O poder das lentes manuais
Hoje quero falar de uma coisa tão legal para a fotografia, mas que poucos sabem ou pouco é explorado: as lentes manuais antigas.
Se você gosta de fazer foco manual, gosta de lentes de grandes aberturas e a grana está meio curta para investir, então aqui vai uma dica muito legal.
Para usar em sua câmera dslr ou mirrorless (Nikon, Canon, Sony, Fuji) é preciso um adaptador adequado para cada modelo de câmera. O adaptador varia muito de preço, pois depende do modelo da câmera. Normalmente o valor é entre 50 a 200 reais (somente o adaptador).
Existem inúmeras lentes manuais, com diversas milimetragens e aberturas.
Optei por comprar a 50 mm, pois é mais o meu foco: retratos!
Comprei uma minolta 50 mm 1.7 (que paguei 300,00 na época já com adaptador para Sony) e depois de alguns meses usando-a, optei por comprar uma Pentax 50 mm 1.4, que paguei 450,00 + 200 do adaptador para Sony, pois queria testar o 1.4.
As duas lentes são incríveis! A Minolta Rokkor 50 mm 1.7 possui 6 elementos e a SMC Pentax-M 50 mm 1.4 possui 7 elementos.
A qualidade da imagem não deixa nada a desejar se compararmos com uma lente automática de mais de R$ 1.000,00. O unico porém é que precisa focar manualmente, você precisa girar o anel para focar (o que muita gente já gosta de fazer mesmo em lentes com motor de foco).
Como uso uma mirrorless da Sony, ela vem com uma função que se chama focus peaking, no qual o objeto a ser focado fica contornado por uma cor mais forte, e ai você tem a certeza que está focado onde você quer. Essa função facilita muito o foco manual, mas não garante 100% de foco. É preciso fazer mais fotos para ir testando até que o foco esteja correto.
Você encontra essas lentes para vender em diversos sites, fóruns e grupos de facebook. Lembre-se de quando comprar, precisa comprar também o adaptador para a sua câmera (nikon, canon, sony).
Atente-se à limpeza da lente. Ela precisa estar limpinha (o famoso “mint”), pois como são antigas, pode ter fungos. Estando “mint” é quase zero de fungos.
No começo você vai “apanhar” um pouco até achar o foco correto, vai sim perder algumas fotos, mas o importante é sempre treinar muito.
Se você realmente gosta de foco manual e a grana não está boa para lentes claras caras, então pode ser uma boa tentar. Focar no manual é treinar nossa técnica e nosso olhar!
Mas se você já tem a certeza que não gosta de foco manual e prefere as lentes automáticas, então é melhor não tentar.
Tag:lentes manuais