Fotografia Infantil: O bê-a-bá – Parte II
Olá amigos.
Na postagem anterior “Fotografia Infantil: O bê-a-bá – Parte I“, falamos um pouco sobre as configurações que podemos fazer em nossa câmera, para melhorar o desempenho na hora de fotografar crianças.
Agora falaremos sobre o clique propriamente dito, melhorando composição e enquadramento das imagens.
O clique
Se vocês lembram bem da nossa primeira postagem sobre o bê-a-bá, devem lembrar que estamos tomando como base o texto do fotógrado Darren Rowse.
A primeira dica que ele dá sobre fotografar crianças, é algo que venho afirmando há bastante tempo: estar confortável. Isso não significa somente o fotógrafo estar de bem com a vida. Significa controle da situação, conhecer bem o equipamento e principalmente, ter habilidade para deixar a criança à vontade. Quanto mais relaxados eles estiverem, melhor.
Locação: Onde você vai fotografar depende muito da situação. O ideal é já planejar alguns diferentes lugares antes de sair para o clique. Se puder ter um ambiente externo e um interno é ainda melhor. Sempre atentando para a luz, as cores e os fundos (preferência simples). E é legal também pensar em lugares divertidos para as crianças, como parques, praias e zoológicos.
Fotografia de A.A.A.
Poses: Sempre que possível, procuro evitar as poses forçadas que as crianças (principalmente as mais velhas) costumam fazer. Muitas vezes a situação interessante está entre uma pose e outra, enquanto elas estão pensando em qual será a próxima maluquice que irão inventar.
Fotografia de will vastine
Olho no olho: Essa dica é de praxe, mas muita gente acaba esquecendo. Descer ao nível dos olhos das crianças, além de contribuir ricamente com o enquadramento, é algo que aumenta a sensação de confiança da criança. É como se você, fotógrafo, fosse “um deles”. Você estará deixando de ver as coisas da perspectiva de um adulto e passará a encarar tudo do ponto de visita deles. Vale a pena experimentar.
Fotografia de Ridge Meadows Phtography
Perspectivas Diferentes: Agora que já conhecemos a ‘regrinha’ do olho no olho é que podemos quebrá-la. Procurar ângulos e perspectivas diferenciadas podem trazer grandes resultados.
Fotografia de Tracie Taylor
Chegue mais perto: Uma objetiva zoom pode ajudar muito nesse processo. Chegue perto, focalize o rosto, tente capturar sua personalidade. Os papais e mamãe querem ter aquela lembrança do rostinho da criança.
Fotografia de andrey kozachenko
Foco nos olhos: O espectador é sempre atraído pelos olhos do fotografado. Atente para o foco no olhar.
Fotografia de Finstr
Fundos: Às vezes quando estamos fotografando crianças, nos distraímos com o quando elas são incrívelmente bonitinhas e esquecemos de olhar além delas. Atentar para o fundo da imagem pode fazer toda a diferença entre um retrato lindo e harmônico e um nada chamativo e atraente. Procure fundos simples, que destaquem o máximo da criança. Fundos confusos desviam a atenção do objeto principal.
Fotografia de MariaJC
Pequenos detalhes, grandes imagens: Em algumas sessões fotográficas, há muitos detalhezinhos que podem falar muito mais sobre a personalidade da criança do que simplesmente a fotografia de seu rosto. É legal fazer alguns cliques extras, dos brinquedos que elas levaram para a sessão, dos sapatinhos… Quando colocadas num album, junto ao restante das fotos, cria um resultado final muito bacana.
Fotografia de Eduarda Albuquerque
Foto em Grupo: Se fotografar uma criança já é divertido, por que não várias? Em grupo elas costumam ser ainda mais engenhosas e voce conseguirá vários cliques bons e espontâneos em poucos minutos.
Fotografia de crewandco
Diversão: Palavra-chave da sessão de fotografia infantil. Procure tornar tudo o mais divertido e gostoso possível. As crianças mal notarão que estão sendo fotografadas e voce fará diversos cliques sem maiores problemas, deixando tudo por conta da naturalidade dessas pequenas criaturinhas.
Fotografia de José Maria Anta Alvez
Bom pessoal, essas são algumas das dicas para melhorar seus cliques da criançada. O que vocês acrescentariam? Quais os truques de vocês? Quero saber!
[divider]
Sem sombra de dúvida que você vai gostar deste artigo: 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil