Alinhamento e espaçamento na diagramação de álbuns
Colocar as imagens em uma lâmina não pode ser somente ir “jogando” as imagens nos espaços em branco (ou outra cor que desejar de fundo). Existem algumas regras de design para dar harmonia, simplicidade, facilidade de leitura e impacto ao espectador.
É ideal seguir um ritmo do começo ao fim de cada projeto, com a ideia inicial de espaçamento e alinhamento determinados para o trabalho.
Existem alguns diagramadores que dizem que cada lâmina é uma nova criação e que o espaçamento e alinhamento diferentes entre as imagens não faz diferença (Será?). São opiniões e você poderá ter a sua própria… o que é muito bom!
Sempre digo que é melhor conhecer os caminhos para poder escolher melhor o que se encaixa com o seu gosto e principalmente do cliente (afinal ele quem paga nosso trabalho).
Mas afinal o que é espaçamento e o alinhamento?
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
Espaçamento nada mais é do que a distancia entre as imagens e também a distancia entre imagem e borda da lâmina. Você pode deixar um espaçamento pequeno, médio ou grande. Isto também vai conferir um diferencial em seu design.
Espaçamento grande entre imagens e bordas recebe o nome de espaço de respiro ou espaço negativo. Espaçamento este que muitas vezes gera a famosa pergunta do cliente: Por que não colocou mais fotos aqui?
Lembre-se que o seu cliente, geralmente, é um “analfabeto visual” e cabe a você orientá-lo, ou não, sobre como o layout ficará mais harmônico e suave com o espaçamento e que todas as fotos muito grudadas darão um ar “sufocante” ao layout…
Veja a imagem abaixo sem os espaçamentos.
Imagine agora um álbum inteiro com as imagens ocupando todos os espaços das lâminas. A apreciação do layout ficará muito densa, cansativa, chata e desinteressante. (Ruim mesmo, né?)
Veja agora o layout com o espaço de respiro e espaçamento igual entre as imagens.
Costumamos dizer que neste layout as imagens parecem quadros expostos em uma galeria.
O espaçamento entre as imagens com mesmo distanciamento confere ao seu design uma consistência visual durante todo o álbum, trazendo ao espectador clareza e suavidade na visualização das imagens não desviando a atenção para detalhes sem significado no layout.
Sofisticação, modernidade, minimalismo, o tão falado: “Menos é mais”, é aí que vamos chegar aplicando os espaçamentos e espaço de respiro.
Sem um espaçamento igual entre as imagens você irá mostrar inabilidade visual até mesmo para um cliente que não entende de design.
Lembre-se que todos nós temos referências visuais com sites, revistas, jornais, livros, etc… Estes meios de comunicação são produzidos por profissionais (as vezes não) que tem uma vasta educação visual.
A mesma importância devemos dar também ao alinhamento das imagens.
Veja nos exemplos abaixo como ficariam páginas com imagens desalinhadas e espaçamentos diferentes.
(Imagem 3b – A linha vermelha mostra o desalinhamento e
os quadrados em cinza as diferenças de distâncias em pixels)
Não é preciso dizer (mas eu vou)… Como ficaram estranhos e com cara de amadores estes layouts acima, certo?
Além da falta de alinhamento temos também nas imagens acima espaçamentos totalmente desforme e sem cadência.
Um pequeno desalinhamento e diferenças de espaçamento irão deixar uma pior impressão ao expectador do que grandes diferenças entre estes espaçamentos (chamado de contraste).
Se deseja ter grandes diferenças entre espaçamentos e alinhamentos, mostre ao seu espectador que você realmente teve intenção de fazer isso e que não é um engano, erro ou inabilidade.
Veja a intenção de grandes espaçamentos na imagem abaixo:
Um álbum que cause impacto deve possuir diversos ingredientes e cuidados para atrair, engajar e conquistar o olhar de seu cliente e um detalhe pode fazer a diferença entre o cliente fechar o trabalho com você ou não. [/mepr-show]
Tag:diagramação