Fotojornalismo
Quem nunca pensou em cobrir um evento importante, corridas de automóveis, fatos marcantes e interessantes e ver a sua foto estampada num jornal ou em uma revista? Devo confessar, o prazer é imenso. Mas para quem pensa que é chegar, clicar, e vender a foto, é muito importante saber que mesmo para fotojornalismo há algumas regras básicas a seguir e o resto é a criatividade do fotógrafo.
Saber essas regras é a mesma coisa que “contar uma história” em uma única imagem, seja uma passeata na rua onde o fotógrafo somente da ênfase as pessoas na rua, ou uma imagem onde há essas mesmas pessoas, uma placa ou alguma coisa que identifique a rua e uma placa que algum manifestante esteja segurando (seja greve ou comemoração), já completa a imagem. Dizem que tem que se ter três elementos na fotografia de fotojornalismo, e esses elementos contarão a história do motivo fotografado.
Certa vez fui convidado a cobrir um evento de automobilismo (stock car) e logo saí fotografando tudo que via pela frente, mas acabei me esquecendo da regra de três elementos na mesma foto (vide foto abaixo)
Ok, são pneus de corrida, mas, que carros de corrida eu estava fotografando, onde eu estava? Na pista, boxes, de qual equipe eram os pneus? E ao ver a prévia da foto na câmera mesmo, lembrei dessa regra e tentei fazer outra foto com o mesmo motivo (vide abaixo).
Por aí percebe-se que os pneus são do carro da foto (o stock car), que estava sendo recolhido para os boxes e que ainda eram treinos, pois a arquibancada estava vazia.
Procure se lembrar das regras e componha a sua imagem, é com isso que se compõe a imagem e se conta uma história. Fotografe muito.
Boas fotos