Iluminação básica de retrato
Profissionalmente os fotógrafos precisam de adiantar a preparação de uma sessão fotográfica, com especial atenção se ela for feita em estúdio, porque neste caso irá precisar de iluminação.
Isto vai tornar as coisas menos divertidas e menos simples do que a fotografia casual de exterior, mas vai ser possível inventar e garantir um tipo de imagem interessante.
A iluminação é o elemento chave do retrato, e se estamos a construir do nada, iremos descobrir que uma iluminação com uma luz suave irá servir para a maior parte das caras, ao contrário de uma luz dura.
Um dos tipos de iluminação mais básicos na fotografia e de maior confiança, inclui uma luz principal, difundida por uma sombrinha ou softbox, a 45º graus do modelo, uma segunda luz mais fraca ou reflector para preencher as sombras, uma terceira mais afastada e direccionada , pode iluminar o cabelo ou o outro lado da cara.
A luz principal será responsável pela moldagem básica, enquanto que o resto das luzes vão reduzir o contraste e suavizar as sombras. Para ajudar a iluminar a sombra por baixo do queixo, que normalmente é mais escura, podemos pedir ao modelo, caso não tenhamos um assistente ou suporte, para segurar um reflector, que poderá ser branco ou prateado ou outra cor, dependendo da tonalidade pretendida. Existem obviamente tantas maneiras de iluminar rostos como fotógrafos e vale sempre a pena experimentar estilos diferentes.
Todas as sugestões de luz aqui referidas, bem como os reflectores, poderão e devem ser alteradas conforme necessário. A solução irá depender do resultado desejado – Uma fotografia de beleza suave ou um retrato vigoroso. Mas alguns princípios têm de ser observados, a luz pode também ser usada para realçar as melhores características da cara e disfarçar as menos boas. Estas decisões têm de ser tomadas mediante as circunstancias, e teremos que ir alterando a iluminação ao longo da sessão.
1 – Cabelo
O cabelo fica com melhor aspecto quando parcialmente iluminado por trás, dando algum brilho.
2 – Testa
A menos que tenha a sombra do cabelo, a inclinação da testa pode reflectir uma iluminação forte e parecer e parecer demasiado exposta. Aqui a luz difundida poderá reduzir este problema.
3 – Olhos
Normalmente precisam de um bom preenchimento de sombra para evitar que fiquem muito escuros.
4 – Nariz
Não há problemas especiais na iluminação do nariz, embora possa ser necessário evitar que pareça demasiado proeminente. Uma luz forte cruzada irá produzir uma sombra e acentuar o nariz. Uma iluminação menos óbvia será mais eficaz.
5 – Maçãs do rosto
Factor importante nos retratos. As maçãs do rosto fortes e altas são particularmente fotogénicas.
6 – Boca
A boca não causa geralmente problemas de iluminação. Devemos ter algum cuidado com batons mais escuros, em imagens P&B e também a cores, poderão parecer, mais proeminentes.
7 – Queixo
Com iluminação por cima, vantajosa em alguns casos pode criar uma grande sombra, será boa ideia colocar por baixo do queixo um reflector.
8 – Orelhas
Se o modelo tem as orelhas grandes, apenas uma alteração da pose pode ajudar. Uma pose a três-quartos é melhor do que de frente.
A iluminação é um elemento fundamental na fotografia, espero que tenha gostado. Aguardo pela sua opinião nos comentários!
J.Grilo fotografia
http://www.jgrilofotografia.com
http://olhares.aeiou.pt/jgrilofotografia
http://jgrilofotografia.blogspot.com/