Light Painting
Olá leitores do Fotografia-DG, meu nome é Bruno Barbosa Muniz e estou aqui para compartilhar com todos vocês uma técnica de fotografia (Light Painting) muito fácil de ser utilizada e muito impressionante!
Você não precisa ter um equipamento profissional para fazer Light Painting, mas o equipamento tem que ter a opção “M” na “roda seletora de função”. Você vai precisar desta função (“M”=Manual) porquê para conseguir estes resultados você tem que configurar a Velocidade do Obturador, isso e abertura da lente. Outro apetrecho que você precisa ter é uma lanterna (ou alguma outra fonte de luz puntiforme), com ela você vai “moldar” seu desenho.
Eu destaquei Velocidade do Obturador por que é justamente o que você vai priorizar na configuração.
A Velocidade do Obturador é o tempo que a lente demora a fechar, sendo que quanto mais tempo a lente fica aberta, mais luz ela capta. A ideia é esta, ficar com a lente aberta por muito tempo. O ideal é deixar o local totalmente escuro ou com pouquíssima luz, para que ele capte somente a luz da lanterna.
Lembrando que os valores do tempo do obturador são dados da seguinte maneira (1/50 ; 1/25 ; 1’’ ; 10’’ ; 15’’). Você vai deixar o tempo que quiser, o importante é que dê tempo de fazer a arte.
Se você não sabe como configurar a sua câmera recomendo que leia o manual, pois cada câmera tem um modo diferente de configurar.
Separei algumas fotos de Light Painting que fiz para este Artigo, são bem simples mesmo, só para mostrar como funciona esta técnica.
Para estas fotos eu usei a seguinte configuração: Abertura f5 / Iso 800 / VELOCIDADE: 20’’ (segundos)
+ Agora que você já sabe como usar essa técnica, use a criatividade e faça fotos incríveis!
Tag:Light Painting