Distância Focal – Sem sofrimento para entender
A Distância Focal é um assunto que normalmente confunde bem os iniciantes na fotografia e até mesmo alguns profissionais. Tentarei deixar de forma clara e ilustrativa os conceitos básicos e fundamentais para que após a leitura desse artigo, tudo fique bem mais prático e claro.
O que é Distância Focal?
Distância Focal é a distância entre o ponto Nodal e o sensor. É o ponto onde as luzes se cruzam.
As lentes são divididas em três categorias:
- Grande-Angular
- Normal
- Tele-objetiva
Essa divisão está diretamente associada a distância focal. Se temos uma lente com distância focal de 11mm, obviamente temos uma lente grande-angular onde teremos maior ângulo de visão. Da mesma forma que se temos uma lente com distância focal de 900mm, nosso campo de visão diminui.
Veja a ilustração abaixo:
Precisamos pensar em Distância Focal de duas formas:
- Em relação as lentes
- Em relação a distância que estamos focando o assunto para obtermos o efeito desejado.
Vamos primeiro compreender a Distância Focal em relação as lentes.
Você já deve ter ouvido falar em lentes fixas e lentes zoom. As lentes fixas possuem uma distância focal fixa.
Exemplos de lentes fixas: 12mm, 50mm, 80mm, 200mm…
As lentes zoom possuem distância focal variável. Se você possui uma lente 18–55mm, você terá distâncias focais ajustáveis entre 18mm e 55mm. Assim sendo girando o anel do zoom você poderá por exemplo tirar uma foto com 32mm de distância focal.
Alguns exemplos de lentes zoom: 12-24mm, 24-70mm, 70-200mm…
Importante lembrar que o tamanho do sensor altera o campo de visão. Temos como padrão utilizar o formato Full Frame como sendo o padrão de referência, pois o mesmo tem o tamanho de sensor muito próximo dos filmes 35mm nos equipamentos analógicos anteriores aos digitais de hoje. Sendo assim uma lente 50mm tem um ângulo de visão de 50mm num equipamento com sensor Full Frame, porém se você colocar uma lente 50mm num equipamento com fator de corte APS, o mesmo terá a equivalência próxima de uma lente 75mm, pois estaremos multiplicando pelo Fator de Corte de 1.5 ou 1.6.
Vejam os exemplos abaixo onde fiz uma simulação com os ângulos de visão no sensor Full Frame e no sensor APS (Fator de Corte 1.5).
Reparem que na terceira foto da primeira linha (70mm na FF) temos praticamente o mesmo ângulo de visão da segunda foto da segunda linha (50mm na APS).
Isso é muito importante ter entendimento, pois dependendo do tipo de fotografia que pretendemos tirar, a relação entre Distância Focal X Fator de Corte vai influenciar diretamente no resultado.
Exemplo: A lente 80mm é muito utilizada para retratos (FF), ou seja, se sua câmera tem tamanho de sensor APS, você poderá optar pela compra de uma lente 50mm que trará o resultado muito próximo do desejado.
Dica: Muitos iniciantes compram um Kit com a sua primeira câmera APS e uma lente 18-55mm. Essa lente se equivale, em distância focal, a uma lente 24-70mm na FF.
Pessoal, também não podemos confundir distância focal com ponto de foco. Existem outros fatores associados que complementam e trazem o resultado que o fotógrafo deseja. É muito importante que o fotógrafo pense e idealize a foto antes do clique, assim ele terá domínio para o resultado traçado.
Abaixo seguem três fotos clicadas com uma lente 50mm, no qual a câmera estava fixa em um tripé e os objetos parados em cima de uma mesa. Mantive o ponto de foco no mesmo local nas três fotos (ou seja, no bonequinho central) e comecei com a abertura máxima da minha lente (compensando com o ISO e o obturador) que no caso era f/1.8 na primeira foto, passei para f/5.6 na segunda e f/16 na terceira. O que notamos é que apesar da distância focal ser a mesma e o ponto de foco também permanecer no mesmo local, simplesmente fomos ganhando profundidade de campo deixando os objetos na frente e atrás com quase total nitidez ao chegarmos em f/16 na terceira foto.
No próximo exemplo, utilizei a mesma lente e configurei a câmera para as duas fotos com a mesma abertura f/5.6, o mesmo ISO 100 e a mesma velocidade do obturador 1/250, e apenas alterei o ponto de foco. Na primeira foto meu ponto de foco era na árvore que estava há cerca de 10 metros de distância da minha lente, e na segunda levantei a minha mão com uma bolinha plástica e fiz o foco na bolinha. Podemos reparar que ganhamos muita profundidade de campo na primeira foto e na segunda perdemos muita profundidade de campo criando um belo desfoque do fundo.
Outros fatores muito importantes sobre distância focal é que em lentes com maiores distâncias focais (105mm, 200mm, 400mm,…) permitem desfoques mais acentuados (baixa profundidade de campo), assim como quanto mais perto o ponto de foco também aumentará o desfoque. E ainda, quanto maior for a abertura da sua lente, também resultará em maior desfoque.
Vejam os exemplos abaixo com um breve resumo:
Gostaria de deixar algumas dicas para quem está começando.
- Pratique, não tenha medo de errar, afinal de contas hoje podemos falar literalmente que não queimamos o filme.
- Compare suas fotos de meses anteriores, veja o que você faria diferente se fosse fazer a mesma foto hoje.
- Estude, estude e estude… Assistam vídeos de profissionais na internet, participem de workshops, invistam em cursos presenciais e/ou online e principalmente volte para a primeira dica… Pratique!
Um grande e fraterno abraço !!!