Afinal o que significa resolução?
Quando ela influencia a qualidade da imagem
Soa óbvio e banal, mas ainda encontro muitos fotógrafos profissionais e designers gráficos com dúvidas sobre o real significado da resolução da imagem. Apesar de ser importante até mesmo na escolha do tamanho de uma TV para nossa casa…
Fala-se em uma infinidade de expressões como “resolução”, “tamanho”, “megapixel”, “full-hd” ou “contraste” que muitas vezes, até quem vive em contato com esse aparato todo pode ficar confuso.
A fotografia desde sua origem histórica é constituída mantendo-se o mesmo princípio. Um aglomerado de pontos que variam em quantidade, cor e tonalidades.
Seja em um papel, plástico ou numa tela de leds, no caso das TVs atuais, cada imagem é formada por vários pontos. Chamados de “pixels” (abrev. px) nos equipamentos eletrônicos como computadores, câmeras digitais e smartphones. A quantidade de pixels determina os detalhes que podem ser mostrados na fotografia, são grandezas diretamente proporcionais.
A relação da quantidade de pontos que formam uma imagem com o tamanho que esta imagem é exibida é chamada de Resolução. Daí a sigla utilizada no nosso sistema para definir resolução ser DPI – Dots per inch, que significa Pontos por polegada. Veja o exemplo a seguir:
Temos três imagens medindo 1 polegada x 1 polegada cada, com quantidade de pixels de 1, 2 e 3. Podemos dizer que elas têm a mesma dimensão e variam a resolução.
Agora veja este exemplo:
Neste caso temos imagens com 1 px cada. Mostradas em tamanhos diferentes: 1, 2 e 3 polegadas. Dividindo-se a quantidade de pontos pela área que ocupam temos a resolução de cada uma. À medida que ampliamos a imagem, a resolução diminui.
A seguir uma fotografia com 600px de largura por 370px de altura
E a resolução?
Cada um de nós está visualizando esta imagem de forma diferente. Um monitor de 21” não pode ser comparado com um tablet. Considerando-se as impressões em grande formato como banners e uma impressão em A4 de uma impressora comum para uso doméstico, também vamos encontrar muita variação de tamanho, portanto, variação de resolução. No entanto, vou calcular a resolução aqui, no meu computador, com monitor de 17” e ajustes de vídeo para 1280 x 1024px.
1- Com uma régua, meço a largura e a altura da imagem no monitor.
Encontro os seguintes valores: 13,3cm – largura e 8,2cm – altura.
2- Agora uso a calculadora para converter as unidades de cm para polegadas, pois é a unidade padrão do nosso sistema de medidas.
E as medidas ficam em 5,2 pol x 3,2 pol.
3- Agora vamos dividir a dimensão em pixels pela dimensão em polegadas:
600 / 5,2 = 115,38
370 / 3,2 = 115,62
Resolução: 115,5
Podemos simplificar e ver este valor no Photoshop na janela de Ajuste de Tamanho de Imagem:
- Desmarque a caixa “Resample Image”
- Certifique-se que as caixas de unidades estão ajustadas para inches
- Digite nos campos Width ou Largura e Height ou Altura, os valores encontrados com a régua.
- Veja no campo Resolution a resolução encontrada.
Sabendo como a resolução é definida podemos concluir que não basta uma imagem grande, ela precisa conter a quantidade de pontos para se atingir a resolução desejada.
Não se pode afirmar a resolução de uma imagem até esta ser transferida para um meio físico, seja uma tela de LCD ou um papel fotográfico.
Seguem algumas resoluções mais comuns:
- Impressão em gráfica: 300 dpi
- Jornal: 150 dpi
- Banner: 100 dpi
- Lonas para fachadas e exteriores: 50 dpi
- I-pad: 133 dpi
- TV de 32” – Full-HD: 70 dpi
Faça os cálculos aí no seu monitor e veja como pode ser diferente!