Mercado publicitário. Que tipo de imagens são mais vendidas na Adobe Stock
Esta é uma série de artigos onde conto minhas primeiras experiências com venda de fotografias na Adobe Stock, e hoje vou falar sobre as imagens que o mercado publicitário mais procura.
Veja os outros artigos clicando aqui e me acompanhe cadastrando-se no contributor.stock.adobe.com.
Neste artigo vou trazer informações de uma conversa que tive com um amigo publicitário. Este é o outro elo do sistema, de um lado nós fotógrafos produzimos as fotografias e do outro os publicitários escolhem e montam as peças para os clientes. Por isso, esse diálogo é fundamental para que possamos atender melhor as demandas do mercado.
Rogério Oliani é meu amigo de longa data, ele é um publicitário experiente que já esteve à frente em agências e hoje trabalha na sua própria empresa de marketing estratégico, a Caixote. Pedi que ele me listasse 5 tipos de fotografias mais requisitadas no mercado publicitário e na sua resposta ele me contou que a gastronomia está sempre em alta, pois é um mercado que dificilmente desaquece e que sempre precisa de novidades. Que a moda é outro seguimento que consome bastantes imagens. Muitas vezes é produzido o lookbook com fotógrafos contratados, mas que pode ser usado imagens do banco para ajudar a ilustrar o conceito do catálogo. Isso poupa tempo e dinheiro.
Ele me falou também que produtos em geral também são necessários, principalmente imagens de apoio para acompanhar as montagens de peças específicas. Por exemplo, uma mesa que pode virar o apoio para um produto. Fotografias de pessoas com trajes ou ambientes profissionais também estão na lista, principalmente na área de saúde. Pois as empresas utilizam muito essas imagens para ilustrar seus serviços. E que fotografia arquitetônica também é uma boa pedida, já que, elas podem ajudar a ilustrar o conceito dos produtos e marcas.
Num banco de imagem tão extenso como o Adobe Stock, os clientes têm uma infinidade de opções, as vezes muito semelhantes. Então perguntei para o Rogério, o que mais conta nessa hora do desempate. Ele me falou da identidade com a empresa, pois uma empresa hoje em dia é quase uma pessoa, ela tem ideias, sentimentos e fãs que se identificam com o personagem-empresa. A fotografia é uma parte importante no processo de identificação com a marca, produto e ideia. Ele me falou, ainda, que muitas fotografias não conseguem transmitir as ideias desejadas, elas mostram o que é preciso, mas não da forma ou conceito necessário. Por isso, a preferência acaba sendo por fotografias com mais personalidade, aquelas imagens muito genéricas acabam perdendo espaço.
E por fim, pedi que ele mandasse um recado para ajudar os fotógrafos a terem mais sucesso na sua produção e venda de fotografias. A realidade está em alta, disse ele. Que a foto precisa transmitir algumas coisas no impacto visual inicial, mas que a realidade é fundamental. Usando a gastronomia como exemplo, ele me falou que manipulações excessivas podem até encher os olhos, mas que a imagem não pode ilustrar algo irreal, ou o cliente vai criticar. A publicidade tem dado uma guinada nesse sentido nos últimos tempos, há uma maior preocupação com a fidelidade entre a imagem e o produto que chega ao consumidor. Isso é algo muito bom. Ele me contou que sempre procura imagens com os melhores ângulos das modelos, dos alimentos, etc. Mas sem esquecer da realidade que o cliente vai enxergar.
Busquei por “comida” no conteúdo padrão do Adobe Stock e encontrei esta xícara de café entre as mais baixadas. Ela ilustra bem os pontos levantados pelo Rogério: o cenário e a fumacinha são atrativos impactantes, mas perceba a realidade na “mancha” da borda interna da xícara. A espuma do café não foi retocada para acabar perfeitinha e isso transmite a realidade.
Essas dicas são muito produtivas e podem nortear o que produzimos para oferecer no Adobe Stock. Alguns assuntos, como a gastronomia nunca perdem a demanda e esse pode ser um bom começo, pois não é difícil produzir fotografias nesse tema. Mas elas precisam ter personalidade, transmitir sensações e oferecer realidade, para aumentar a chance de ser escolhida. Vamos produzir, que tal começar por aí? Acesse contributor.stock.adobe.com, cadastre-se e vamos fotografar!
Venda suas imagens para a maior comunidade criativa do mundo, clique aqui para começar agora.
Esta publicação é uma parceria com Adobe Stock.