Fotografias com a textura do desfoque são muito úteis para o marketing
Para muitos fotógrafos a ideia de uma fotografia desfocada é inconcebível, é um erro que não tem a menor chance de uso e por isso, muitas vezes, é apagada imediatamente. Contudo, fotografias com a textura do desfoque são muito úteis para o marketing, onde viram fundos para peças publicitárias e por isso tem alto potencial de venda no Adobe Stock.
Se você ainda não participa, entre no contributor.stock.adobe.com e cadastre-se.
Neste artigo, mostrei que a primeira fotografia vendida pelo Mateus André, um fotógrafo que está se especializando em vender fotografias online, é justamente, uma fotografia totalmente desfocada feita de luzes de natal.
Recebi alguns comentários surpresos de leitores que ficaram curiosos sobre como fazer boas fotografias totalmente desfocadas. Esse exemplo, do Mateus André, não foi sem querer. Então, não basta sair clicando tudo desfocado, é preciso estudar a cena, a configuração e escolher bem a cena. Os melhores assuntos para esse tipo de fotografia são os que possuem pontos brilhantes ou coloridos distintos, por isso combina tanto com luzes de natal. Mas vou te apresentar outras ideias de temas a serem explorados assim.
As luzes da cidade a noite também são ótimas para criar padrões desfocados. Neste exemplo, além das luzes na ponte Hercílio Luz de Florianópolis, também capturei desfocados os fogos de artifício.
O brilho sobre as folhas e as entradas de luz que as atravessam também rendem ótimas texturas. Isso fica ainda mais interessante quando as folhas têm cores diferentes, como acontece no outono.
Grupos de flores, também ficam lindas desfocadas, essa massa de bolinhas rosas é uma cerejeira florescida.
Mas algumas coisas menos óbvias também podem ser muito interessantes, nestes casos, recomendo que o nível de desfoque seja controlado para dar alguma ideia do que se trata a cena. Por exemplo, está é a fotografia de uma escada rolante vista de cima.
E também há a possibilidade de trabalhar com apenas uma mínima faixa em foco.
Para fazer as fotos totalmente desfocadas você precisa apenas de uma câmera que te deixe controlar o foco. Pode parecer incrível, mas até mesmo alguns celulares podem fazer isso: acione o modo manual de foco, aponte a câmera para a cena e movimente a posição do foco até encontrar a textura desejada. É mais fácil quando a cena está distante e você usa o foco próximo, mas o contrário também pode funcionar.
Deixe a abertura no máximo, assim você terá a menor profundidade de campo e as bolinhas ficarão arredondadas. As bolinhas não têm um nome específico padronizado, eu gosto de chamar de discos de desfoque ou pontos luminosos desfocados. Contudo, o termo para o seu conjunto, ou seja, a textura formada pelos discos de desfoque é “bokeh”, este termo é derivado da palavra que, em japonês, significa algo como desfocado.
Ter uma fotografia quase totalmente desfocada, com apenas uma pequena parte em foco, pode ser um pouco mais desafiador. Para uma gradação suave e contínua, como a desta desde exemplo do brilho do sol na água, é preciso uma lente com profundidade de campo muito rasa. Somente câmeras com sensor maior e uma lente com grande abertura, farão isso com facilidade.
De toda forma, isso abre uma nova gama de possibilidades que não dá muito trabalho para fazer, nem requer equipamentos específicos, basta imaginação. Gostou e quer tentar? comece por se inscrever no contributor.stock.adobe.com, faça suas fotos e envie hoje mesmo.
Esta publicação é uma parceria com Adobe Stock.