6 passos para revelar seu talento com fotos maravilhosas!
O primeiro passo para se tirar uma boa fotografia é conhecendo bem todas as funcionalidades da sua câmera. Ainda que você não seja um profissional, tem a possibilidade de trabalhar as suas fotos de forma a torna-las perfeitas.
Este artigo irá ajuda-lo a saber mais da sua câmera, dos programas a usar para trabalhar as suas fotos e de como apresentar um portfólio.
Além disto tudo, terá como ajuda complementar, algumas dicas nossas de livros que pode comprar para alargar o seu conhecimento.
No final de ler o artigo, basta explorar as técnicas, soltar a sua criatividade e partir em descoberta de novos trabalhos ou imagens que possam surgir.
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
1 – Leia o manual
Durante os cursos que presenciei e trocando ideias com os alunos percebi que boa parte das pessoas não conhecia o próprio equipamento. Para tirar o máximo do mesmo você precisa conhecer alguns pontos muito importantes:
[tie_list type=”checklist”]
- Detalhe no controle de foco, muitas câmeras possuem software para ajudar no foco automático mas em algumas vezes o mesmo falha bastante. Portanto observe o capitulo de ajuste de foco, reconheça as formas de foco manual, pontos de focagem e sobre a trava de foco (se o equipamento permitir). Atente que para os sensores funcionarem adequadamente no modo automático o sistema de foco vai precisar de um assunto com contraste sob pena da obtenção de foco demorar uma eternidade ou mesmo deixar a imagem sem foco (erro grave de foco). Atenção especial para pessoas, neste caso em particular, o foco agradável sempre deve ser feito nos olhos (neste caso eu gosto de utilizar foco pontual para garantir boa precisão).
- Se gosta de paisagens atente para o capitulo do controle do timer, longa exposição e trava de espelho (se for SLR). Estas funções aliadas a um tripé trazem estabilidade a imagem e nitidez soberba.
- Fuja do zoom digital. Se houver opção desligue esta função. Na pratica a ampliação é feita por software e usa algoritmos de ampliação para adivinhar pontos de imagem que não existem. Nem precisa dizer que a qualidade baixa. Portanto se deseja mais zoom faça o certo, compre uma boa lente.
[/tie_list]
2 – Fotografe diariamente
A prática leva a perfeição. Recomendo que aumente a familiaridade com o equipamento, portanto a frequência de uso é bastante importante.
[tie_list type=”checklist”]
- Conheça sua lente – Faça uma série de imagens iguais mudando apenas o f/stop. Analise o resultado do foco. Para toda a lente existe um f/stop com o máximo de foco que não será necessariamente f/22. Guarde este numero quando desejar um foco com nitidez arrasadora,
- Conheça as suas lentes – Quando sair para praticar leve a fixa 35mm ou XXmm e não troque para treinar o olhar dentro daquela distancia focal. Se for a zoom mantenha uma distancia focal fixa e faça o mesmo exercício. Depois comparte detalhadamente o resultado das diferentes distancias focais observando em especial a profundidade de campo. Para cada lente tenha pelo menos um assunto próximo um a meia distancia e outro ao infinito.
- Treine a técnica de hiperfocal para uma foto de paisagem (bom foco em todos os planos) – Este assunto é extenso e técnico mas vou simplificar propondo o seguinte exercício prático: fixe o obturador em f/11 e faça o foco em 2,5m e depois em 3m e 2m. Avalie os resultados de foco nos planos das três imagens.
[/tie_list]
3 – Crie um portfólio com o seu estilo
Se desejar destaque na fotografia observe como o mercado reconhece os fotógrafos. Normalmente grandes nomes conservam um estilo, uma forma reconhecível que lhes dá uma identidade única. Todo mundo tem seu estilo portanto praticar a lição acima é tão importante. Você vai perceber que sutilmente existe algo diferente e somente seu nas imagens e poderá então destacar esta identidade das imagens e reunir um acervo das melhores imagens. Neste ponto deve haver um esforço do tipo ligado a uma seleção que vai primar pela qualidade e não quantidade. Devem ser imagens que surpreendam e causem reação e impacto.
Alguns tipos de impactos:
[tie_list type=”checklist”]
- fotos onde prevalece apenas uma cor (exemplo campo de trigo)
- fotos contrastantes em preto e branco
- fotos em high key ou low key
- fotos de crianças, pessoas expressivas ou emoções de pessoas
- fotos de interação humana
- fotos com lentes macro
- fotos de alta velocidade
- fotos de ângulos inesperados (ex visão do chão na altura dos olhos de um gato)
- fotos de natureza exuberante
- fotos aquáticas
- fotos aéreas
[/tie_list]
4 – Siga o líder e inspire-se
Você não está sozinho, inicialmente admire e copie. O que??? Copie??? Sim, isto mesmo! Inicialmente admire alguém e copie. Copiar é uma forma de inspiração e naturalmente as pessoas colocam sua marca pessoal na cópia. Neste momento você aprende e eventualmente cria coisas novas e interessantes.
Sou fã de alguns mestres, por vezes fico nos sites admirando e pensando em como fazer esta ou aquela imagem que me agradou. Como o fotografo pensou na produção da imagem? Como foi a pose do modelo e fundamentalmente como foi posicionado as luzes. Este exercício é ótimo para percebermos e planejarmos a produção. Recomendo muito!
Como exercício, recomendo que você reproduza a imagem abaixo da mestre Annie observando a pose e luz usada. Tentem deixar iluminação idêntica. Pelo globo ocular podemos perceber que foi usado um ¨beauty dish¨ como difusor de flash na face pois forma uma bolinha branca perfeita. Existe uma sombra na lateral do nariz o que nos leva a deduzir que existe mais uma luz dura, bem lateral ao rosto da modelo.
(Como esta mulher é linda! Não canso de admirar…)
5 – Faça cursos e troque experiências
Se você estranhou os termos ou se sentiu um pouquinho por fora do assunto que abordei, este paragrafo é para você. Ninguém nasceu sabendo. Faça cursos e sobretudo troque experiência com colegas. A união faz a força. Faça um grupo de trabalho com outros fotógrafos iniciantes e compartilhe recursos de estúdio, divida custos fixos de um aluguel ou mesmo equipamentos.
Faça cursos e aprimore sempre.
6 – Estude, Estude e Estude
Vou recomendar alguns cursos iniciais que julgo importante.
Primeiro, fotografia, entender a luz e domina-la. Para isto você precisa de pratica e conhecimento. Uma ótima referência para este assunto está aqui mesmo em nosso site: www.fotografia-dg.com/loja/
[tie_list type=”checklist”]
- Livro LUZ: Ciência e Magia – Guia de Iluminação Fotográfica: Este livro não mostra apenas “como fazer”! Ele vai além. Este é um livro que descreve “como entender”. Como entender e prever o tamanho da luz, os tipos de reflexões e a família de ângulos.
- Livro Fotografia Digital – Aprendendo a Fotografar com Qualidade: Este é um dos melhores e mais completos livros didáticos sobre fotografia digital.
- Livro Iluminação – Da luz Natural ao Flash: Neste livro, o fotógrafo e autor best-seller, Syl Arena define a luz, descreve suas características (direção, intensidade, cor e contraste) e mostra como aplicar esses conhecimentos na prática.
[/tie_list]
É muito importante para mim saber o que você achou do artigo, por isso, deixe seu comentário e suas dúvidas no final da página.[/mepr-show]