Photoshop, contra ou a favor?
Todo fotógrafo que migra ou utiliza a câmera digital ao invés do filme, sempre questiona a qualidade de imagens, seja na cor, definição, contrastes ou até mesmo a nitidez da imagem, que de fato tem uma grande diferença, nas nossas “semi-profissionais”. Pois bem, como fotógrafo também me questionei sofre a tal diferença na imagem quando deixei de usar filme e passei a usar a digital, e nunca fui a favor de alterar as imagens no Photoshop, sempre dizendo que não era a real imagem que havia feito.
Conversando com uma amiga também fotógrafa, ao ver as imagens dela, perguntei como ela conseguia tamanha definição e todas as cores e contrastes que citei acima e, sem rodeios falou que usava o Photoshop para corrigir as imagens e não acreditei muito foi quando ela me enviou algumas “actions” (actions são pequenas funções que você pode programar ou já baixar na internet para que o photoshop realize em dezenas de fotografias automaticamente, sem que você tenha que fazer foto a foto) e comecei a usá-las, confesso que com muita dúvida sobre os resultados, que para minha surpresa, realmente se aproximavam muito de uma foto feita com o “velho e bom” filme.
Não sei se na imagem que está nessa coluna é perceptível a diferença, que com mínimos ajustes, melhorou e muito a imagem, não que a original estivesse ruim, mas com os ajustes ficaram muito melhor.
Após isso aceitei o Photoshop para fotos digitais para pequenas correções e hoje não deixo de ajustar as imagens digitais.
Experimente, é realmente surpreendente.
Boas fotos
“O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões emitidas
e imagens divulgadas pelos seus Colunistas”.