As 100+ da Time: O cavalo em movimento
Se você já disparou continuamente sua câmera talvez não imagine como isso não era fácil na época de Muybridge
Quando um cavalo trota ou galopa, em algum momento ele fica completamente no ar?
Essa foi a questão que o fotógrafo Eadweard Muybridge saiu em busca da resposta em 1878. Leland Stanford, magnata das estradas de ferro e ex-governador da Califórnia, estava convencido de que sim e contratou Muybridge para fornecer a prova. Muybridge desenvolveu uma maneira de tirar fotos com uma exposição que durasse uma fração de segundo e, com repórteres e testemunhas, arranjou 12 câmeras ao longo de um trilho numa propriedade de Stanford.
À medida que o cavalo prosseguia ele tropeçava em fios conectados às câmeras, que tiraram 12 fotos em rápida sucessão. Muybridge desenvolveu as imagens no local, e, nos quadros, revelou que um cavalo fica completamente acima do solo, com seus cascos dobrados por um breve momento ao longo de largas passadas. A revelação, imperceptível a olho nu, mas aparente através da fotografia, marcou um novo propósito para o meio. Era possível capturar a verdade através da tecnologia.
A técnica stop-motion de Muybridge era uma versão prévia de animação que ajudou a pavimentar a indústria das imagens em movimento, nascida apenas uma década depois.
Veja mais fotos de pessoas e animais em movimento tiradas por Eadweard Muybridge: