
Fotografia molhada, fotografia abençoada!
“Por vezes parece que o mundo te foge e que o tempo passa demasiado rápido”. É este o sentimento com que Tiago Ribeiro fica quando falamos desta fotografia. Intitulou-a de “Spinning” e acabou por ser das suas favoritas do Projecto 52, para o qual tirou uma fotografia por semana ao mesmo modelo, o seu amigo Rui Silva.
Esta fotografia foi tirada no Norte do país, em Braga (Portugal), onde Tiago fez a grande maioria das captações para o dito Projecto 52. “A ideia surgiu-me de uma forma bastante espontânea. Quis transmitir a mensagem de que nem sempre conseguimos controlar tudo. Às vezes é melhor deixar acontecer”, explica o engenheiro de software de 26 anos, que só em 2008 comprou a sua primeira máquina, uma Canon 400D.
Para esta foto, muniu-se de uma Canon 5D Mark II, com uma objectiva Canon 50mm 1.4f e não quis tripé, recorrendo apenas à luz natural e usando a abertura máxima “para obter uma profundidade de campo mais reduzida, aumentando assim o impacto visual”. Mas nem tudo correu como esperado no momento da captação: o modelo acabou por ficar “em pior estado do que a máquina”, pois quando chegaram ao local a chuva atacou sem piedade, e só lhes permitiu fazer três ou quatro fotografias. “Tive sorte porque uma delas coincidiu com a passagem do carro cujas luzes se vêem ao fundo dando-lhe um efeito especial”, confessou Tiago, deixando também escapar que a chuva “acabou por dar uma expressão ainda maior à fotografia” e que esta é uma das suas preferidas de todas as que tirou ao longo de um ano para este projecto. A fotografia foi capturada em formato RAW, o que permite uma maior gama de cores. Posteriormente foram feitos alguns ajustes a nível de contraste, cores e brilho. Os cantos foram escurecidos e a claridade na cara aumentada, de maneira a centrar as atenções no sujeito e a dar-lhe um maior nível de detalhe.
Acima de tudo, Tiago gosta de captar as pessoas e as expressões únicas que cada um consegue criar. Apesar disto, encontramos nas suas galerias fotografias muito diversificadas e diferentes entre si, que na sua grande maioria nos provocam um “uau” espontâneo, e nos deixam de boca aberta. “Como fotógrafo, tento tornar visíveis coisas que não o são. Só assim consigo acrescentar valor a momentos que podem parecer banais.”
Quanto às suas inspirações deixa-nos algumas (http://www.flickr.com/photos/fixe/favorites/) que nos podem ajudar a perceber de onde vem tanta criatividade, e qual o segredo para fotografias com tanto impacto, às quais nos colamos de imediato, sem termos tempo de perceber porquê.
Outros trabalhos de Tiago Ribeiro
Conheça mais trabalhos de Tiago Ribeiro na sua galeria do flickr: http://www.flickr.com/photos/fixe/
Tag:Foto Arte, Tiago Ribeiro