Fotografia para iniciantes
Meu primeiro artigo aqui no Fotografia-DG e gostaria de falar sobre Fotografia para iniciantes.
Se você gosta de fotografia, quer iniciar na área e gostaria de fazer suas fotos terem mais qualidade, sem entrar em detalhes técnicos por enquanto, siga algumas destas dicas que poderão lhe ajudar!
Eliminando qualquer tabu, não é preciso ter um equipamento de ponta para conseguir boas imagens. Tudo o que você precisa é saber como extrair o melhor do equipamento que tem. Eu, por exemplo, tive uma Sony W35 por muito tempo e obtive resultados excelentes com ela (proteção, a ponte e stars).
Então, aqui vão algumas dicas para começar:
– Nunca use o zoom digital. Diferente do óptico que tem melhor alcance e amplia a imagem antes de ser captada, o zoom digital é feito após a captação da imagem o que faz perder qualidades e detalhes.
– Balanço de Branco (WB – White Balance): especialmente quando você estiver tirando fotos em ambientes internos, tente ajustar você mesmo o WB em sua câmera, Também conhecido como ‘bater o branco’, é o processo de remoção de cores não reais, levando em consideração a temperatura de cor e fonte de luz de cada foto.
Em câmeras amadoras a apresentação mais comum do ajuste é um botão ou item do menu que alterna do automático para alguns modos pré-definidos: luz incandescente, luz fluorescente, sol, dia nublado e coisas do tipo.
– Inicialmente, não use o flash de sua câmera, a não ser em casos que você precise fotografar em condições de pouca luz e não consiga fotos nítidas sem o auxílio do mesmo. Com a prática, você encontrará certas situações em que o uso do flash poderá corrigir algumas falhas.
Como começar?
A primeira coisa que você pode se perguntar é: o que eu quero fotografar?
Se encontrar algo que lhe agrade, ache interessante ou bonito, pergunte-se: o que isso tem para que eu o veja dessa maneira? Procure um diferencial, um olhar pode mudar a composição inteira da fotografia.
Por exemplo, caso o assunto em questão seja uma paisagem, observe tudo que está em volta: alguma árvore, um lago, ou as montanhas no horizonte?
É importante identificar os elementos-chave que você deseja capturar. Agora, tente preencher sua foto com esses elementos, eliminando todos os desnecessários (que podem distrair o observador do assunto principal).
Vamos supor que você esteja fotografando uma pessoa. Tenha certeza que você está perto o bastante para vê-la claramente, e preste atenção ao fundo… Você realmente quer que aquela cadeira apareça? Se você mudar de posição ou de ângulo, talvez consiga deixar de fora esses objetos indesejáveis.
Fonte de Luz
Tenha em mente que, a menos que você queira fotografar uma silhueta, terá quase sempre os melhores resultados se a fonte de luz estiver posicionada atrás de você (fotógrafo).
Outro aspecto a levar em conta são as sombras. É comum formar sombras no rosto dependendo da posição do modelo e da luz, se isso ocorrer procure posicionar a pessoa de uma forma diferente.
Foco
Em câmeras amadoras encontramos, normalmente, dois tipos de ajuste focais: o automático e o macro.
Para ter certeza que seu assunto principal está sempre bem focalizado, na maioria das câmeras, basta pressionar o botão disparador até a metade e esperar até a câmera ajustar o foco. Com o macro acontece da mesma forma, a única diferença é que você só o utilizará para registrar detalhes mais próximos à lente.
Feito isso, pressione o botão até o final para registrar a foto.
Espero ter ajudado com essas dicas, boas fotos!