
Os desafios e oportunidades da fotografia newborn na casa dos clientes
Olá leitor do Fotografia DG! Me chamo Danibat, sou fotografo de newborn desde 2013 e fotografei mais de 100 bebês na comodidade do lar dos meus clientes. Nesse bate papo, vou contar para vocês o que me motivou a fazer fotografia newborn na casa dos clientes, quais estratégias eu utilizei para organizar minha “mala”, quais vantagens competitivas eu descobri ao longo desses anos e quais as dificuldades em atender fora do estúdio!
Sobre a minha mala para os ensaios newborn na casa dos clientes
A pergunta que alunos e colegas mais fazem a respeito dos meus ensaios na comodidade do lar é: “mas como tu consegues carregar toda aquela tralha para a casa do cliente?”
Nos ensaios newborn que atendo a domicílio eu procuro otimizar a utilização dos props e acessórios. Dessa forma, um mesmo cestinho, por exemplo, pode assumir várias funções na mesma sessão. Além disso, os ensaios que atendo na casa dos clientes utilizo apenas luz natural de janela (dispensando o uso de sombrinhas, flashs, tripés).
Itens básicos de uma sessão newborn da casa do cliente.
- 1 puff médio
- 1 suporte para mantas desmontável
- 1 prop (cestinho)
- 1 gamela (que utilizo tanto como prop, como no puff como posicionador)
- 1 flokati grande (que utilizo como “piso” das fotos com prop, com irmãos e para mais 3 poses (saco de batatas, deitadinho de roupinha e deitadinho enroladinho com ursinho).
- 2 mantas base e 1 manta para o ensaio.
- 1 necessarie com touquinhas, wraps (uns 3), lacinhos e 1 roupinha.
- 1 sacola com posicionadores de tecido, grampos, álcool, termômetro, etc).
Em resumo, eu carrego 1 mala de rodinhas, 1 necessarie, uma sacola e 2 props.
IMPORTANTE:
- Considero o flokati fundamental porque na maioria das casas preciso utilizar como “piso” das fotos nos props, já que a melhor posição de luz geralmente é em cima da cama dos pais.
- O tamanho do puff também é muito importante para caber no banco de trás do carro e para que não fique muito alto em cima da cama dos pais.
- O papel do assistente no ensaio, que auxilia a carregar, montar e desmontar toda estrutura.
Vantagens competitivas em atender seus clientes em casa
Identifiquei 4 vantagens significativas que justificam a escolha por atender seus clientes em casa, são elas:
CUSTOS: Quando estamos iniciando com pequena demanda de ensaios, ou ainda quando não temos a pretensão de ter um estúdio movimentado para atender outros ensaios (acompanhamentos, gestantes, sessões temáticas), o investimento fixo e os custos mensais de manutenção de um estúdio próprio ficam inviáveis para o profissional.
LIFESTYLE: Atender seus clientes em casa permite fotos newborn lifestyle. As vantagens disso são várias, entre elas:
- Utilizar como argumento de venda para o cliente (seu pacote comparado ao concorrente “inclui” fotos lifestyle);
- Complementar o ganho por ensaio com venda de fotos extras lifestyle;
- Oferecer pacotes com mais fotos comparado aos concorrentes, sendo estas com edição muito facilitada (lifestyle com simples edição em lote);
Trabalhar com menos produções newborn em cada ensaio (que será completado com fotos lifestyle), o que reduz tempo de edição e custos de investimento em props.
COMODIDADE PARA O CLIENTE: Apesar de já consolidados no mercado, os ensaios newborn ainda apresentam resistência por parte de alguns clientes. No momento que você oferecer a eles a comodidade de não sair de casa nos primeiros dias de vida do bebê, muitos se sentem mais seguros e confortáveis.
FOTOS COM OS PETS: A maioria dos estúdios não podem receber os animais de estimação, mas na casa do cliente você consegue capturar momentos que são mágicos do ponto de vista do cliente com seus “filhos” de quatro patas.
Dificuldades em atender seus clientes em casa
Identifiquei as 4 principais dificuldades que passei atendendo meus clientes em casa, são elas:
SEGURANÇA: Alguns clientes não oferecem garagem para o fotógrafo e dependendo da cidade onde atendemos isso nos coloca em posição arriscada durante a “carga e descarga” de todo material.
ESPAÇO E LUZ: Algumas vezes o espaço destinado ao fotógrafo não tem luz natural ou espaço para o puff. Geralmente eu monto meu “estúdio” em cima da cama dos pais, porque quase todos os clientes tem uma cama de casal com uma janela alta ao lado.
VISITAS E ROTINA DA CASA: Mesmo muito recomendados, já me deparei com situações onde apareceram visitantes para “espiar” o ensaio. Essas situações geralmente diminuem quando mandamos uma lista bem clara de recomendações para o dia, lembrando que o sucesso da sessão depende de tranquilidade no local, afinal de contas, o ensaio newborn não é um “espetáculo” que a família toda deve ir assistir. (Rsrs) Também já senti que a rotina da casa “entregas, hora do almoço, faxineira, etc” deixam o ambiente conturbado.
CLIMATIZAÇÃO: Como moro no Rio Grande do Sul, durante o inverno as temperaturas muito baixas exigem que os clientes tenham climatização adequada para o ensaio, com Split e aquecedores eficientes.
Enfim, temos desafios bem particulares quando optamos por atender nossos clientes na comodidade do lar. O que sempre sugiro ao profissional que está ingressando no segmento é realizar uma análise do seu mercado: o que o seu cliente considera uma vantagem competitiva? Importante avaliar também quais os custos de manutenção de um estúdio em sua cidade e que tipo de fotografia encanta você, com cenários ou lifestyle?
Dessa forma, conseguimos conciliar os desejos de nosso cliente com nossa estrutura de custos e nossa genuína paixão na fotografia.
Congresso NEWBORN LOVERS 2018. Aproveite e GANHE R$ 50,00 de desconto, clique aqui.
Tag:ensaio newborn, newborn