Não espere estar pronto para começar!
“É só hoje, amanhã sem falta eu começo.” Quem nunca falou ou ouviu alguém falar convicto essa frase ou uma parecida?
A sensação que temos é que sempre estamos esperando as condições ideais de “tempo e temperatura”, um amanhã que pode não chegar, para termos a iniciativa de ir atrás daquele sonho, de começar a fazer aquele curso, mudar aquela atitude que tanto nos incomoda.
Algumas pessoas conseguem fazer o caminho de volta por si mesmas, outras precisam de um “empurrãozinho”. Foi assim comigo!
Quando decidi estudar fotografia e comecei a fazer workshops, a insegurança sempre me acompanhou, nada que eu fazia, achava bom o bastante até que um dia estava eu em plena Av. Brasil no Rio de Janeiro, quando fui presenteada com um pôr do sol espetacular, a primeira barreira que tive que ultrapassar, foi a da preguiça, sim, eu tenho preguiça de tirar a máquina da mochila, colocar a lente… mas, depois de alguns longos minutos, empunhei a máquina e comecei a fotografar. Como o horário coincidia com a saída do trabalho de muitas pessoas, consegui fazer o registro de 2 rapazes que cruzavam uma passarela de bicicleta. É esta aqui:
No momento da captura, minha preocupação era eternizar toda aquela beleza que estava diante de mim, o que eu não sabia é que essa foto mudaria minha forma de me ver.
Num súbito ato de coragem, enviei a foto, juntamente com outras para uma revista, eu só queria que alguém visse a minha foto, não acreditava que iam se interessar.
O tempo passou, continuei minha vida, e um dia em que estava triste, decepcionada comigo mesma, ao ler meu e-mail, recebi a grata surpresa que a minha foto seria publicada numa revista de grande circulação nacional.
Não fiquei famosa e nem choveram pedidos de orçamento, o que aumentou exponencialmente foi minha autoestima, a sensação de ser capaz é maravilhosa e como é forte, enche o peito!
Continuei estudando, me dedicando, mas como todo mundo e eu não sou diferente, cai novamente naquela zona de conforto. Precisava mais uma vez de um empurrãozinho, e ele veio. A diferença é que dessa vez, parecia mais uma bofetada mesmo!
Pois bem, ganhei o livro do talentoso Austin Kleon, intitulado Roube como um artista e ao ler o capítulo 2 – Não espere até saber quem você é para poder começar. A sensação que tive foi do rosto ardendo após uma bofetada bem dada! Não tinha mais desculpa para eu adiar meus objetivos e sonhos, era hora de arregaçar as mangas e trabalhar…
É muito comum adiarmos planos, para amanhã, para um dia que talvez nunca venha, sair desse estado inerte não é tarefa fácil, mas é possível. Se continuarmos esperando estarmos prontos para fazer o que tanto sonhamos, correremos o risco de nunca sair do lugar.
Para você que deseja ser um bom fotógrafo, acredite na sua capacidade e faça o necessário para que isso se materialize, no hoje.
A fim de expandir seus horizontes, vale a leitura do livro do Kleon, de repente a sacudida que você tanto precisa está lá em uma de suas páginas!
Lembre-se: você só vai saber o resultado, se arriscando no jogo.
Tag:amadores, iniciantes