
Como fotografar a lua
O artigo de hoje será sobre como fotografar a lua. Simples assim, ou será que tem algum segredo?
A lua e seus encantos… neste artigo vou mostrar como você pode fazer ótimas fotos da lua, a grande maioria das dúvidas é com relação a fotometria, em muitos casos com a lua saindo estourada (um círculo branco).
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
O que você vai precisar em termos de equipamentos?
Uma câmera de preferência uma DSLR para conseguir melhores resultados
As câmeras DSLR possibilitam um nível de ruído menor que um sensor de smartphone por exemplo, além de permitirem lentes teleobjetivas que conseguem mostrar a lua em tamanho maior, devido ao zoom ótico. Pode ser sensor com fator de corte ou câmeras full frame. Aliás, o sensor com fator de corte 1.6 (Canon) ou 1.5 (Nikon) fazem com que a imagem da lua saia ainda maior.
Dica extra: Fotografe em RAW, para ter mais liberdade criativa ao editar a foto no seu computador
Uma lente teleobjetiva
As lentes teleobjetivas com distância focal até 200mm possibilitam ver a lua em um tamanho pequeno ainda, sendo o ideal quanto maior a distância focal melhor (mais detalhes da lua e em maior tamanho você conseguirá visualizar ela), o recomendável é pelo menos 500mm para conseguir ver bem as crateras e detalhes. (Em um corpo com fator de crop 500mm é o equivalente a 800mm!)
Um tripé
Se você estiver utilizando lentes do tipo 400mm para cima, não vai ter muito jeito mesmo de fazer a foto sem o tripé, devido ao peso da lente. Mas mesmo com as lentes 200mm o recomendável é colocar a câmera em um tripé para evitar que a foto saia tremida e a lua perca nitidez. Sim, é possível fazer foto da lua sem tripé, mas dê preferência a um tripé.
Dica extra: Se a sua lente tiver estabilizador de imagem (IS, OS ou VR) desligue essa função ao utilizar o tripé, pois se ficar ligado fará com que sua lente / câmera vibrem, deixando a foto tremida e a imagem sem nitidez nenhuma.
Disparador Remoto ou temporizador
É preciso mesmo um disparador remoto por cabo ou sem fio? É recomendável também, mas se você não possui um, pode utilizar o temporizador da câmera, deixando em 2 ou 10 segundos para disparar após você compor a foto.
Agora que você já sabe quais os equipamentos recomendados, vamos para a parte de ajustes e configurações da câmera.
Foco automático ou manual?
Procure utilizar o liveview (LCD traseiro) de sua câmera, desligar o foco automático e ajustar o foco manual com o liveview ligado e ampliando (zoom) até você conseguir ver a superfície da lua. Neste ponto ajuste o foco para deixar a lua bem nítida e depois desligue o liveview se quiser.
Modo de medição
Utilize para fotografar a lua o modo de medição “spot metering” ou pontual. Isso fará com que o leitor da sua câmera faça a fotometria somente na lua e não na cena inteira o que pode enganar o fotômetro e escurecer a lua.
Agora com os ajustes feitos, podemos ir para a parte da fotometria, ou seja, qual ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma eu devo utilizar?
ISO
Sugiro começar pelo ISO mais baixo possível (ISO 100 por exemplo) para conseguir uma imagem sem ruído digital
Velocidade do obturador
Neste caso a sugestão é começar com 1/250 e ajustar conforme a fotometria. Lembre-se que a lua se move de maneira rápida no céu, se utilizar velocidades muito baixas ela vai sair borrada, além disso ela é um reflexo natural do sol, portanto não estranhe esses valores para conseguir uma boa fotometria.
Abertura do diafragma
Procure começar entre f/8 e f/11 e ajuste conforme a fotometria. Começar com f/11 também ajuda a garantir a nitidez devido a maior profundidade de campo.

Muitas vezes, ao fazer a fotometria correta para a lua, a foto da lua isolada como as primeiras fotos deste artigo é um clichê, fotos muito comuns e nem um pouco interessantes, mas elas servem para você aprender a fotometrar e fotografar corretamente a lua. Se você nunca fotografou a lua tente fazer essa foto como ponto de partida para aprender mesmo.
Em seguida procure explorar melhores composições, como por exemplo você pode adicionar nuvens passando na frente da lua, ou um avião quando estiver bem no meio dela.
A melhor hora para fotografar a lua é logo que ela nasce, quando está bem perto do horizonte, normalmente ela parece maior e também é possível adicionar mais elementos à sua composição como prédios, árvores, pessoas, e tudo que sua imaginação permitir.
O que vale nessa hora é ter criatividade.
É possível também e até recomendável fazer várias fotos com EV’s diferentes (-1, 0 e +1) por exemplo, pois dependendo da composição que você fizer a lua pode ficar bem fotometrada, mas os prédios ou árvores podem ficar muito na silhueta, e é aí que você pode fazer uma fusão de imagens fazendo 2 fotos. Uma foto exposta para a lua e outra foto exposta para o primeiro plano ou para a cena que está tentando compor com a lua. Não há regras! Só criatividade!

Se tiverem mais sugestões e quiserem comentar suas experiências e o que acharam do artigo só comentar abaixo.
Abraços a todos e até a próxima! [/mepr-show]
Tag:fotografar a lua, lua