A magia da fotografia externa
Por maior que seja o controle da fotografia em estúdio, é encantador fazer fotografia externa. Veja porque amar as sessões externas.
“Mas… Onde fica seu estúdio?”
Essa é uma pergunta que eu acredito que alguns de vocês escutam quando estão conversando com possíveis clientes.
O meu maior encanto pela fotografia é, além da arte, pelo poder que ela tem de registrar momentos vividos pelas pessoas que ali estão conseguindo, inclusive, transparecer os sentimentos de cada um.
Pois então, a fotografia externa, para mim, significa naturalidade e consegue trazer isso para dentro de cada fotografia. E quando falo em fotografia externa, não me refiro somente a parques ou ambientes do tipo, me refiro também a própria casa do cliente.
Já o estúdio, é como se fosse, para mim, engessado e duro – é claro que a fotografia de estúdio tem o seu valor em determinado momento -, mas esse é um ambiente em que a fotografia se torna “obrigação”, assim como os sorrisos e as poses que justificam cada clique seguido de outro e mais outro e a fotografia deixa de ser o registro de um momento e de sentimentos espontâneos e naturais, daqueles que ficam gravados na memória e passa a ser um mero ensaio em busca da estética do melhor ângulo e da melhor pose.
A fotografia externa encanta também pela composição do cenário, pelas inúmeras cores que aparecem em cada lugar, que mudam a cada ensaio, pela possibilidade de registrar os momentos em lugares importantes e que marcaram a história da vida daqueles que estão sendo fotografados, por permitir diferentes composições de fotografia, por me desafiar enquanto estou atrás das lentes em busca da melhor iluminação e, muito mais que tudo isso, por fazer valer aquilo que eu sempre peço em meus ensaios e que garante os sorrisos e os momentos sinceros: “Agora façam de conta que eu não estou aqui”.
Gostar mais de foto externa não quer dizer que não admiro uma boa fotografia feita em estúdio, não quer dizer que sou contra foto em estúdio ou quem trabalha apenas assim. E por falar nisso, falando sobre fotografia de família, poderia citar um cara que sou muito fã e que faz “Retratos de Família” incríveis em estúdio com toda essa naturalidade que falei.
O que eu quero dizer é que prefiro e que vejo mais valor sentimental em fotografias feitas em ambientes que tem a ver com a família ou qualquer outra pessoa fotografada.
E sobre a pergunta que inicia este texto, “Onde fica seu estúdio?”
Bom, fotografias são para registrar épocas e momentos, certo? Particularmente não vejo muito sentido em entrar num estúdio pra fazer fotos. Por que não usar ambientes naturais, até mesmo a própria casa do cliente? Mas respondendo a pergunta, meu estúdio fica onde você preferir, meu estúdio fica em qualquer cidade e em qualquer ambiente. Quem escolhe o endereço é você!
Tag:clique, comparação, comparativo, estúdio, Externa, foto, Fotografia, graziela medeiros, sessão