
Já ouviu falar de Personal Organizer?
Olá leitor do DG, eu estava com saudades suas!
Primeiro de tudo quero desejar que o ano de 2018 seja repleto de novos desafios e muitas realizações. E como quero muitos desafios para todos nós eu pesquisei novidades no mercado que pudessem agregar novas possibilidades de trabalho para nós fotógrafos.
Pois bem: já ouviu falar de Personal Organizer?
É uma profissão bem nova e promissora.
O Personal Organizer é o profissional que possui habilidades para ajudar/assessorar pessoas que não têm tempo ou paciência para organizar seus ambientes sejam pessoais ou profissionais.
Tá eu sei que você deve estar se perguntando: “E o que isso tem haver com nós fotógrafos?”.
Vou explicar: se uma pessoa contrata outra pessoa para ajudar na organização de sua casa você acha que essa mesma pessoa tem suas fotos organizadas? Bingo!
No mercado de organização eu descobri o Personal Photo Organizer. E meu amigo fotografo, acredite: tem um espaço bem interessante para nós nesse mercado. Eu fiz o WS e me surpreendi.
No último dia 23 de fevereiro estive com uma turma entendida de organização e que queria saber mais sobre a organização de fotografia. O ponto alto desse negócio em ascensão é a organização das fotos físicas ou digitais dos clientes.
Nesse WS (vou contar tudo) tive acesso á uma informação impressionante: temos em torno de 1,7 trilhões de fotos em papel que precisam ser organizadas ou que estão em álbuns mas sem a devida conservação.
O Personal Photo Organizer (PPO) é o profissional especializado em organizar, preservar, compartilhar e materializar memórias.
Zezé Zimerman é a pioneira nesse assunto aqui no Brasil. A sua empresa foi a primeira a se associar a APPO – Associação de Photo Organizers fundada nos EUA.
O WS abordou várias vertentes desse novo serviço, vou destacar os que considero mais relevantes:
- Mercado promissor: muitas pessoas ainda não conhecem esse tipo de serviço e acredito que muitas delas necessitam dele. Eu pelo menos estou precisando… rs
- Público Alvo: não temos um público alvo definido, visto que o orçamento é gerado sobre a quantidade de fotos a ser organizada, logo qualquer pessoa se torna cliente potencial.
- Cliente se tornando cliente: o seu cliente de fotografia pode ser o seu cliente para organização. No WS identificamos que uma pessoa (que pode ser o seu cliente de serviços fotográficos) pode gerar mais de 10.000 fotos digitais durante um ano.
E como ela mantém isso organizado? Esse é o nosso foco!
O item três, a meu ver, é o mais relevante para nós fotógrafos pois pode ser oferecido como um serviço adicional ao que já praticado.
Dentre os serviços que podemos oferecer aos clientes quanto PPO temos:
- organização de fotos impressas
- digitalização de fotos impressas
- organização de fotos digitais
- elaboração de álbuns ou foto livros
Você não precisa, necessariamente fazer ou oferecer todos os serviços, mas você pode gerar parcerias, aliás, parceria foi a palavra chave desse WS.
O WS explora os meios de organização através de sugestões de programas que auxiliam na identificação de arquivos duplicados, tipos de pastas, álbuns ou caixas para armazenamentos físicos e a construção de álbuns no estilo fotolivro utilizando a técnica de scrapbook digital tornando aquele álbum único e exclusivo. A exclusividade e personalização valorizam e engrandecem o trabalho do PPO.
De uma simpatia ímpar Zezé fala com clareza sobre a profissão promissora. Ela acredita que o mercado tem potencial para receber esse tipo de trabalho e sabe que o aprendizado precoce dos profissionais vai possibilitar um espaço e uma rentabilidade interessante para o profissional.
Só para termos uma ideia o cliente investe o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para receber uma visita técnica para identificar as suas necessidades e a média do valor de investimento para o projeto é de aproximadamente R$ 120,00 (cento e vinte reais) a cada 500 fotos digitais.
IMPORTANTE: o valor da visita técnica é abatido do valor total do projeto quando fechado.
Outro ponto que me chamou a atenção é a possibilidade de se trabalhar em casa e com horários flexíveis. Para os fotógrafos que possuem a semana mais livre é uma boa opção.
A Zezé tem um espaço super acolhedor e lindo para ministrar o WS, o que torna tudo leve e gostoso!
As próximas turmas acontecerão mensalmente e vocês podem conferir no site: www.zezezimerman.com.br, lá além das turmas tem outros detalhes dessa profissão promissora!
E aí, gostaram? Eu adorei e já estou colocando em prática tudo o que aprendi!
Deixe seu comentário e sugestão para os próximos artigos.
Até breve.