Ajuste x Manipulação na Diagramação de Álbuns
Para a maioria das pessoas ajustar e manipular são sinônimos, no que se refere a imagens, e o mais incrível é que existem muitos profissionais se confundindo também. Você diz para seu cliente que todas as fotos que ele escolher para o álbum serão tratadas e quando ele recebe a prova do layout da diagramação ele reclama: “ei, você disse que faria o tratamento das fotos, mas meus braços e cintura continuam fora de forma e minha mãe continua com a pele fora do ideal!” – Porém, as fotos foram sim devidamente tratadas, infelizmente para seu cliente, não foram manipuladas.
Tratamento se refere aos ajustes de brilho, contraste, temperatura das cores; são ajustes técnicos com o objetivo de melhorar a imagem, enquanto que manipular uma imagem tem como objetivo altera-la; manipular é o próximo passo, manipular vai além do tratamento. Então, quando emagrecemos o braço ou a cintura da noiva, “limpamos” as rugas dos mais velhos, tiramos um elemento da foto como um extintor, lixeira ou interruptor, estamos manipulando a imagem.
Não canso de repetir que conhecimento não ocupa espaço, então é realmente desanimador quando ouço um fotógrafo ou diagramador dizer que simplesmente nada sabe sobre tratamento ou manipulação de imagens. Veja, cada etapa do processo exige um conhecimento específico e penso ser muito interessante ter em nosso time profissionais capacitados para atender a cada demanda, você e eu sabemos que isso é difícil.
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
Já ouvi diagramadores e fotógrafos “profissionais”, ou seja, aquele que vive da fotografia, dizer que manipular uma imagem é para quem não sabe fotografar, uma vez que quem sabe, faz tudo no clique. Ora! Uma coisa nada tem a ver com a outra! Temos em mãos tecnologia e conhecimento para fazer coisas fantásticas, sensacionais, e se pudermos – e soubermos – fazer todas essas maravilhas com um objetivo claro, por que não?
Sempre que nos for dada a oportunidade ou uma segunda chance de fazer melhor, devemos aproveitar ao máximo e agarrar isso com as duas mãos! Muitas fotos, após tratadas e/ou manipuladas adequadamente, podem atingir a plenitude de sua beleza, força e até criar uma identidade própria de tratamento de imagem.
Existem técnicas e ideias para fazer ajustes essenciais de forma simples e rápida, pois a perda de tempo também pode ser a desculpa ideal para expor e até encadernar fotos cruas, sem nenhum ajuste. É possível ajustar as fotos que você vai colocar em seu blog ou rede social rapidamente, isso pode fazer toda a diferença em seu trabalho e na forma de expor sua arte. É possível fazer diversos ajustes, incluindo pele, no próprio Lightroom, isso é realmente um poupador de tempo!
Não há nada que justifique diagramar fotos sem o devido tratamento. São muitos os pontos que delatam um trabalho amador, e um álbum com fotos cruas definitivamente é um deles. Você pode separar as fotos selecionadas para o álbum numa pasta e no Lightroom começar pelo módulo revelação. Este módulo é um dos mais divertidos do software e é o módulo ideal para tratamento das imagens. Você pode trabalhar imagem por imagem ou trabalha-las em lote, ou seja, todas de uma vez. Se tempo for um fator complicado para você trabalhe por lote e ajuste todas as imagens de uma única vez, embora aconselho firmemente a despender o tempo necessário em cada imagem que vai para o álbum, afinal, o álbum é seu trabalho finalizado, é o resultado de seu esforço e é o que o seu cliente mostrará para amigos e familiares.
Imagine você selecionar 100 imagens e em pouquíssimos cliques ajustar o balanço de branco, exposição, os realces, sombras, claridade, vibração e saturação, além de aprimorar a nitidez e até mesmo trabalhar na redução de ruídos? Sendo possível fazer tantos ajustes importantes com poucos cliques, não há desculpas para não cuidar com carinho das imagens selecionadas para o álbum.
Com as imagens já devidamente tratadas, é hora da diagramação, e saber selecionar quais imagens que devem de estar em destaque vai tornar o álbum mais atraente. A diagramação bem preparada deve ter em consideração diversos fatores, mas coloco no topo da lista alguns conceitos de composição que vejo esquecidos e até desconhecidos por muitos. O equilíbrio é um deles, a falta de equilíbrio confunde e incomoda o expectador e deixa o visual deselegante, porém raramente o expectador consegue explicar em palavras a razão do desconforto e é quando a noiva simplesmente olha o layout e diz: não gostei. Sabe aqueles conceitos de composição que você já pode até ter estudado mas acredita que se referem apenas à fotografia? Então, experimente aplica-los também em sua diagramação! O estudo dos diversos conceitos de composição é denso mas o resultado pode fazer toda a diferença na sua próxima diagramação.
Vamos abordá-los em nossos próximos encontros. [/mepr-show]
Tag:diagramação