Mateus André tem mais de 500 imagens à venda e seu esforço está dando resultado
Venho apresentando uma série de artigos sobre como vender fotografias on-line no Adobe Stock, você pode acessá-los aqui. Mas comecei a participar do banco de imagem quando escrevi o primeiro artigo e isso é bem recente.
Queria contar uma história de alguém com mais bagagem, que ainda estivesse nesse processo inicial de crescimento. Então, conversei com o Mateus André Felipe dos Santos Alves, a cerca de um ano ele entrou no contributor.stock.adobe.com, se inscreveu e começou a enviar suas fotos. Hoje ele já tem mais de 500 imagens à venda e vem trabalhando forte para ultrapassar as mil fotografias.
O Mateus André me contou que demorou para tomar coragem para enviar as fotos, ele, que começou em 2006 e se tornou profissional em 2013, se inscreveu num banco de imagem em 2014, mas não se sentiu seguro em mandar as fotos – se achava muito amador ainda e queria melhorar a qualidade do trabalho antes. Eu entendo a prudência dele, todos já fomos iniciantes, mas não há nada a perder com a tentativa, afinal, é só tentando que se consegue experiência para crescer. Contudo, desde que começou, em julho de 2017, ele vem se dedicando com afinco e seu esforço já está dando resultado.
Sua primeira venda, uma foto de luzes de natal desfocadas, demorou um mês para acontecer, nada grandioso até aquele momento, mas algo que o estimulou a continuar. Com o conhecimento atual, os resultados teriam aparecido mais rápido, daí a importância de pôr a mão na massa, pois só se aprende mesmo com o tempo. As demandas também estão sempre mudando, então, somente um contribuidor ativo alcança o sucesso.
O Mateus André conta também que, sua fotografia e edição melhoraram desde então, afinal ele nunca parou de estudar, mas que foi o entendimento de como o mercado funciona que realmente fez diferença: oferecer o que está em alta, antecipar as tendências, o trabalho com os títulos e as palavras chave, tudo isso é muito importante.
A maior parte da sua produção atual é de fotografias infantil e gastronomia, veja aqui. Mas ele me falou que o ideal, para quem está começando, é abrir o leque de opções. Que fotografar de tudo ajuda a ganhar experiência e aumenta a chances de venda. E que mesmo depois de crescer e se especializar, é interessante se manter aberto para aproveitar as oportunidades ao máximo.
E, por fim, o Mateus André deixou um recado para quem está começando:
“Tudo na vida é uma construção, não queira dinheiro do dia pra noite e desconfie de promessas maravilhosas de qualquer meio que seja, é necessário persistência e paciência, pois nada cai do céu, apenas de eu ser iniciante, eu consigo me enxergar daqui uns anos com várias imagens na galeria e tendo vendas satisfatórias, e a minha meta é viver apenas de fotografia de bancos de imagens, existem fotógrafos que conseguem viver assim, com dedicação e trabalho duro eu atingirei meus objetivos e duas coisas que andam lado a lado para o sucesso: qualidade e quantidade, não adianta ter várias imagens se elas não tem qualidade.”
A experiência e as palavras do Mateus André demonstram como esse pode se tornar um negócio lucrativo, desde que você se dedique de verdade. Por isso, comece hoje mesmo, entre no contributor.stock.adobe.com e mande suas fotos.
Esta publicação é uma parceria com Adobe Stock.