3 Motivos para “se render” ao lifestyle
Se você ainda não está convencido de que a fotografia lifestyle é para você, permita-me mostrar alguns motivos para se render de vez a esse estilo maravilhoso de fotografar.
A fotografia lifestyle registra as pessoas como ela são. O bom fotógrafo lifestyle procura conhecer seus clientes, afim de fazer fotos verdadeiras, com significado, que trarão aquela sensação nostálgica para os clientes no futuro. Gosto de dizer que a fotografia lifestyle mistura o dinamismo do fotojornalismo, com a leveza e preparação da fotografia de retratos.
Vamos aos motivos para se apaixonar por ela?
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
Motivo 1: O laço com os clientes.
Para fotografar uma família em sua casa, é preciso adquirir sua confiança. Não é nada fácil abrir as portas para um desconhecido conhecer a sua vida, ver a sua casa como é no dia-a-dia. A bagunça das crianças, os brinquedos espalhados, a vida como ela é. Alguns clientes são resistentes à essa ideia e é por isso que procuro criar um vínculo com eles antes.
A cada novo contrato, marco uma reunião com os clientes aqui no meu escritório, num café ou mesmo na casa deles, para já ir conhecendo o espaço e as pessoas. Ao conversar, de forma descontraída com eles, vamos nos soltando e as ideias para o nosso ensaio vão surgindo.
O que acho maravilhoso, é que as amizades vão crescendo conforme vou fotografando as famílias e muitos deles se tornam amigos mesmo, com o passar dos anos.
Tenho grandes amizades que a fotografia lifestyle me trouxe e por isso, coloquei como motivo número 1 esses laços que criamos com os clientes. Não tem preço saber que minha fotografia fará com que guardem para sempre esses momentos em família. Eu saio feliz e inspirada toda vez.
Motivo 2: As Fotografias verdadeiras.
O que me encanta na fotografia lifestyle, é justamente o quão verdadeira ela pode ser. Nada de acessórios do fotógrafo, cenários criados para as fotos, poses prontas ou coisas do tipo. Quando vou fotografar uma família, o conhecimento que tenho sobre ela, é o único acessório que carrego.
Uma câmera na mão, uma mente aberta e um sorriso no rosto!
Cada ensaio é único, pois cada família é única. E com a nossa fotografia, podemos contar a sua história.
Já fotografei as famílias mais diversas. Se os pais curtem pedalar, é isso o que vamos fazer. Se curtem cozinhar com os filhos, jogar vídeo-game, andar de fusca, ou até mesmo se jogar no sofá para ver um filme, tudo isso se torna tema para o nosso ensaio.
Sinto que fotografar sempre uma história diferente, com atividades diferentes, me enche de criatividade. A grande vantagem é não ter um olhar engessado sobre as coisas. Como nunca sei o que vou encontrar, não consigo formar antes uma imagem de como vai ser e nem criar expectativas. Minha imaginação se obriga a fluir no dia do ensaio e a trabalhar com o que tenho à mão. E isso é ótimo!
Motivo 3: A praticidade de se fotografar em casa.
Quando se trabalha com crianças, é natural saber que todo o ensaio girará em torno dela. Os horários para começar e terminar são definidos pelo pequeno. Os intervalos para mamar, trocar, ou mesmo para cochilar…
O fotógrafo infantil deve estar familiarizado com a rotina do bebê e da criança e ter a consciência de que é obrigatório que ela seja seguida. Os pais sabem muito bem que uma criança bem alimentada e descansada se comportará totalmente diferente de uma criança irritadiça por estar com fome ou sono. Por isso sempre tranquilizo os pais deixando bem claro que seguirei à risca a rotina da criança, para que tudo dê certo no nosso ensaio.
É aí que a praticidade de fotografar na casa do cliente entra em ação. Poder parar para fazer um lanchinho na própria cozinha, sem ter de levar papinha de casa. Poder trocar o bebê com tranquilidade e segurança, tudo isso colabora para o sucesso do nosso ensaio. E tudo isso poderá ser fotografado com naturalidade.
Além disso, tudo o que está presente na casa se torna cenário. Cada objeto comprado em uma viagem, que carrega uma bagagem enorme de significados, cada quadro na parede, cada móvel que o cliente comprou, se torna parte da nossa fotografia. Fico apaixonada só de imaginar essas crianças, depois de adultas revendo essas imagens e lembrando com carinho da primeira casa em que moraram.
Eu poderia passar o dia aqui conversando com vocês sobre a paixão que tenho pela fotografia lifestyle… Não consigo resistir à uma boa dose de histórias.
Faremos isso nos próximos artigos! Deixem nos comentários os temas que vocês gostariam que fossem abordados. Vou adorar!
Um beijo e até o próximo mês![/mepr-show]
Tag:Lifestyle