A gravidez de Beyoncé e a polêmica generalizada
A questão é decorrente sobre a famosa e atual foto da Beyoncé grávida junto com as flores, tule na cabeça e fundo azul que simula um céu. Inicio abrindo questões, decorrente de comentários que vejo nas redes sociais e sites. Já digo que uma delas não é se a foto ficou boa ou ruim, vai muito além disso. Rir dos memes criados, do humor agradável, é algo bom e saudável, o que chama atenção é profissionais da fotografia que se dizem donos da verdade em crucificar quem fez tal foto, ou seja, gerar polêmica.
Vamos a alguns dados:
- Esta é a foto mais curtida do Instagram até o momento. Conta com mais de 8 milhões de curtidas e quase 400 mil comentários.
- Celebra a segunda gravidez da cantora, que espera gêmeos.
- Quem fotografou este momento de gestação foi Awol Erizku, que é artista etíope e usa também a fotografia como meio de expressão.
Abro algumas questões:
Qual a chance de um fotógrafo(a) fazer o ensaio da Beyoncé?
– Uma em um milhão.
Qual a chance de fotógrafos errarem e fazer fotos não tão agradáveis ou até ruins?
– Enorme, pois isso é algo relativo, somos humanos, o erro é crucial em nossas vidas, algo que acontece e serve para crescimento, aquele que inova tem grande chance de errar assim como tem muito mais chances de acertar.
– A foto de Beyoncé ficou ruim ou foi um estilo utilizado pelo fotógrafo e sua potencialidade de inovar?
– Ao criticar apenas esta foto, já pensou em pesquisar e ver outras fotos que fazem parte do ensaio, ou seja, o conjunto da obra? Para isto seguem elas aqui no artigo.
Algo que chama a atenção é o fato de modismos na fotografia comercial, e ao mesmo tempo vários profissionais que estão criticando a foto da cantora, a maioria faz fotos como se fosse uma fábrica de produção, sem originalidade e muito menos uma marca pessoal.
Sobre fotografias de gestante, existe uma infinidade de produção um tanto estranhas:
Saias de tule, coroas e balanços de flor, vestidos e panos desagradáveis, bichinhos de pelúcia, letras em MDF com o nome do bebê, ou frase me inglês (o famoso “Love”), uma desarmonia de cores e tons de roupas, a gestante toda “produzida” e o marido ao lado com roupa “comum”, escrita e desenhos na barriga de batom. Na pós-produção trabalham com luzes direcionadas e marrons avermelhadas, cor seletiva, além de colocar asas de fada ou anjo. Infantilizam algo que não merece ser infantilizado, além de redimir. É difícil encontrar bom material fotográfico que retrata a gestação.
A gravidez vai muito além de tudo isso que disse, essa romantização é uma chatice generalizada, gerar um ser trás consigo espinhos grandiosos, não é novidade dizer que toda e qualquer gestação é difícil. A fotografia, sim deve trazer e preservar a felicidade, pois este estado de sentimento é algo que se evapora facilmente, vivemos grande parte em tristeza, a felicidade vem e volta rapidinho, aí entra a importância de se capturar uma imagem.
Com tudo isso fica difícil criar fotos que remetem mais a simplicidade e identidade da gestante, a maioria das clientes buscam fotos assim clichês, pois são movidas pela massa, e seguem modismos. Os apetrechos camuflam algo que a gestante poderia apresentar, sua simplicidade, toda a beleza em ser gestante. Existe também o jogo de interesse e venda de outros profissionais principalmente artesãos, de apetrechos para fotógrafos, como se fosse uma obrigação comprar tais objetos e usar, mas não é!
Retornando ao caso da foto da Beyoncé lembra a uma inveja não velada dos profissionais da fotografia, algo que soa como se quisesse estar no lugar do profissional que “errou”, em ter a foto repetida diversas vezes no mundo digital e visualizada milhares vezes, e também ganhar bem por isso. Por outro lado existem comentários favoráveis a foto realizada, como identificando uma foto conceitual e entre outros fatores. Com tudo isso toda essa popularidade só vem a aumentar.
É evidente o moralismo em todas as esferas digitais, todo mundo é entendedor ou especialista em alo. Seria bom analisar de uma forma mais técnica, e se gostar ou não é uma opinião de cada um. Somos profissionais da imagem, é algo vazio analisar questões superficialmente, principalmente fotografias.
Para ver mais fotos basta entrar no site da cantora: http://www.beyonce.com/
Fonte das imagens publicadas no artigo: http://fotos.estadao.com.br/