Onde fazer safári: confira 3 destinos incríveis para fotografar
No imaginário de todos desde a infância, os safáris nos colocam como testemunhas de uma vida selvagem quase intocada. As possibilidades de registros fotográficos em uma jornada dessas é infinita! O sonho de estar frente a frente com os maiores mamíferos do mundo e de presenciar a rotina dos animais faz com que muitas pessoas invistam nesse tipo de viagem, mas nem todos sabem onde fazer safári e quais os melhores países para esse tipo de passeio. Além das novas experiências, o fotógrafo amador ou profissional pode treinar seu olhar com cenas inéditas.
Os safáris, em geral, são realizados em países do continente africano, que têm fauna e flora propícios para a aventura. Mas quais os melhores países para ir e fotografar? O que posso esperar de cada local? Para esclarecer essas dúvidas e indicar os melhores destinos para safáris, preparamos esse post com 3 países incríveis para quem sonha com esse tipo passeio.
Pronto para planejar o próximo embarque? Continue a leitura e faça sua escolha!
1. Quênia
Localizado no leste africano, o Quênia é um país repleto de savanas, lagos, vales e montanhas. Foi o primeiro país do mundo a começar com safáris, ainda no século XIX, quando começou a se tornar referência nesse tipo de turismo.
Ao desembarcar na capital, Nairóbi, é impossível conter a ansiedade de encontrar leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos. E o melhor de tudo é que o Quênia realmente oferece tudo isso.
O país abriga reservas naturais incríveis, como a de Masai Mara, muito conhecida pela migração anual de gnus. É lá um dos lugares onde o sonho do safári se faz realidade, com zebras, antílopes e outras espécies que fazem sons de arrepiar noite adentro. O ideal é estar com a câmera sempre à mão — eles podem aparecer a qualquer momento.
Outra reserva imperdível para quem quer aproveitar a luz incrível da África é a do Parque Nacional de Amboseli. Turistas que vão se aventurar por esta reserva têm vista privilegiada do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, que encanta até o mais avesso às paisagens naturais.
É o local ideal para quem busca um tempo de contemplação e, de fato, observar os animais: lá é fácil flagrar famílias de elefantes caminhando pelas savanas.
Ao norte do Quênia é possível visitar, ainda, a Reserva Nacional de Samburu, uma das maiores preciosidades do país. O registro das planícies confrontadas com as colinas de Koitogorr e Ololokwe é inevitável: não há quem não se encante por lá.
Em Samburu é possível encontrar zebras e girafas, principalmente as zebras-de-grévy e as girafas-reticuladas, exemplares exclusivos do Quênia e da Etiópia, além de leopardos e felinos que caminham lentamente, alheios à presença dos jipes de safári. É incrível, mas parece que os selvagens realmente criam momentos para que as câmeras comecem a trabalhar.
Indo a oeste do Quênia encontramos também o Parque Nacional Lago Nakuru, localizado na cratera de um vulcão extinto. A água do local atrai imensos rinocerontes, babuínos e até os delicados flamingos, que posam elegantes para fotos.
Para tornar o safári no Quênia ainda mais bonito, uma dica é realizar expedições com profissionais em fotografia de vida selvagem. Eles oferecem consultoria e orientações durante a viagem e ajudam você a eternizar os momentos e a treinar seu olhar.
2. Tanzânia
Vizinha do Quênia, a Tanzânia é outra opção incrível para quem quer fazer safári na África e fotografar um dos países mais misteriosos do mundo. É um local do globo que parece ter sido criado especialmente para abrigar os mais belos animais de grande porte. Isso somado às belas e douradas savanas fazem do país um patrimônio mundial de natureza e cultura — um prato cheio para uma fotografia!
Ao desembarcar em Arusha, os veículos 4×4 esperam os turistas mais ansiosos por observar um dos cenários da natureza mais cobiçados do mundo. Quando o motorista dá a partida, é hora de sair em busca dos animais e paisagens que ficarão registrados nas câmeras fotográficas e na memória.
A rota ao Serengeti é o paraíso para quem ama a vida selvagem. Os animais são soberanos na região e começam a se mostrar aos poucos. Elegantes, baobá e aves completam o cenário que parece ter saído da tela do cinema.
É durante o passeio que podemos ver o Vale do Rift, uma fenda que corta os seis mil quilômetros do continente africano e é um adorno indispensável à paisagem da Tanzânia. A variedade de espécies animais é surpreendente! Só na imensa cratera de Ngorongoro, com 600 metros de profundidade, vivem mais de 20 mil animais! Por conta disso é considerada a Arca de Noé da África Oriental.
Nessa hora é importante tirar um tempo para absorver tamanha beleza: são girafas, búfalos, leopardos, zebras, rinocerontes. Depois, não se esqueça de registrar as fotos que mostram que a Tanzânia é o local ideal onde fazer safári.
Para se ter uma ideia da diversidade e da proximidade dos animais com quem está lá, os habitantes das comunidades Maasai, no entorno do complexo, vestem-se de vermelho para afugentar os leões. Adrenalina pura! Aproveite para conhecer um pouco da cultura e da forma de viver dos moradores.
Quem viaja à Tanzânia também tem uma oportunidade única de realizar um passeio de balão. A altura e a beleza do meio de locomoção mais lúdico que existe proporcionam uma visão geral de Serengeti de tirar o fôlego. Se for possível, não deixe de se dar de presente esse momento e de preparar a memória da câmera.
Caso você encontre um pacote de viagem à Tanzânia no mês de junho, procure testemunhar a migração dos gnus, que vão, em fila, até as reservas de água do Quênia. São 1,5 milhão de gnus acompanhados por 200 mil zebras e 300 mil antílopes. Inacreditável!
3. Uganda
Outro destino riquíssimo em natureza para fazer safári na África é Uganda. Localizado na África Oriental, o país é o berço dos maiores primatas do planeta: os gorilas-da-montanha. O ambiente selvagem dá o tom e o equilíbrio entre emoção, aventura e adrenalina e é o destino ideal para quem quer observar os animais de perto.
Ao descer na capital Kampala é possível experimentar um pouco da atmosfera do local. Rumo ao Ziwa Rhino & Wildlife Ranch a ansiedade toma conta. Não é para menos: lá é possível avistar o Santuário de Rinocerontes Ziwa, que protege e cuida de 22 exemplares do gigante mamífero. Nessa hora é possível descer do veículo, chegar perto do animal e olhá-lo nos olhos. É o momento ideal para uma fotografia única no seu repertório de viajante.
Durante o safári tudo fica ainda mais bonito. Aos poucos, leões, búfalos, hipopótamos e elefantes começam a surgir na paisagem. Para tornar tudo ainda mais bonito, o local ainda abriga cachoeiras deslumbrantes e que enchem os olhos dos amantes da natureza.
Nessa hora, é possível o turista escolher fazer o trajeto todo de safári de jipe ou de barco. São experiências diferentes que mostram as florestas de ângulos únicos. Se possível, faça o safári das duas formas. Será inesquecível!
A cereja do bolo que Uganda reserva, no entanto, é outra: as imensas montanhas do Parque Nacional da Floresta de Bwindi. É lá onde habitam os grandes gorilas, possíveis de observar após uma caminhada de quase três horas de duração.
Para esse passeio é imprescindível a presença de uma equipe de profissionais especializados em vida selvagem e nessa floresta, em si. Recomendações e orientações garantem a segurança do encontro. A aproximação deve ser feita com cautela e após sinalização do guia de turismo, já especializado no momento e que pode orientar a respeito do melhor momento para fotos.
Se tiver sorte, talvez você consiga observar o Costas Prateadas, o macho-alfa que comanda cada família de gorilas. É hora de respirar e se preparar para um registro incrível, olho no olho do maior primata da Terra.
Quem gosta de natureza pode começar a planejar uma viagem à África. Além das belezas naturais, o continente é riquíssimo em cultura e costumes. Se você quer saber onde fazer safári ou quanto custa fazer um safári, comece a pesquisar por agências de turismo especializadas em viagens de aventura e de vida selvagem. Uma ideia é a OneLapse, empresa que se destaca por roteiros inusitados e viagens diferentes. Entre em contato e confira as próximas expedições.