O que é a FOTOMETRIA?
É assim que eu penso, quando vejo um fotógrafo ignorando a FOTOMETRIA:
Você já imaginou chegar em uma obra e ver um pedreiro construindo uma parede sem usar o metro? Um açougueiro vender carnes a quilo sem usar a balança? Ou até mesmo um médico prescrever um remédio a um paciente hipertenso sem usar o Esfigmomanômetro (Aparelho para Medição de Pressão Arterial)?
Não deveria, mas é muito comum encontrar fotógrafos com anos de profissão fotografando sem FOTOMETRAR. Mas, você sabe realmente para que serve e qual a importância do FOTÔMETRO?
Então vamos por partes…
O que é o FOTOMETRIA?
É a técnica usada para “MEDIR” a quantidade (ou intensidade) de luz em um ambiente. A “LUZ” é a principal matéria prima da fotografia, certo?
Positivo, então pra eu usar nem mais, nem menos e sim a quantidade certa dessa “LUZ”, eu preciso de uma ferramenta para medi-la, e isso, fará toda diferença em minha foto, aí que entra o famoso FOTÔMETRO.
Há um tempo atrás, na época da fotografia analógica, era mais comum usar um FOTÔMETRO de MÃO Fig.03, pois nem toda câmera tinham um FOTÔMETRO embutido. Hoje ainda eles são usados em alguns casos, porém agora, toda câmera profissional vêm incorporada um FOTÔMETRO, que facilitou bastante esse procedimento. figuras 01, 03 e 04.
O FOTÔMETRO tem uma escala de (-1-2-3… 0 +1+2+3…) para a leitura correta da luz o ponteiro ou “tracinho” precisa ficar no meio ou no 0 (zero). Observe na Figura 02, é o que chamamos de “zerar o FOTÔMETRO”, o FOTÔMETRO zerado, será a quantidade correta de luz que atingirá o sensor da câmera, resultando assim em fotos tecnicamente corretas em FOTOMETRIA.
Como se faz a FOTOMETRIA?
Para fazer a FOTOMETRIA, a maneira que me trará o resultado esperando na minha fotografia, será no MODO MANUAL. Você precisa usar na sua câmera o trio ABERTURA DO DIAFRAGMA, ISO e VELOCIDADE DO OBTURADOR, a primeira delas é a ABERTURA DO DIAFRAGMA, logo em seguida eu determino o ISO que será usado, por último e fundamental será a VELOCIDADE DO OBTURADOR que rolando o “DION” principal da câmera para a direita ou esquerda, o “tracinho” que fica abaixo da parte graduada do FOTÔMETRO (geralmente piscando) moverá para esquerda ou para direita também, assim que ele tiver em baixo do 0 (zero) será a exposição correta. (Fig.02)
Outros fatores devem ser considerados na hora de FOTOMETRAR, como por exemplo os MODOS DE MEDIÇÃO que mudam a leitura da luz completamente quando não usados corretamente, mas isso é um assunto para outro artigo. O correto é treinar bastante FOTOMETRIA pois é uma das partes mais importantes para se obter resultados que você busca em sua fotografia. Lembre-se, a ferramenta que eu preciso para medir a quantidade de luz na minha câmera é o FOTÔMETRO e não a que muitos fotógrafos tem usado por aí. O “CHUTÔMETRO”.
Tag:fotômetro, fotometria