O protesto de Hippolyte Bayard
Renegado pelo Estado francês, que preferiu investir no daguerreótipo, criador da impressão em papel “afogou-se”
de: Fos Grafê (texto)
FotoVisura (imagem)
Hippolyte Bayard (1801-1887) foi um dos pioneiros da fotografia que, em 1839, aperfeiçoou o processo de obtenção da imagem fotográfica positiva diretamente sobre papel (processo que resultou na Polaroid), bem diferente e mais prático que o modelo apresentado por Louis Daguerre, que registrava as imagens em chapas de metal. Entretanto, seu conhecimento ficou encoberto pelo daguerreótipo, que era patrocinado pelo Estado francês.
A falta de reconhecimento deixou Bayard angustiado, o que o fez criar o primeiro autorretrato do mundo*, como forma de protesto por ter sido ignorado pelo público geral. A fotografia ganhou o título Autorretrato de um Homem Afogado, no qual Bayard aparece sem camisa e com os olhos fechados. No dorso da fotografia, ele registrou sua frustração:
Esse cadáver que vocês estão vendo é o senhor Bayard, inventor do procedimento que acabam de presenciar, ou cujos maravilhosos resultados em breve presenciarão. Segundo meus conhecimentos, esse engenhoso e infatigável pesquisador trabalhou durante uns três anos para aperfeiçoar sua invenção. A Academia, o rei e todos aqueles que viram suas imagens, que ele mesmo considerava imperfeitas, admiraram-nas como vocês estão fazendo agora. Isso lhe supôs uma grande honra, mas não lhe rendeu nem um centavo. O governo, que deu muito ao senhor Daguerre, declarou que nada podia fazer pelo senhor Bayard, e o infeliz decidiu se afogar…”
Na verdade, Bayard não tentou se afogar, mas sua colaboração para a fotografia foi enorme com mais esse feito, provando que a imagem pode construir uma narrativa. Fotógrafos como ele, são os responsáveis por ampliar a capacidade imaginativa da fotografia em geral.
[divider]
* Nota:
Eu, Alexandre Maia, não sei a exata diferença de tempo entre o feito de Bayard e o de Robert Cornelius, nem se Bayard foi mesmo o primeiríssimo a fazer uma versão “pré-histórica” dos atuais selfies. Quem tiver esta informação, fique à vontade para mandar nos comentários, com fonte. Obrigado! :-)