Inspiração Fotográfica: De onde vem a sua?
Eu vejo muitos fotógrafos “se inspirando” em outros fotógrafos da mesma área. No fim das contas, a sua inspiração fotográfica é mais uma cópia de um outro trabalho – que muitas vezes é uma releitura mais elaborada de outro trabalho. É como um efeito dominó!
A palavra inspiração tem a ver com entusiasmo, energia e ar. Ou seja, é algo interno que podemos transmitir para outros.
Para quem é fotógrafo de casamento, assim como nós somos aqui no Estúdio Lansing, parece que cada vez mais está tudo muito parecido. De um tempo para cá, tenho tentado achar inspiração em outras artes e trazer para a fotografia.
Veja algumas artes onde você pode encontrar inspiração para a sua fotografia!
#1 – Pintores
Acho que a pintura é a forma mais completa de fotografia. Isso acontece porque, diferente da fotografia, a pintura é extremamente pensada e alinhada. Cada mínimo detalhe é longamente analisando e criado a partir do zero, literalmente.
Gosto de implementar esquemas de iluminação que aprendo por observar o trabalho de grande ícones da arte antiga.
Por isso, hoje trago comigo uma das maiores influências os pintores. É interessante você entender as eras da pintura, e conhecer a fundo o trabalho de artistas como Michelangelo, Leonardo DaVinci, Rembrandt, Donatello, Caravaggio, Ticiano e outros.
#2 – Escultores
Uma das maiores aulas de anatomia e estrutura humana. Em termos leigos, para aprender sobre poses e direção, estude sobre escultura.
Outro ponto interessante é pensar em quanto trabalho uma escultura dá, em contrapartida da velocidade em microssegundos que levamos para fazer um clique. Isso nos faz meditar na importância de pensar melhor antes de fotografar, para assim levar uma mensagem significativa!
Alguns ícones para você estudar: Lorenzo Ghiberti, Auguste Rodin, Vik Muniz, Fernando Botero.
#3 – Fotógrafos de Outras Áreas
Uma excelente maneira de melhorar sua fotografia é por estudar a fundo trabalho de fotógrafos em áreas totalmente diferente da sua de atuação.
Por exemplo, acompanhe trabalho de fotojornalismo, fotografia de rua, moda, still e macrofotografia! Com certeza você terá muito a aprender.
Lógico que você pode também se inspirar com fotógrafos da mesma área que a sua, mas porque não aprender com quem tem um estilo totalmente diferente do seu? Talvez fotógrafos árabes ou orientais!
#4 – Desenhos Animados
Filmes em geral são uma excelente fonte de inspiração para fotógrafos. Podemos aprender muito sobre as cores, composição, ângulos e continuidade num longa-metragem.
Mas, em especial os desenhos animados, são muito mais pensados e elaborados, e literalmente não existem limites na criação de um desenho animado. Qualquer coisa é possível.
Por isso é possível aprender tanto com filmes e séries em formatos de cartoon.
Continue se inspirando e crie imagens fantásticas, amigo fotógrafo!