Ah! Isso, o fotógrafo conserta no Photoshop…
A fotografia de gastronomia me dá muitos prazeres: pensar antes, montar a tralha toda de luz, observar todos os detalhes ao redor, compor a cena, conversar com o chef, propor algumas montagens, fazer testes e finalmente, fotografar. As horas passam sem se perceber. E ainda, tem mais: poder eventualmente dar uma “provinha” no assunto fotografado.
Mas nem tudo é este sonho que reúne boa gastronomia com cores, texturas e sabores. Existem situações que fogem ao controle do fotógrafo e para os clientes menos esclarecidos podem ficar chateados…
Fato real. Estava no meio de uma produção bem grande aonde os pratos iam entrando no set num ritmo muito grande, e no meio da correria uma ajudante percebeu que o prato que eu acabara de fotografar estava errado. Bem, 15 disparos de ângulos diferentes e, estava errado. Silencio total, 5 pessoas em volta da mesa olhando um prato que ia esfriando, lindo e errado. O molho de mostarda sobre o filé deveria ser uma redução de vinho com cebolas e cogumelos… Lá de dentro da cozinha, ouve-se a voz do chef: “tira este molho, dá uma limpada no filé, coloca o molho certo. Qualquer coisa o Walcyr conserta no Photoshop…”
Olha, quando ouvirem essa frase, ou corram, ou chorem, ou tentem tirar esta ideia do cliente na hora. Qualquer sujeirinha, marca de dedos, elementos desalinhados, produtos com poeira, qualquer detalhe devem ser consertados na hora da foto. É muito mais rápido ajustar o foto no cenário, no real, do que passar horas recortando e ajustando elementos no Photoshop. Você foi contratado para fotografar o mais próximo do real e entregar as fotos com o máximo de qualidade e não para perder horas editorando imagens, que é uma grande diferença. Ajustar fotos é uma coisa necessária, agora ficar horas e horas recortando e montando fotos, é um trabalho que deve ser cobrado separadamente.
Expliquem para seu cliente que o real é sempre mais barato que o virtual feito no computador. Saiba que o cliente não tem culpa pelo desconhecimento, ele só repete o que muitas vezes todos falam erradamente, inclusive muitos fotógrafos, infelizmente.
Tag:photoshop