Irina Popova e a menina Asfina, filha de viciados
Ensaio de Popova testemunha um relacionamento conturbado entre viciados em drogas e uma filha em meio ao furacão
via HypenessNão é a primeira vez que divulgamos um ensaio testemunhando negatividade sobre crianças (vejam as fotos de Muhammed Muheisen), mas este é indubitavelmente mais cru e forte. É daqueles ensaios que faz voltar a nossas mentes a pergunta: publicar ou não? Sobre este questionamento, temos este artigo aqui. Quanto à crueza das fotos, recomendo que respirem fundo e não esperem imagens exatamente suaves.
A história por trás do ensaio foi publicada pelo site Hypeness e é a seguinte:
Tudo começou em 2008, quando a fotógrafa russa Irina Popova foi desafiada a criar um ensaio sobre sentimentos. Vagueando pelas ruas de São Petersburgo em busca de inspiração, esbarrou em Lilya, visivelmente embriagada, que transportava consigo um carrinho de bebê. Lá dentro ia a filha, Asfina.
A mulher, que Popova viria a saber depois, estava há vários anos dependente das drogas, acabou por convidar a fotógrafa a conhecer o apartamento e o namorado com o qual o partilhava. Pasha, também viciado, é pai de Asfina. Assim nascia o que viria a ser o livro Another Family.
Durante várias semanas, Popova captou de forma crua, mas fiel, a realidade dentro daquelas quatro paredes. O apartamento confuso e barulhento, as festas lotadas, os pais dormindo pelos cantos e sob o efeito das drogas e a pequena Asfina, crescendo no meio do caos.
O ensaio de Popova ganhou uma dimensão maior assim que as fotos se começaram a espalhar pela Internet, com várias pessoas se reunindo para pedir que Asfina fosse retirada aos pais. E lançou outro debate: deve o fotógrafo retratar o que vê de forma intocada, como um mero observador social, ou era obrigação de Popova intervir na realidade que documentava?
Asfina não foi retirada dos pais, mas Lilya, a mãe, não está vivendo com a família. A menina frequenta agora o jardim de infância e está sob a guarda do pai. O livro pode ser encomendado na Amazon.
dica do Elvio Luiz
Tag:drogas, foto, Fotografia, vício, viciado