HDR – Porque utilizar esta técnica?
Criticada por alguns e utilizada por muitos profissionais, uma das técnicas que está em alta no momento é o HDR.
O que significa HDR?
A sigla HDR tem origem no inglês High Dynamic Range e traduz-se para Grande Alcance Dinâmico. Basicamente define-se como uma imagem composta por várias fotos com diferentes graus de exposição. O software que gera a imagem HDR busca os detalhes de cada exposição e apresenta um resultado final com maior nitidez.
Porque fotografar com a técnica HDR?
A técnica HDR pode ser utilizada para ressaltar os detalhes em ambientes com diferente luminosidade e sombras marcantes, uniformizar a luz, ou até mesmo criar imagens surreais que mais se parecem com desenhos.
O que é preciso para criar uma foto HDR?
É necessário mais de uma foto do mesmo quadro com diferentes exposições. Elas podem ser obtidas por uma câmera com modo manual M ou controle de exposição Av e com modo AEB (Automatic Exposure Bracketing). As câmeras disponíveis no mercado tem como padrão permitir a escolha de diferentes exposições para a geração de 3 fotos. Outra forma de obter as imagens é definir manualmente na câmera a exposição de cada quadro antes de clicar.
Recomenda-se ISO baixo, não utilizar flash e contar com o auxílio de um tripé. Assim pode-se obter melhores resultados, evitando ruído e alterações no enquadramento.
Qual o formato ideal da foto para criar o HDR?
O ideal é que se use o formato não processado da foto, conhecido como RAW. Ao utilizar uma foto em JPG poderão surgir aberrações cromáticas ou ruídos no resultado final.
Possuo apenas uma foto. Posso criar um HDR com ela?
Com uma foto no formato RAW e um software de edição de imagens é possível replicar a imagem com diferentes exposições e então prosseguir com a geração do HDR. Para maior ganho de qualidade indica-se que as réplicas sejam geradas em formato DNG (Digital Negative). Ao criar um HDR a partir de uma única imagem evita-se que apareçam fantasmas na foto criados pelo movimento de objetos e pessoas entre uma foto e outra.
Como criar a imagem HDR?
Existem no mercado softwares específicos para a criação de HDR. Um exemplo deles é o Photomatix, que possibilita a fusão das imagens com diferentes exposições, permitindo a edição do resultado em qualquer software de edição de imagens. Outra opção é utilizar o Adobe Photoshop, que é capaz de realizar todas as etapas do processo.
HDR na prática
A seguir é possível ver o ganho de detalhamento comparando o resultado final com as demais exposições: