reduzem 10 pontos de luz ou mais. (Se tiver condições de ter um de 10 e um de 6 pontos isso irá facilitar caso queira deixar maior o tempo de exposição sem ter que alterar a profundidade de campo desejada)
Se for num período noturno, ou no crepúsculo, as condições de luminosidade da cena estarão mais propícias a se fazer a foto sem o uso de filtros de densidade neutra.
3 – Entender o movimento das pessoas
Foto: Grand Central Terminal – USA – ©2014 Ale Rodrigues (ISO3200, f/14, 1/8 s), sem filtro
Invista um tempo em analisar o movimento das pessoas. A maioria está andando devagar, passeando ou passando rapidamente pela cena? Isso irá influenciar no tempo de exposição que você deverá deixar, de modo que as pessoas “sumam” da sua imagem. Quanto maior o tempo que elas permanecem na cena, maior o tempo que você deverá deixar o obturador aberto e vice-versa. Com um pouco de prática você conseguirá entender como os tempos de exposição afetam o quanto as pessoas irão “desaparecer” da cena.
4 – Colocar o filtro ND, modo Bulb e disparar
Em seguida após ter feita a composição e ter feito o foco onde deseja, coloque o filtro ND, mude para modo Bulb e fotografe, lembrando de calcular qual será o tempo ao se utilizar o seu filtro ND.
Foto: Pirâmide do Louvre II – Paris, França – ©2016 Ale Rodrigues (ISO100, f/11, 121 s), filtro ND de 10 pontos. Pensei que as pessoas do lado esquerdo fossem sair, mas praticamente não se mexeram nesses 2 minutos de exposição. Observem que também tem alguns rastros “fantasmas” de umas pernas no lado direito.
DICA: Se tiver uma pessoa na sua composição que está parada e você perceba que ela não vai sair tão breve, convém esperar um tempo maior para que ela saia, ou mudar a sua composição para que ela não saia.
5 – Avaliar resultado e se necessário refazer com maior tempo de exposição
Conforme forem os resultados, avalie se as pessoas ainda estão presentes na foto, se ainda há rastros do tipo “fantasma” e dependendo como for o resultado, aumente o tempo de exposição. Para aumentar o tempo de exposição, você pode colocar mais filtros ND.
Foto: Pirâmide do Louvre III – Paris, França – ©2016 Ale Rodrigues (ISO100, f/11, 131 s), filtro ND de 10 pontos. – Foto final, praticamente sem a presença dos transeuntes, e adicionado a isso o efeito do movimento das nuvens acima (vento) próximo ao por do sol.
Se tiverer algum comentário ou dúvida, terei o maior prazer em responder.
Abraços a todos e até o próximo artigo! [/mepr-show]
Tag:Longa exposição