
O Inicio: Momento de traçar metas
Já brincou de algum jogo de tabuleiro, que ao lançar o dado, você imagina que está avançando casas, mas na verdade é convidado a regressar algumas outras e esperar novamente a sua vez? Então, se você pretende muito mais que fotografar por hobby, leia com atenção esse artigo.
Um dos grandes erros de quem está iniciando no mercado fotográfico, é achar que somente ter a câmera na mão, o transforma em profissional. Pode até transformar em propensos fotógrafos, mas não em profissionais. A profissionalização se dá com responsabilidades maiores. Uma delas é entender que estudar é fundamental, você deve dominar aquilo que se dispôs a fazer, lembre-se que lidamos com o sonho das pessoas, que esperam de nós que eternizemos aquele momento.
Quando eu trabalhava em uma empresa multinacional, não entendia o motivo de estabelecer Missão, Visão e Cultura, achava aquilo uma palhaçada, porém depois de alguns anos agindo de forma amadora me dei conta, que se desejo alcançar de forma abrangente o mercado fotográfico, tenho que profissionalizar meu negócio e ser dono dele. Ter por referência grandes empresas e por que não, grandes fotógrafos do mercado, não só pelas fotos que fazem, mas também pela forma de gerenciar seu negócio. Criar um controle do fluxo de caixa, controlar minhas despesas e receitas e não achar que posso gastar o valor recebido hoje de qualquer forma, pois amanhã terei outro evento para pagar minhas dividas.
Entenda que o seu valor cobrado deve conter o seu custo e seu lucro de forma que esteja bem claro, quanto é o seu custo naquele evento, para que não seja usado o que deveria ser seu lucro de forma indevida. Reflita.. .Quantas vezes já tirou dinheiro do bolso, para registrar um evento?
Uma ajuda para determinar a missão, visão e cultura do sua negócio:
A missão de uma empresa corresponde ao seu propósito único e para quem ela de destina. Ao definir a visão de uma empresa, é importante estabelecer a perspectiva para longo prazo. A visão inspira-se naquilo que se almeja para o futuro. Por fim, a cultura de uma empresa é como se fosse nosso DNA. Ela deve representar rapidamente o conjunto de informações muitas vezes não visíveis da empresa. Portanto, você precisa saber, quem é você como empresa, qual seu objetivo, aonde se encontra e aonde quer chegar.
Cada vez mais o mercado se torna competitivo e “engole” os despreparados, atente para cada detalhe e seja o gestor do seu negócio, mas acima de tudo, faça com Amor!!!
Espero vocês no próximo mês.