FOTOGRAFIA PET. Dicas para Produzir e Vender
Você sabia que o Brasil tem o segundo maior mercado Pet do mundo? Isso gera um faturamento de cerca de 19 bilhões de reais, mesmo com esse tempo de crise. Mercado demanda publicidade e publicidade demanda fotografia – já pensou em fazer fotografia pet para vender online no Adobe Stock?
Antes de continuar nesse assunto, quero te convidar a ler os demais artigos sobre o banco de imagem Adobe Stock e se inscrever no contributor.stock.adobe.com.
Imagine só a quantidade de petshops que existem e que todas, potencialmente, demandam de fotografias de animais para ilustrar seus serviços: na fachada da loja, em banners, quadros, flyers, cartões, etc. Essas fotos podem ser as suas, compradas a partir do seu portfólio no Adobe Stock, por isso, vou te dar algumas dicas para que você comece a produzir fotografia pet com potencial de venda. Eu não faço fotografia pet, mas trabalhei ativamente com uma aluna que é uma expoente na área, a Sabrina Nas – você pode ver o trabalho dela no site sabrinanas.com. Todas as fotografias a seguir foram feitas pela Sabrina que, as cedeu gentilmente para ilustrar esse artigo.
A Sabrina tornou-se especialista em fotografia pet no estilo Life Style e isso agrega muito valor ao seu trabalho. É claro que fotografia pet em estúdio são muito usadas na publicidade para ilustrar embalagens de produtos, por exemplo. Mas isso normalmente é feito com fotógrafos contratados para fotografar um pet específico, que se torna a cara daquela marca. Para essa demanda, fotos de banco de imagem raramente são usadas. No entanto, fotografias Life Style, onde o cenário faz parte da composição da fotografia têm um potencial enorme de venda.
Se você nunca fez esse tipo de fotografia, recomendo começar a treinar com seus próprios Pets ou, no caso de você não ter nenhum, comece com os amigos. Facilita muito se você leva jeito com animais, mas esse não é um pré-requisito fundamental. Contudo, essa é uma área com particularidades, saber lidar com os animais já é meio caminho andando. Se você tem seus próprios Pets, provavelmente já faz Snapshots deles, é só tornar isso mais profissional.
Por exemplo, você deve tentar fotografá-los com fundos mais neutros e despoluídos. O cenário e outros elementos são importantes, mas eles não podem tirar a atenção e a harmonia da fotografia. Escolher bem o fundo e/ou conseguir desfocá-lo é uma boa pedida.
O cenário pode ajudar a contar uma história. Nesta foto, por exemplo, o gato surge de trás da parede olhando como se estivesse observando seu dono preparar-lhe a comida. E esse espaço vazio pode ser útil na criação da peça publicitária, ali pode ser escrito algo ou acrescentada uma imagem gráfica.
Procure capturar as expressões e movimentos dos animais, com isso você terá imagens únicas que se destacarão das demais.
Muitos animais têm o nome na coleira, para venda no Adobe Stock, isso não deve aparece. O mesmo vale para qualquer marca de um brinquedo ou embalagem de comida, por exemplo.
Se você vai começar com pets de terceiros, tente treinar primeiro com algum conhecido. Os animais podem ser ariscos num primeiro contato, principalmente os gatos. Informe ao tutor sua intenção de vender as fotografias online e providencie um contrato de autorização de uso de imagem, assim como faria com uma pessoa. Comece fotografando no ambiente do animal, ele estará mais calmo ali e você terá menos trabalho. A presença do tutor é indispensável, o animal ficará mais tranquilo e evitará riscos, lembre-se que animais podem ser imprevisíveis.
Esta publicação é uma parceria com Adobe Stock.