Gail Albert Halaban e os parisienses por suas janelas
Halaban apresenta mais uma cidade e seus habitantes através de suas janelas
A fotógrafa americana Gail Albert Halaban possui tendências voyeurísticas. Quando ela espreita pela sua janela, ela não apenas observa o mundo, mas também documenta com sua câmera para que todos vejam. Em sua primeira série, Out my window, a artista baseada em Nova York publicou uma série de momentos que capturam pessoas em suas casas de um ponto de vista distante. Agora ela retorna com uma segunda série, também em livro, entitulada Paris Views.
Para a coletânea, Halaban deslocou-se por várias vizinhanças para fotografar seus motivos através de janelas abertas. Ela envolveu ativamente seus participantes no processo procurando-os fora e pedindo permissão a fim de misturar ideias de voyeurismo e performance artística juntos. “Alguns parisienses ficaram horrorizados que (isso) pudesse ser criminoso ou imoral”, explicou Halaban. “Alguém pode supor que os franceses são mais livres ou desinibidos do que como são retratados nos filmes, mas pela minha experiência vi que eles estão muito bem resguardados sobre o que estranhos devem saber outros estranhos”.
As pessoas são apenas pequenos elementos em imagens grandes e os espectadores vão encontrar-se olhando mais de perto para para saber mais detalhes do que está acontecendo dentro dos apartamentos. Nesse sentido, Halaban é capaz de transmitir uma sensação de intimidade de uma forma extremamente pública. As imagens de observação de pessoas na privacidade de suas próprias casas casam muito bem com o ambiente urbano exterior. Prédios de apartamentos não são nada sem seus moradores, e é fascinante ver a bela exibição de como as pessoas escolhem viver vidas muito diferentes, mesmo lado a lado em tal proximidade.
Para saber um pouco mais do projeto, tem um pequeno vídeo, que segue abaixo. Já para comprar o livro, podem fazê-lo no site da editora Aperture.
via My Modern Met (traduzido), Bird in FlightTag:frança, Gail Albert Halaban, janelas, Paris, voyeur